PÁGINA BLOG
Featured Image

Eucatex é reconhecida no World Finance Sustainability Awards 2025 como referência em práticas sustentáveis

Premiação destaca companhias ao redor do mundo que demonstram excelência ambiental, social e de governança corporativa

A Eucatex, uma das maiores fabricantes de painéis de MDF, MDP, pisos laminados e tintas do Brasil, e maior produtor mundial de chapas de fibra de madeira, foi reconhecida pela revista inglesa World Finance como uma das empresas líderes em sustentabilidade industrial na edição 2025 do World Finance Sustainability Awards. A premiação destaca, em diferentes categorias, companhias ao redor do mundo que demonstram excelência ambiental, social e de governança (ESG), reforçando o compromisso com práticas responsáveis e de longo prazo.

A seleção da Eucatex, na categoria Indústria Madeireira (Wood Industry), considera a trajetória de mais de 70 anos da companhia alinhada a princípios de economia circular, uso de matérias-primas renováveis — com destaque para os investimentos contínuos em reflorestamento próprio — e a busca por inovação com menor impacto ambiental em toda a cadeia produtiva. A empresa também se diferencia por manter um modelo integrado de produção e logística que prioriza eficiência energética, uso racional da água e redução de resíduos.

O Programa de Reciclagem Eucatex utiliza resíduos de madeira na geração de energia, evitando que toneladas de resíduos sejam despejadas em aterros sanitários, preservando 1 milhão de árvores por ano em suas áreas de reflorestamento e economizando 15 milhões de litros de água. Além disso, 50% da energia elétrica consumida pelas fábricas da Eucatex provêm da usina solar Castilho, a maior do estado de São Paulo, em parceria com a Comerc Energia.

“Receber esse reconhecimento internacional nos enche de orgulho e reforça que estamos no caminho certo. A sustentabilidade é um princípio da Eucatex desde a sua fundação, e seguimos empenhados em gerar valor com responsabilidade ambiental e social, contribuindo com as transformações que a indústria precisa liderar”, afirma José Antonio Goulart de Carvalho, vice-presidente executivo e de relação com investidores da Eucatex.

World Finance é uma publicação britânica de prestígio internacional voltada à cobertura de negócios e finanças, que realiza anualmente a premiação com base em critérios técnicos, entrevistas e avaliação de especialistas em ESG de diferentes setores. A lista completa dos premiados pode ser acessada nesta página.

Sobre a Eucatex

Empresa genuinamente brasileira, com 73 anos de história e quase 3 mil funcionários, a Eucatex está presente em mais de 40 países, por meio de seus produtos. São seis fábricas, instaladas nos municípios de Salto e Botucatu (SP) e uma delas em Cabo de Santo Agostinho (PE). São mais de 100 famílias de produtos, distribuídas pelos segmentos da Construção Civil, Indústria Moveleira e Revenda Madeireira.

Em sete décadas, a companhia se firmou como uma das únicas no mercado com um portfólio completo de soluções, que inclui painéis MDF e MDP, pisos laminados, pisos Vinílicos/LVT, rodapés, portas, ripados, divisórias, tintas imobiliárias e chapas de fibras de madeira (da qual é a maior fabricante do Brasil e do mundo).

Seus produtos de base madeira (grande parte do portfólio) tem o eucalipto como matéria-prima, proveniente de florestas cultivadas e certificadas. Marcada pelo pioneirismo e habilidade de se adaptar às exigências dos novos tempos, a Eucatex instalou, em 2004, a primeira Linha de Reciclagem de Madeira em escala industrial, até hoje considerada a maior da América Latina. Em 2023, o Grupo assinou um contrato de compra de energia elétrica de longo prazo com o Grupo Comerc Energia, que permite utilizar energia solar para cerca de 50% da demanda da Eucatex, demonstrando o compromisso da Eucatex com a redução de suas emissões e a transição para uma economia mais sustentável.

Ano após ano a Eucatex reforça a sua missão de oferecer produtos práticos e eficientes para o bem-estar das pessoas, com respeito ao meio ambiente e à sociedade.

Informações: Sucesso S/A.

Featured Image

Programa oferece 560 vagas em cursos técnicos gratuitos para setor de celulose em MS

Os cursos são de Automação, Celulose & Papel, Eletrotécnica, Logística, Mecânica e Química

Com foco no desenvolvimento regional e no fortalecimento da cadeia produtiva da celulose, o programa “Abrace este Projeto” está com inscrições abertas para 560 vagas em cursos técnicos gratuitos em três municípios de Mato Grosso do Sul, Inocência, Paranaíba e Três Lagoas. A iniciativa é promovida pela Arauco, por meio do Projeto Sucuriú, em parceria com o Senai, e tem como objetivo preparar mão de obra qualificada para atuar em um dos setores que mais cresce no Estado.

Os cursos abrangem seis áreas estratégicas da indústria: Automação, Celulose & Papel, Eletrotécnica, Logística, Mecânica e Química. As aulas serão oferecidas nos períodos integral e noturno, de acordo com a disponibilidade de cada município. Os participantes também receberão com bolsas mensais de até R$ 1.500, garantindo apoio financeiro durante o período de formação.

De acordo com Arnaldo Milan de Souza, gerente de Pessoas do Projeto Sucuriú, a qualificação profissional é uma das frentes do investimento que a empresa tem feito na região. “Mais do que construir uma nova fábrica, estamos investindo em gente, em educação e em oportunidades que vão transformar vidas”, afirma.

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo, ressalta que a parceria entre as instituições visa não apenas a formação, mas a empregabilidade. “Estamos preparando os profissionais com antecedência para garantir que, quando a planta industrial iniciar as operações, não haja falta de mão de obra qualificada”, explica.

O programa está alinhado à estratégia da Arauco de promover o desenvolvimento sustentável, gerando impactos positivos duradouros nas comunidades onde atua. A formação técnica, além de abrir portas para o primeiro emprego ou a reinserção no mercado de trabalho, fortalece a economia local ao conectar educação e empregabilidade.

Como participar

Os interessados devem ter 18 anos ou mais e ensino médio completo. As inscrições vão até o dia 22 de julho e devem ser feitas pelo site: sistemafiems.ms.senai.br/abrace-este-projeto. As aulas começam no dia 18 de agosto.

Informações: RCN67.

Featured Image

Paper Excellence decide seu futuro no Brasil nos próximos dias

Uma das maiores produtoras de papel e celulose do mundo, a companhia tem bons caminhos para se estabelecer no país

A Paper Excellence vai definir, nos próximos dias, se fará novos investimentos no Brasil, após encerrar a batalha da Eldorado Celulose.

Uma das maiores produtoras de papel e celulose do mundo, a companhia tem bons caminhos para se estabelecer em estados como o Mato Grosso do Sul e avalia a conjuntura brasileira para decidir seu futuro.

No mês passado, depois de oito anos de uma violenta batalha judicial, a J&F e a Paper fecharam um acordo para que a holding dos irmãos Batista ficasse com a totalidade das ações da Eldorado. A compra à vista das ações da Paper foi de 15 bilhões de reais.

Informações: Veja.

Featured Image

Brasil avança na regulamentação do mercado de carbono e empresas apostam na restauração florestal

Empresas brasileiras se consolidam no mercado de créditos de carbono, com metas de recuperação de áreas e potencial para remoção de milhões de toneladas de CO2

A regulamentação do mercado de carbono no Brasil ainda está em estágio inicial, mas empresas nacionais já atuam fortemente nesse setor estratégico. A Re.green, especializada em projetos de restauração florestal, tem como meta atingir 1 milhão de hectares de áreas degradadas restauradas até 2032, o que resultará na remoção de 15 milhões de toneladas de carbono por ano.

Iniciativas e avanços no mercado de créditos de carbono

Segundo Mariana Barbosa, diretora Jurídica e de Relações Institucionais da Re.green, “quando a árvore cresce, ela não apenas remove carbono, mas também contribui para a conservação da biodiversidade e a geração de empregos”.A empresa possui atualmente 26 mil hectares sob gestão, sendo 12 mil hectares de áreas restauradas.

Durante o seminário de preparação para a COP30, o Brasil comemorou avanços nas negociações, embora observadores tenham avaliado o resultado como “morno”, indicando a necessidade de maior compromisso internacional (O Globo).

Perfil das empresas no mercado de créditos de carbono

Mariana explica que há historicamente dois perfis principais de empresas que apostam na certificação de créditos de carbono: as de tecnologia, como a Microsoft, que já possuem contratos com a Re.green, e aquelas com forte foco em políticas ESG. Outra companhia que entrou no segmento de restauração de florestas é a Biomas, com meta de restaurar 2 milhões de hectares em 20 anos, iniciando em 2022.

Perspectivas econômicas e estratégias de investimento

O CEO da Biomas, Fabio Sakamoto, afirma que o número de créditos de carbono gerados depende de fatores como financiamentos e localização, além de destacar que o investimento médio para restauração é de R$ 30 mil por hectare, variável conforme o projeto. O final tenso da Conferência de Bonn mostrou desafios na definição de metas globais.

Sakamoto destaca que o crédito de carbono é um investimento de longo prazo, com maior aporte financeiro nos primeiros cinco anos de um projeto. Ele explica que a floresta leva cerca de 40 anos para crescer totalmente, gerando créditos ao longo de toda essa fase.

Impactos e desafios do mercado de carbono no Brasil

Apesar do avanço, o setor ainda enfrenta obstáculos relacionados ao financiamento e à operacionalização dos projetos. A EQAO, por exemplo, atua no mercado de créditos de carbono ajudando empresas a reduzir suas emissões ou monitorando projetos existentes, desde aterros sanitários até fazendas de animais. Ricado Esparta, diretor técnico da companhia, destaca que a viabilidade dos projetos é avaliada previamente, com remuneração baseada na quantidade de créditos gerados.

A expectativa é que a ampliação do mercado de carbono contribuía para a transição para uma economia mais sustentável e a realização de metas ambientais nacionais e internacionais, especialmente em um contexto de discussões cada vez mais intensas na COP30 e reuniões preparatórias.

Informações: Diário do Povo / Para acessar a matéria completa clique aqui.

Featured Image

Cursos técnicos são ofertados pelo Senai e Arauco com bolsas de até R$ 1.500

Os interessados na capacitação do setor de indústria da celulose devem ter 18 anos ou mais e ensino médio completo

Oferecendo uma oportunidade de capacitação gratuita voltada para o setor da indústria de celulose, o programa “Abrace este Projeto” abre 560 vagas para os cursos nas áreas de automação, celulose & papel, eletrotécnica, logística, mecânica e química.

As aulas serão ministradas em turmas nos períodos integral e noturno para as cidades de Inocência, Paranaíba e Três Lagoas. As inscrições vão até o dia 22 de julho e podem ser feitas pelo site sistemafiems.ms.senai.br/abrace-este-projeto.

Além da formação gratuita, os alunos poderão contar com bolsas mensais de até R$ 1.500, um incentivo para que possam se dedicar ao aprendizado durante o período de estudos. As aulas começam a partir do dia 18 de agosto e os interessados devem ter 18 anos ou mais e ensino médio completo.

Segundo o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, a instituição tem papel estratégico na formação dos profissionais necessários para cada etapa do processo produtivo da nova fábrica. “Temos tempo hábil para preparar, divulgar e executar todas as etapas da qualificação profissional, garantindo que, no momento do início das atividades da planta, todas as vagas estejam preenchidas e não haja déficit de mão de obra.

Já o gerente de Pessoas do Projeto Sucuriú, Arnaldo Milan de Souza, explicou que a ação é parte das iniciativas voltadas ao desenvolvimento regional e que vão além da construção da nova fábrica. “Esta etapa é essencial ao Projeto Sucuriú, um investimento em gente, em educação, em futuro”, avalia, acrescentando: “o programa foi pensado para trazer formação e elevar o nível da educacional das pessoas criando oportunidades, tanto na operação Arauco quanto nas empresas envolvidas na implantação do Projeto”, destaca o gerente.

O programa “Abrace este Projeto” está alinhado à estratégia da Arauco em promover o desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua, unindo capacitação técnica à geração de emprego e renda com parceria da experiência do Senai no setor de celulose.

Featured Image

Eldorado renova licença e ajusta projeção de capacidade da linha 2 em Três Lagoas (MS)

Atualização no processo do Imasul eleva estimativa de produção de 2,3 para 2,6 milhões de toneladas por ano

A Eldorado Brasil Celulose atualizou, no processo de renovação de licença ambiental junto ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a projeção de capacidade da sua futura segunda linha de produção em Três Lagoas (MS), elevando de 2,3 milhões para 2,6 milhões de toneladas de celulose por ano — um incremento técnico de 300 mil toneladas anuais.

A renovação da licença, feita periodicamente a cada três anos, é parte do processo rotineiro de atualização no órgão ambiental e foi solicitada pela Eldorado, empresa do Grupo J&F.

Como parte do licenciamento, foi firmado um acordo com o governo do Estado que prevê o repasse de R$ 13,3 milhões em compensações ambientais. O valor corresponde a 0,700% sobre um investimento adicional estimado de R$ 1,9 bilhão, vinculado ao aumento projetado da capacidade produtiva.

Informações: Portal Celulose.

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S