ABTCP prepara 55º Congresso Internacional de Celulose e Papel

Circularidade do setor de base florestal pauta abordagem ampla sobre oportunidades atuais e futuras que impactam positivamente a sociedade

            Inovação como pilar da circularidade do setor de papel e celulose será o tema central do  55º Congresso Internacional de Celulose e Papel — ABTCP 2023, próxima edição do evento anual que representa o maior encontro da cadeia produtiva da indústria de base florestal da América Latina e acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro, no Novotel Center Norte, em São Paulo (SP).

            Promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), o Congresso será realizado em formato presencial, com o propósito de fortalecer a já consistente rede de relacionamento do setor e agregar novos integrantes a ela. “A escolha do local do evento deste ano foi estrategicamente pensada para receber um público cada vez mais amplo e diverso, interessado nas tendências que marcam o desenvolvimento da indústria de celulose e papel e de potenciais áreas correlacionadas”, informa Darcio Berni, diretor executivo da ABTCP.                               Executivos e profissionais que atuam na indústria de celulose e papel assim como estudantes e profissionais de outras áreas de atuação terão a oportunidade de atualizar os seus conhecimentos e conferir as últimas tendências sobre uma variedade extensa de temas, a partir da pauta principal. “Durante os três dias de evento, queremos mostrar como estamos permeando novos mercados e novas aplicações, considerando que tanto os resíduos da indústria de celulose e papel como os biomateriais advindos da madeira podem efetivamente ser transformados em novos produtos. Será uma grande oportunidade para avançarmos em pontos importantes, além de informarmos melhor a sociedade sobre todo o potencial futuro do setor”, adianta Silvana Meister Sommer, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Klabin e presidente do ABTCP 2023, sobre a programação prevista.

            Neste momento prévio de organização do evento, a ABTCP reforça o convite a todos. “Queremos que as pessoas participem e contribuam ativamente com a nossa programação, trazendo seus cases e suas pesquisas, desde as fundamentais até aquelas mais direcionadas a alguma aplicação de mercado”, ressalta Silvana sobre a etapa de inscrição de trabalhos. Autores de artigos técnicos alinhados à pauta central do ABTCP 2023, interessados em apresentar suas descobertas mais recentes no evento, podem enviar os respectivos títulos e resumos até o dia 16 de abril. No link https://abtcp2023.org.br/chamada-de-trabalhos é possível conferir as informações completas sobre o calendário e as regras específicas para a submissão dos artigos.

            Vale destacar que a ABTCP dispõe de um comitê avaliador qualificado, que sempre busca reunir as contribuições mais relevantes de membros da academia e de profissionais de empresas de tecnologia nacionais e estrangeiras para que o público participante do evento fique a par dos principais desenvolvimentos do setor. “Neste ano, reunimos especialistas do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, entre outros países, para compor o comitê. Estes profissionais renomados contribuem para que os temas mais atuais e relevantes de cada área, como Celulose, Papel, Meio Ambiente, Recuperação e Energia, e assim por diante, sejam selecionados e trazidos para a nossa programação”, detalha Viviane Nunes, coordenadora da área técnica da ABTCP.

            Um dos membros do comitê avaliador do ABTCP 2023, Fernando José Borges Gomes, professor do Departamento de Produtos Florestais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sublinha que há uma demanda de toda a sociedade global para que as produções industriais sejam as mais sustentáveis possível. “A indústria de celulose e papel, como expoente do setor de base florestal, tem como missão puxar essa fila que levará ao futuro almejado. Inovar, portanto, é mandatório no contexto atual. O setor já dispõe de iniciativas que se destacam como cases de sucesso, mas há uma série de outras oportunidades a serem exploradas. Todo profissional que tiver competências e projetos inovadores que caminhem para uma sustentabilidade crescente, agregando valor a produtos ou oferecendo alternativas mais vantajosas de funcionalidade, como para o uso de lodos e lignina bem como para resíduos do processo que hoje podem estar sendo subutilizados, tem um momento ímpar para apresentar os seus trabalhos e compartilhar ideias e soluções inovadoras que certamente irão enriquecer todo o setor.”

ABTCP fortalece papel de principal entidade técnica do setor

            Consolidando a missão que assumiu há mais de cinco décadas, a ABTCP segue em constante atualização para atuar como principal elo de disseminação das inovações tecnológicas referentes à cadeia produtiva de celulose e papel. “O valor da ABTCP vai além da troca técnica, está no compartilhamento de experiência e networking, principalmente, com conexão e propósito. Estamos numa fase muito avançada da tecnologia, mas as pessoas e, especialmente, a visão humana sobre cada trabalho são fundamentais”, pontua Silvana.

            A dedicação contínua da ABTCP estende-se a outra frente de trabalho cada vez mais importante à indústria nacional: a qualificação técnica dos profissionais que atuam no setor. Julio César Tôrres Ribeiro, diretor industrial e florestal da Cenibra e presidente do Conselho Diretor da ABTCP, destaca que a entidade desempenha uma função indispensável e muito bem-vinda ao cenário atual. Inserida em um contexto de crescimento acelerado do setor de base florestal, a ABTCP investe em uma ampla gama de programas de capacitação — além dos eventos técnicos, os serviços oferecidos incluem cursos in company, cursos presenciais, cursos online, pós-graduação, programa de preparação de gestores e intercâmbio de estudantes. “Todo esse aprimoramento que vem acompanhando as demandas atuais do setor é resultado do planejamento estratégico que a ABTCP traçou há alguns anos”, ressalta sobre o trabalho em andamento.

            Rodrigo Vizotto, presidente do Conselho Executivo da ABTCP e presidente da Kadant, endossa que a ABTCP tem uma interação direta com o setor e ouve atentamente às suas demandas, a fim de atendê-las da melhor maneira. “Agregar o nosso conhecimento ao de outros segmentos que praticam a inovação e adotam formas de circularidade, potencializando sinergias e levando a ganhos diversos, é um destes exemplos mais recentes que estão em linha com as necessidades atuais do setor e demonstram o movimento consistente rumo à competitividade futura”, aponta, frisando que os pilares de inovação, relacionamento e capacitação se complementam dentro do planejamento estratégico que a ABTCP vem colocando em prática.

            O sucesso do ABTCP 2022, evento presencial realizado em outubro passado após o hiato causado pela pandemia de coronavírus, desponta como mais uma demonstração prática da dedicação contínua da associação. “Contamos com a participação de um grande número de pessoas e tivemos um nível excelente dos trabalhos apresentados, estendendo o enfoque técnico à temática ESG (Environmental, Social and Governance), pauta central daquele ano. A proposta da ABTCP era justamente não limitar o evento ao viés técnico intrínseco ao setor de celulose e papel, abrindo o leque às oportunidades vindas das práticas ambientais, sociais e de governança encabeçadas há muitos anos e demonstrando ao público em geral todo o potencial que temos para agregar e fortalecer o processo de melhoria contínua”, faz o balanço Ribeiro, que atuou como presidente do Congresso e Exposição ABTCP 2022.

            Ainda de acordo com o diretor industrial e florestal da Cenibra, os pontos positivos do ABTCP 2022 serviram como pontapé inicial para as definições relacionadas ao evento deste ano. “O tema macro de circularidade está totalmente alinhado às práticas ESG. E novamente temos a oportunidade de mostrar para a sociedade quão importante o nosso setor é para o futuro do planeta, seja a partir da substituição de produtos de fontes não renováveis, do fechamento da cadeia produtiva, da reutilização de matéria-prima e também de produtos finais, ou ainda, do desenvolvimento de novos bioprodutos.”

            O ABTCP 2023 não contará com a exposição, apresentada pelos fornecedores de tecnologia e fabricantes do setor a cada dois anos. Contudo, ao longo do Congresso, acontecerá a reunião de escolha das áreas demarcadas para a exposição de 2024. Na ocasião (em data e horário a serem definidos), empresas associadas à ABTCP terão prioridade de escolha das respectivas áreas. Mais informações serão divulgadas em momento oportuno.

ABTCP 2023 — 55º Congresso Internacional de Celulose e Papel

Tema: Inovação como pilar de circularidade no setor de papel e celulose

Data: 17 a 19 de outubro de 2023

Local: Novotel Center Norte, São Paulo (SP)

Regras para submissão de trabalhos: https://abtcp2023.org.br/regras-para-submissao

Mais informações: https://abtcp2023.org.br

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S