O Rio Grande do Sul reduziu 26,8% das emissões de gases de efeito estufa entre 2021 e 2023, segundo dados do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Iegee), divulgado nesta quinta-feira (30) no Palácio Piratini. O levantamento mostra que o Estado tem avançado em políticas climáticas e na recuperação ambiental.
Setor de uso da terra alcança emissões negativas
O destaque do estudo é o setor de Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas, que obteve queda de 21,8% nas emissões líquidas, alcançando emissões negativas de -8,5%. Isso significa que o Rio Grande do Sul passou a remover mais carbono do que emitir, resultado atribuído à recomposição da vegetação nativa e à recuperação ambiental nos últimos anos.
Depois do uso da terra, o setor de energia foi o que mais reduziu suas emissões, com cerca de 2% de queda nas emissões líquidas. Em seguida, aparece a agropecuária, com redução de 1,6%. Já os setores de resíduos e processos industriais e uso de produtos mantiveram níveis estáveis.
Diagnóstico detalhado do clima gaúcho
O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do RS é elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio da Assessoria do Clima, em parceria com o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade.
O estudo faz um diagnóstico detalhado das fontes e volumes de emissões no território gaúcho, seguindo as metodologias do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), referência mundial em cálculos de emissões.
A coletiva de apresentação contou com a presença da titular da Sema, Marjorie Kauffmann, da secretária da Educação, Raquel Teixeira, e do presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki.
“RS consolida política climática baseada em dados”, diz Sema. Durante o anúncio, Marjorie Kauffmann destacou que os resultados refletem políticas públicas consistentes voltadas à mitigação e adaptação climática.
“As reduções das emissões mostram que o Rio Grande do Sul vem consolidando uma política climática consistente, baseada em dados, planejamento e ações integradas entre diferentes setores. O resultado é fruto de um esforço coletivo, que envolve o governo, o setor produtivo e a sociedade gaúcha”, afirmou a secretária.
Estado prepara presença na COP30
Durante o evento, o governo também apresentou o plano de participação do Rio Grande do Sul na COP30, que será realizada em Belém (PA).
A comitiva gaúcha participará de mais de 30 eventos e terá reuniões com bancos internacionais e com a Fundação Z Zurich. O governador Eduardo Leite confirmou presença na conferência, embora a agenda oficial ainda não tenha sido divulgada.
Informações: Clic Camaquã.
								
								
								
								














