PÁGINA BLOG
Featured Image

Veracel apoia educação indígena com materiais educativos para 5 mil alunos de comunidades do Sul da Bahia

Ação, iniciada em 2009, faz parte do apoio da empresa à educação e à qualidade de vida das comunidades tradicionais do entorno de suas operações

A partir desta semana, 34 comunidades indígenas (31 da etnia pataxó e três, da etnia tupinambá) da Costa do Descobrimento receberão kits com material de apoio escolar. A ação faz parte do braço de atuação da Veracel Celulose em prol valorização da cultura indígena. Dessa vez, o foco é na educação das comunidades tradicionais que vivem no entorno das operações da empresa. Serão entregues 5,2 mil kits escolares, que beneficiarão 4.956 alunos e 244 professores. 


A iniciativa integra o programa “Educação é Vida”, frente de ação que contribui para que os estudantes de todas as idades possam frequentar normalmente o seu respectivo ano letivo, reduzindo a evasão escolar. O programa vai além da entrega dos materiais e inclui ações educativas relacionadas ao meio ambiente, além de reformas e da construção de salas de aula e escolas.

Para Aline Pataxó, diretora da escola da aldeia indígena pataxó Aldeia Velha, não só a escola ganha, mas toda a comunidade. “Essa parceria traz ganhos não só para a comunidade, mas para todas as comunidades indígenas. Todos sabemos das dificuldades financeiras por que passam os indígenas no Brasil. Ficamos muito felizes em ver a alegria que os alunos ficam quando recebem os kits. Trata-se de um gesto tão simples, mas que, para eles, faz toda a diferença”, avalia.

É importante destacar que o “Educação é Vida” está diretamente vinculado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca assegurar educação inclusiva de qualidade, além de ter também o objetivo de auxiliar no aprendizado dos estudantes das comunidades indígenas. Assim como o programa, todas as outras atividades realizadas pela Veracel com as comunidades indígenas são fruto de um relacionamento pautado em diálogo ativo e escuta qualificada, com foco na valorização de ações culturalmente apropriadas.


EDUCAÇÃO É VIDA

Desde 2009, a Veracel realiza o “Educação é Vida” nas comunidades indígenas de sua região de atuação. “Nos últimos anos, o programa tem sido bem-sucedido, principalmente sob o ponto de vista de valorização da cultura indígena no extremo sul da Bahia, por meio da educação”, avalia Roberta Silva Santos, analista de Responsabilidade Social da empresa. Segundo a analista, a medida “vem contribuindo, anualmente, para que mais alunos tenham acesso e permaneçam na escola, a partir da contribuição da empresa com os materiais  escolares”. Para efeito de comparação, em 2017 foram contabilizados 4.060 beneficiados, entre alunos matriculados e professores. Seis anos depois, esse número chega a 5.200.

A doação dos materiais é realizada nas escolas públicas municipais e estaduais de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As entregas são realizadas de acordo com os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Funai (Fundação Nacional do Índio) e dos demais órgãos competentes.

Sobre a Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo. Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro. 

Fonte: Veracel Celulose

Featured Image

Suzano abre 78 novas vagas em curso de Mecânica de Máquinas Florestais para atender demanda em Ribas do Rio Pardo (MS)

  • As inscrições para a qualificação podem ser feitas até o dia 28/02 por todas as pessoas interessadas, sem distinção por gênero, idade, etnia, origem, classe social, formação, deficiência e orientação sexual.
  • Quem for selecionado receberá os seguintes benefícios: bolsa-auxílio no valor de R$ 1.400,00, alimentação e certificado de formação profissional.
  • O curso será ministrado pelo Senai em Ribas do Rio Pardo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas, com aulas práticas e teóricas.

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, abriu nesta semana novas inscrições para o curso de qualificação profissional em Mecânica de Máquinas Florestais, que será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Ribas do Rio Pardo (MS). Com 78 vagas ofertadas, a formação visa anteder à demanda da empresa em suas operações florestais, especialmente na colheita florestal.

As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, idade, etnia, origem, classe social, formação, deficiência e orientação sexual, desde que atendam a alguns pré-requisitos. Para participar do processo seletivo, candidatos(as) precisam ter: 18 anos completos ou mais, Ensino Fundamental completo e, preferencialmente, mas não obrigatório, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C ou D. As inscrições podem ser feitas atéo dia 28 de fevereiro, preferencialmente pelo link https://bit.ly/mecanicocolheitacerradoT2.

O curso será ministrado em Ribas do Rio Pardo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas, com aulas práticas e teóricas. As pessoas que forem selecionadas receberão os seguintes benefícios: bolsa-auxílio no valor de R$ 1.400,00, alimentação no local e certificado de formação profissional. Para quem reside em outras cidades da mesma região, a Suzano vai disponibilizar estadia em alojamento.

“Esta é mais uma formação da Suzano visando contribuir com o desenvolvimento das pessoas que residem no município de Ribas do Rio Pardo, onde está em construção a nova fábrica da empresa, e na região. Em linha com o nosso direcionador de ‘gerar e compartilhar valor’ com a comunidade, nosso objetivo é capacitar essas pessoas para que tenham mais oportunidades no mercado de trabalho. A ação está diretamente ligada às metas de longo prazo da companhia de reduzir desigualdades sociais e retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030, o que passa diretamente pela qualificação profissional”, afirma Angela Santos, gerente executiva de Recursos Humanos da Suzano.

Um dos colaboradores que fizeram parte das primeiras turmas do mesmo curso em 2022 é o mecânico Fernando Matos Querobim que, em  pouco tempo, já se tornou parte do time da Suzano. O colaborador dedica as mudanças que ele e a família sentiram nos últimos meses à formação na área de manutenção florestal. “O curso foi bem intenso, com bastante conteúdo para pouco tempo, mas os professores e os alunos se empenharam ao máximo e o resultado veio. Após a formação fiquei mais confiante para trabalhar no setor. Foi a oportunidade que eu precisava para ter um certificado e, no final, conquistar uma vaga na Suzano foi um sentimento único. Hoje, faço parte dessa equipe que muito me orgulha”.

Como se inscrever?

Caso o interessado ou interessada não tenha acesso à internet para realizar a inscrição, poderá ir pessoalmente até uma das unidades da Evoluir RH, empresa parceira da Suzano no processo seletivo e para esclarecer dúvidas de candidatos(as), em horário comercial, nos seguintes endereços.

  • Ribas do Rio Pardo – Rua Carlos Ancone, 496, Vista Alegre;
  • Três Lagoas – Rua Paranaíba, 36, Centro.

Já quem reside em Água Clara, poderá se dirigir até o escritório da Suzano, que fica na Avenida Benevenuto Ottoni, 495, Jardim São Judas Tadeu, para receber orientações sobre como se inscrever.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone de contato: (67) 98465-7734.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Fonte: Suzano

Featured Image

Aiko e Eldorado Brasil testam conectividade de máquinas em florestas plantadas

A tecnologia que está sendo desenvolvida é composta por uma estrutura móvel, que possui uma antena de rede via satélite da Starlink, empresa de Elon Musk que oferece internet via satélite mais eficiente que a média do mercado, segundo a startup. E também alimentação por bateria ou energia solar, e dispositivos Wi-Fi industriais, que amplificam o sinal para os dispositivos que estão próximos da torre de comunicação. “Dessa forma, as máquinas se comunicam com a torre via WiFi e enviam para o servidor todos os dados processados por aquele computador de bordo, de maneira instantânea, via satélite”, explica Pereira.

A fase de testes do protótipo está medindo o índice e a qualidade da conectividade das máquinas para descarga de informações e os possíveis ganhos técnicos e financeiros da operação. De acordo com Vinícius Sousa, um dos gestores do projeto da Aiko, a expectativa é reduzir o tempo de recepção dos dados no servidor e o tempo da equipe operacional de coleta. “Temos como objetivo o desenvolvimento de uma rede proprietária”, diz ele.

Fonte: Forbes Brasil

Featured Image

LD Celulose tem novas vagas de trabalho abertas; confira quais são as oportunidades

Quem quer começar 2023 ingressando no mercado de trabalho conta com diversas oportunidades na LD Celulose, indústria de celulose solúvel localizada em Indianópolis, no Triângulo Mineiro. São 25 vagas abertas no momento, para diferentes setores da fábrica, além dos seis bancos de talentos em que os interessados podem cadastrar seus currículos para futuras vagas. Além disso, a expectativa é abrir mais de 100 vagas no primeiro semestre deste ano. Para conferir quais são as oportunidades e se candidatar, basta acessar: ldcelulose.com.br/trabalhe-conosco

As vagas são para atuação em Indianópolis, Uberlândia, Prata, Estrela do Sul e Dolearina, onde fica parte da operação florestal, e profissionais de todo o Brasil podem se candidatar. Alexandre Sales, responsável pelo Recrutamento e Seleção e Head de Diversidade fala sobre como funciona o processo seletivo da empresa, e também detalha os benefícios. “Após receber as candidaturas, fazemos uma análise de currículo, prévias, entrevistas e se aprovada ou aprovado, faremos a proposta. Em relação aos benefícios, contamos com convênio médico, plano odontológico, Gympass, vale alimentação ou cesta básica, refeição na empresa, seguro de vida, transporte, previdência privada, convênio farmácia, parcerias com universidades e clubes”, explica.

Alexandre também fala sobre o LDC Plural, programa de Diversidade e Inclusão da empresa. “Sabemos o quanto a diversidade enriquece o ambiente de trabalho e traz resultados para o negócio, por isso um dos nossos valores é a Diversidade e a Inclusão, onde fomentamos uma cultura de respeito. Por isso, nossas vagas são para todas e todos, independente de sexo, raça, orientação sexual, religião, nacionalidade, idade ou deficiência! Além disso, também contamos com um banco de talentos exclusivo para pessoas com deficiência cadastrarem seus currículos”, compartilha.

Confira as oportunidades abertas no momento:

  • Analista de 3D – Atuação em Indianópolis/MG
  •  Analista de Certificação Pleno – Atuação em Indianópolis/MG
  • Analista de Logística Sênior – Atuação em Indianópolis/MG
  • Analista de Produção Florestal Jr em Silvicultura – Atuação em Prata/MG
  • Analista de Prospecção de Terras Sênior – Atuação em Indianópolis/MG
  • Analista de Negócios de TI Sênior – Atuação em Indianópolis/MG
  • Assistente Executiva ou Executivo – Atuação em Indianópolis/MG
  • Compradora ou Comprador – Atuação em Indianópolis/MG
  • Desenhista/Projetista Pleno – Atuação em Indianópolis/MG
  • Especialista de Automação e Instrumentação Sênior – Atuação em Indianópolis/MG
  • Especialista de Elétrica Sênior – Atuação em Indianópolis/MG
  • Especialista de Mecânica Sênior – Atuação em Indianópolis/MG
  • Mecânica ou Mecânico de Máquinas Florestais – Atuação em Prata/MG
  • Médica ou Médico do Trabalho – Atuação em Indianópolis/MG
  • Operadora ou Operador – Assistente – (Trainee) – Atuação em Indianópolis/MG
  • Operadora ou Operador de Máquinas II – Atuação região Estrela do Sul/MG e Dolearina/MG
  • Supervisor ou Supervisora de Logística Florestal – Atuação em Uberlândia/MG
  • Técnica ou Técnico de Produção em Silvicultura – Atuação em Prata/MG
  • Técnica ou Técnico de Silvicultura (Trainee) – Atuação em Prata/MG
  • Técnica ou Técnico de Produção A e B – Atuação região Estrela do Sul/MG e Dolearina/MG
  • Trabalhadora ou Trabalhador Rural – Atuação em Prata/MG
  • Trabalhadora ou Trabalhador Rural – Atuação região Estrela do Sul/MG e Dolearina/MG
  • Tratorista – Atuação em Prata/MG
  • Tratorista – Atuação região Estrela do Sul/MG e Dolearina/MG
  • Vigia Florestal – Atuação região Estrela do Sul/MG e Dolearina/MG

Conheça a LD Celulose

A LD Celulose S.A. é uma joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco, sendo uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo. Localizada no Triângulo Mineiro, fica entre os municípios de Indianópolis e Araguari. Possui capacidade de produção de 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano, além de geração própria de energia limpa. A celulose solúvel produzida na LD é utilizada na indústria têxtil, gerando tecidos com inovação, sustentabilidade e alta tecnologia.

Serviço

O quê: Vagas de emprego abertas na LD Celulose em Minas Gerais

Oportunidades: Analista de 3D; Analista de Certificação Pleno; Analista de Logística Sênior; Analista de Produção Florestal Jr em Silvicultura; Analista de Prospecção de Terras Sênior; Analista de Negócios de TI Sênior; Assistente Executiva ou Executivo; Compradora ou Comprador; Desenhista/Projetista Pleno; Especialista de Automação e Instrumentação Sênior; Especialista de Elétrica Sênior; Especialista de Mecânica Sênior; Mecânica ou Mecânico de Máquinas Florestais; Médica ou Médico do Trabalho; Operadora ou Operador – Assistente – (Trainee); Operadora ou Operador de Máquinas II; Supervisor ou Supervisora de Logística Florestal; Técnica ou Técnico de Produção em Silvicultura; Técnica ou Técnico de Silvicultura (Trainee); Técnica ou Técnico de Produção A e B; Trabalhadora ou Trabalhador Rural; Trabalhadora ou Trabalhador Rural; Tratorista; Tratorista; Vigia Florestal.

Informações das vagas: ldcelulose.com.br/trabalhe-conosco

Como se candidatar: ldcelulose.com.br/trabalhe-conosco 

Fonte: LS Celulose

Featured Image

CNA discute ações para setor florestal

Entidade participou, na terça (7), de reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Mapa

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu a agenda de ações do setor, na terça (7), durante reunião da Câmara Setorial do Ministério da Agricultura.

Na reunião, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) apresentaram o andamento do convênio entre as entidades sobre o setor.

São quatro metas principais voltadas, principalmente, ao diagnóstico de demanda por produtos florestais; identificação desses produtos com potencial de mercado; tecnologias; estratégias para alcance dos objetivos florestais definidos pelo Brasil, sobretudo no Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantada; e práticas e novas tecnologias para plantio e beneficiamento de produtos.

Reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Mapa.

Com essas metas, o setor pretende obter alguns produtos como os Sistemas de Informações Geográficas (com localização de recursos e consumo de produtos florestais em diferentes cadeias); documentos analíticos sobre mercados; novas sugestões e ações no PNDF; e oferta de cursos técnicos, que abordarão questões relacionadas a manejo de produção, inventário florestal, Plano ABC, dentre outros.

A reunião também abordou a importância do avanço do uso de madeira na construção civil e na indústria moveleira. O uso de madeira engenheirada (eucalipto ou pinus que, após a sua extração, são submetidos a tratamentos que agregam homogeneidade e qualidade ao material), por exemplo, contribui para a agenda descarbonizante assumida pelo País, afirmou Eduarda Lee, assessora técnica da Comissão Nacional de Silvicultura da CNA, que acompanha a Câmara Setorial.

“São necessários mais investimentos para fomentar e ampliar os plantios visando esse mercado, com sustentação a longo prazo”, observou.

Fonte: CNA

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S