PÁGINA BLOG
Featured Image

A origem milenar das caixas de papelão

Artigo de Cícero Mário*

Muito comum no dia a dia das pessoas, as caixas de papelão embalam praticamente tudo que vai e vem. Sinônimo de cuidado, esse instrumento tem o propósito de guardar objetos ou proteger algo que eventualmente seja transportado. A indústria trabalha com papelão das mais variadas formas, transformando-o e deixando-o útil para muitas aplicações, essenciais para a vida das pessoas e para os negócios das empresas.

Historicamente, tudo começou na China. Durante o primeiro e segundo séculos aC, foram esboçadas as primeiras caixas de papelão. Para a produção da folha de papelão, os chineses da Dinastia Han usavam folhas de casca de amoreira tratada, cânhamo, tecido, fibra vegetal misturada com água e feita em uma pasta. Depois de misturado, a polpa formada era espalhada em uma moldura e prensada com itens pesados. O cartão, como era denominado, era usado para embrulhar e conservar alimentos.

Muito tempo depois, em 1817, o industrial britânico Sir Malcolm Thornhill introduziu caixas de papelão simples na Grã-Bretanha, onde a comparação com as caixas de papelão de transporte que vemos atualmente não existia. Ainda neste ano, na Alemanha, criou-se o mesmo produto para embalagem. Em ambos os casos, tratavam-se de materiais lisos e sem ondulações.

Mas foi somente em 1856, na Inglaterra, que os inventores britânicos Edward Allen e Edward Healey finalmente criaram o papelão, numa versão menos ondulada do que conhecemos atualmente, e com a finalidade exclusiva de ser um material de forro para chapéus altos.

Já em 1871, o americano Albert L. Jones conseguiu a patente para o uso do papel de material mais crespo e revestido de todos os lados, servindo para empacotar e transportar materiais delicados, como garrafas. Jones ficou conhecido como o “pai do papelão”.

Três anos depois, o americano Oliver Long fez uma importante descoberta, constatando que uma folha plana colada ao papel ondulado mantinha sua forma e aumentava a resistência – batizada como face simples.

A partir daí, o mundo já protagonizava autores de evoluções no mundo do papelão. Em 1890, o escocês Robert Gair fabricava sacolas de papel no Brooklin. Há vinte anos na profissão, acidentalmente, uma régua que frisava os sacos deslocou-se e passou a cortá-los. Dessa forma, descobriu-se que por corte e vinco em uma mesma operação poderia fazer caixas pré-fabricadas de cartão. Subitamente, conclui-se que peças planas fabricadas em massa, uma vez dobradas, se tornariam caixas.

O incidente – que se tornou ideia – ganhou proporção e se estendeu para o papelão ondulado, sendo viabilizada a produção industrial de caixas de papelão padrão, encostando no século XX.

O papelão é uma invenção milenar que nunca sai de moda. Para a indústria, manter-se num mercado altamente competitivo requer mais que experiência. Um parque industrial moderno, uma logística eficaz somada ao cumprimento do prazo de entrega confere a garantia de satisfação de clientes e fornecedores.

*Cícero Mário é diretor comercial da Delta Indústria de Caixas de Papelão. deltacaixaspapelao.com.br

Fonte: Delta Indústria de Caixas de Papelão

Featured Image

Ponsse Brasil lança novo serviço digital para gestão de frotas multimarcas

O Multifleet by Ponsse é uma plataforma de gestão que integra dados de diferentes veículos e de marcas distintas permitindo a visualização de informações do campo em tempo real

A Ponsse Brasil, atendendo a uma solicitação recorrente dos clientes brasileiros, lança o Multifleet by Ponsse. Mais uma solução digital da marca para gestão de frotas, ela permite analisar os dados de múltiplas marcas, seja para tratores, máquinas de colheita ou caminhões. O evento online de lançamento será dia 9 de novembro, às 9h, para todo o Brasil.  

Multifrotas e multimarcas, essa solução integra os dados e facilita a gestão dos veículos.  Basta instalar uma antena e um módulo e pronto, o Multifleet by Ponsse já está apto a funcionar. Os dados são coletados diretamente do veículo e transmitidos via satélite, o que dispensa o uso de mulas de dados ou de uma conexão com a internet no campo. O operador ou motorista apenas precisa apontar as causas de parada, minimizando os erros de apontamento de operação.

As informações podem ser acessadas em tempo real por meio de um smartphone, tablet ou computador. Essa solução é ideal para salas de controle e comando, pois em uma única tela, o gestor pode conferir o status de veículo, condutor/operador, horímetro, produtividade e muitas outras informações.

O detalhe de cada funcionalidade do Multifleet by Ponsse será explicado em um evento online, na data mencionada acima. Para participar, basta fazer a inscrição por meio do site: Ponsse Studio apresenta: Multifleet by Ponsse – Ponsse


Multifleet by Ponsse – gerenciamento de frotas de diferentes marcas em um só lugar

• Multi frotas
• Multi marcas
• Gestão integrada da frota operacional
• Transmissão de dados via satélite em tempo real: 25-30 segundos
• Alertas, apontamentos e automações de dados configuráveis
• Dados confiáveis
• Segurança dos dados na Ponsse Cloud

Fonte: Ponsse

Featured Image

Suzano está com 32 novas vagas abertas para atender suas operações industriais em Ribas do Rio Pardo (MS)

As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa.

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com 32 processos seletivos abertos para atender suas operações em Ribas do Rio Pardo (MS). As inscrições podem ser feitas por todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa (https://jobs.kenoby.com/Suzano).

São quatro vagas para as funções de Operador(a) de Painel de Utilidades na Caldeira de Biomassa e Operador(a) de Painel de Utilidades nos Turbogeradores. São pré-requisitos para ambas: Ensino Técnico completo em Mecânica, Elétrica, Mecatrônica, Química, Automação ou áreas afins; desejável estar cursando ou ter concluído Ensino Superior nas áreas da Engenharia; experiência em operação de painel SDCD e em processo de fabricação de celulose; domínio do Pacote Office e conhecimento em sistemas e aplicações (SAP, PI e Power BI); e disponibilidade para viagens.

As inscrições podem ser feitas até 12 de novembro, respectivamente, pelas páginas:  https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/operadora-painel-utilidades-caldeira-biomassa/636550d615389e20e1ae6e49?utm_source=website (Caldeira de Biomassa) e https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/operadora-painel-utilidades-turbogeradores/63654fdd3849370bce0b5f8d?utm_source=website (Turbogeradores).

Outras 27 vagas são para as funções de Técnico(a) em Manutenção Elétrica, Técnico(a) em Manutenção em Instrumentação e Técnico(a) em Manutenção Mecânica. São pré-requisitos para as duas primeiras vagas, relacionadas à elétrica e instrumentação: Ensino Técnico completo em Elétrica, Eletrônica, Automação ou Instrumentação; experiência consolidada em manutenção industrial, planejamento e controle de manutenção; conhecimento em gestão e estruturação de indicadores de manutenção: MCC, TPM, WCM; domínio em Pacote Office, em especial Excel, e vivência em sistemas e aplicações (SAP, MS Project e Power BI); inglês nível intermediário para leitura e escrita; disponibilidade para viagens.

As inscrições podem ser feitas até 12 de novembro, respectivamente, pelas páginas: https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/tecnicoa-manutencao-eletrica/636552c35ba495c183123d23?utm_source=website (Elétrica) e https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/tecnicoa-manut-instrumentacao/6365523b6b5c41b491ea2b5b?utm_source=website (Instrumentação).

São pré-requisitos para a terceira vaga, relacionada à mecânica: Ensino Técnico concluído em Mecânica ou Mecatrônica; experiência em manutenção industrial; conhecimento em Pacote Office e em aplicações (SAP PM, MS Project e Power BI); e disponibilidade para viagens. As inscrições podem ser feitas até 12 de novembro, pela página: https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/mecanicoa-ii/6363b62f5ba4955f850cfaca?utm_source=website.

Por fim, a empresa também está com uma oportunidade para a função de Analista em Meio Ambiente Sênior, com uma vaga. São pré-requisitos: Ensino Superior completo em Engenharia (Florestal, Ambiental ou Química), Biologia ou áreas afins; desejável pós-graduação em área ambiental e industrial; experiencia com trabalhos relacionados à questão ambiental da indústria de celulose e papel e na área ambiental de processos industriais; conhecimento em Power BI e SAP, Pacote Office (Word, Excel, Power Point) e na área de sistema de gestão (Conceitos – ISO 9001 e 14001). As inscrições podem ser feitas até 12 de novembro, pela página: https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/analista-meio-ambiente-sr/636558d91470fb703328a3cd?utm_source=website.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Fonte: Suzano

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S