A Tanac e o Banco do Brasil assinaram uma carta de intenções inovadora e pioneira no Rio Grande do Sul para fomentar o plantio e manejo florestal de Acácia Negra no Estado, possibilitando o aumento de sua base florestal. O Diretor Presidente da Tanac, João Carlos Ronchel Soares, e o Diretor Presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro assinaram a carta de intenções em um ato simbólico realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a 45ª Expointer.
Esse acordo irá oferecer um leque de opções de financiamento aos produtores rurais, para que possam arcar com o Custeio e Investimento Agropecuário visando o aumento de plantio de florestas de Acácia Negra no Estado, tendo em contrapartida a garantia de compra dessa produção florestal pela Tanac.
O resultado dessa produção florestal de Acácia Negra gera um valor diferenciado ao produtor rural, além da receita advinda das toras de madeira serem utilizadas em diversas aplicações como matéria-prima para celulose, biomassa, carvão vegetal e pellets para usinas de energia elétrica, a sua casca é principal fonte para produção de taninos, uma especialidade química, com as mais diversas aplicações, entre elas: curtimento de couro, separação de óleos e graxas, estações de tratamento de água, aditivos em vinhos e cervejas e aditivos para nutrição animal.
Essa parceria permitirá que os produtores possam optar por diferentes linhas de financiamento na época adequada para a condução de sua atividade, além de possibilitar a antecipação da compra de insumos e garantir condições e prazos adequados ao retorno da lavoura. “Essa parceria pioneira demonstra mais uma vez que a Tanac tem um papel protagonista na produção e fomento de florestas de Acácia Negra no Estado do Rio Grande do Sul. A Tanac reforça o seu compromisso econômico, cultural e social com a comunidade e produtores do Estado, vinculado à sua agenda ESG, investindo fortemente no crescimento das florestas de Acácia Negra e estimulando a cultura local”, comenta João Carlos Ronchel Soares, Diretor Presidente da Tanac.
Sobre a TANAC:
A TANAC já realizou o plantio de 55 milhões de árvores e administra uma área florestal de mais de 58 mil hectares. Além de líder mundial na fabricação de extratos vegetais da Acácia Negra possui a maior fábrica de pellets de madeira do Hemisfério Sul.
Uma empresa Carbono Negativo, que retira muito mais CO2e da atmosfera do que emite em toda a operação (para cada 1 tCO2e emitido, sequestram 6,03 tCO2), a TANAC tem um Departamento próprio de pesquisa e desenvolvimento. Faz uso de tecnologias avançadas na produção de mudas, pesquisas de melhoramento genético e mantém convênios com universidade e entidades florestais que permitem acompanhar a evolução do setor, gerando um significativo incremento de produtividade e qualidade em suas florestas. A área de Pesquisa e Desenvolvimento da TANAC busca também desenvolver novos produtos, que possibilitem processos mais eficientes com menores custos operacionais.
Referência mundial em sustentabilidade, tem várias certificações importantes. Acaba de passar pelo processo de auditoria anual do Sustainable Biomass Program (SBP) e revalida a sua certificação, obtida em 2018. A conquista comprova que os sistemas de gestão da TANAC demonstram responsabilidade com o meio ambiente e o compromisso com o equilíbrio entre o aproveitamento e a preservação dos recursos da natureza. SBP é um programa de certificação para biomassa de madeira utilizada na produção de energia. A certificação pode ser usada para demonstrar conformidade com os requisitos legais, regulamentares e de sustentabilidade da União Europeia.
Ainda possui os Certificados Halal, Certificado Kosher, NSF, Certificado ISO 9001, Certificado ISO 14001, Certificado FSC® – C012089 TANAC – Forest Stewardchi Council, Certificado FSC® – C016659 TANAGRO – Forest Stewardchip Council®, que atestam o seu compromisso com o meio-ambiente e a sociedade, desde a sua operação, até a origem dos insumos produzidos.
Conta com mais de 1.500 colaboradores e possui 3 Unidades – A de Taninos, em Montenegro, às margens do Rio Caí, a de Cavacos e Pellets de Madeira, na cidade de Rio Grande, e a unidade Florestal, com florestas próprias no Rio Grande do Sul.
Fonte: www.tanac.com.br