Este foi um dos assuntos do 9º Workshop Embrapa Florestas/Aprepa, no dia 03 de agosto, entrada pelo pesquisador Edilson de Oliveira, da Embrapa Florestas, palestrante do Painel 2, sobre Planejamento Florestal avançado.
O pesquisador mostrou os avanços em modelagem matemática e análise econômica incorporada aos simuladores de crescimento e produção florestal da Sis, SisILPF e Planin, da Embrapa. Edilson de Oliveira apresentou os novos gráficos gerados pelos softwares , como os custos e acumuladores do Planin, bem como as variáveis básicas para o gerenciamento de precisão. Ele fez um gráfico especial com o número de recursos que podem ser compensados para árvores de si mesmos, incluindo os aninhados de emissão de animais de animais de nenhum sistema.
Na apresentação, o pesquisador apresentou dez livros publicados pela Embrapa, livros sobre pinus, cedro-autraliano, eucalipto-autraliano, eugno-africano e aucteca, que receberam aplicações para aplicativos até silvicultura de precisão. A utilização por segmentos demonstra sua importância e amplitude de usos.
Saiba mais sobre os softwares da série Sis
Os softwares contemplam espécies dos gêneros Pinus e Eucalyptus , além de acácia-negra, araucária, bracatinga, cedro-australiano, mogno-africano e teca. Eles aumentarão informações que permitirão otimizar a produção a renda do produtor. Fáceis de operar, os programas auxiliares como tomada de decisão sobre quando, quanto como desbastar, e quando fazer a colheita final. Os sistemas indicam o crescimento e produção das árvores e possibilitam simular vários desbastes, gerando para cada um e para a colheita final, uma tabela de produção por classes de diâmetro. Além disso, são fornecidos os volumes de madeira por tipos de utilização industrial, tendo por base as dimensões de toras conforme o usuário indicado.
Os softwares são utilizados por empresas/instituições em diversas atividades, especialmente com o manejo e a floresta da floresta, de assistência técnica rural, institutos ambientais, cooperativas, secretarias municipais, associações e associações e têm usado os sistemas para dar assistência técnica e auxiliar na implementação de universidades de incentivo ao reflorestamento e técnicas de reflorestamento, em atividades de centros, pesquisa e extensão, por consultorias, profissionais autônomos e produtores ações de forma independente ou por meio da assistência técnica
Por ano, em média, são feitos quatro mil downloads dos softwares da série pelo link https://www.cnpf.embrapa.br/software/ , um número que permanece alto com o passar dos anos, segundo a análise do pesquisador.
O 9º Workshop é uma realização da APRE e da Embrapa Florestas, com patrocínio de Becomex, Lavoro/Florestal, e Trimble; e apoio da Abimci, Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Sistema Fiep, Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef), Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Universidade Federal do Paraná (UFPR) ), Unicentro Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Fonte: Embrapa Florestas