WoodFlow análise: Intermodal 2024 e a necessidade de investimentos na cadeia logística

Na primeira semana de março, a WoodFlow marcou presença na Intermodal South America 2024, a maior feira do setor de logística da América do Sul. A feira integrou ainda eventos técnicos que debateram a eficiência, a sustentabilidade e a tecnologia voltada à logística global. “Como ponto alto, podemos destacar que o transporte marítimo, sobretudo no sul do Brasil, está sofrendo com a falta de estrutura”, analisou a Co-founder da WoodFlow, Giullian Fernanda da Silva.

Um dos pontos analisados por Giullian é a dificuldade de escoar contêineres no sul do país. Segundo ela, a feira trouxe à tona as dores dos exportadores, como a sobrecarga do Porto de Paranaguá (PR), devido, principalmente, à reforma no porto de Navegantes (SC) e à incerteza da reabertura do porto de Itajaí (SC).

“Somado à conjuntura internacional de transporte marítimo, podemos dizer que há consequências graves. No segmento de madeira, em que atuamos, os efeitos já são sentidos, sobretudo no volume de exportações que estão menores”, disse Giu.

O transporte marítimo de cargas internacional vem sofrendo amargas consequências desde o ano passado devido a dois eventos: O primeiro é a seca no Canal do Panamá, que reduziu drasticamente o número de navios que cruzam do oceano pacífico para o atlântico; o segundo são os ataques dos Houthis a navios no Canal de Suez, essa insegurança faz com que empresas desviem essa rota, aumentado o trajeto em duas semanas, pelo Cabo da Boa Esperança.

Sustentabilidade e Tecnologia

Um debate muito relevante na Intermodal foi a adoção de medidas de redução da pegada de carbono do setor logístico e o investimento em tecnologias para aumentar a eficiência dos portos. “Os portos brasileiros estão carentes de investimentos públicos e privados para aumentar a capacidade, a sua eficiência e, por consequência, a tecnologia aplicada à movimentação de cargas”, opinou a especialista em exportação da WoodFlow, Gisele Santos, que também esteve presente na feira. Diante desse cenário, diversos expositores abordaram o uso de novas tecnologias, uso de drones e outras inovações do setor foram destaque.

Negócios

Além de debater o futuro do setor logístico nacional, a Intermodal também foi oportunidade para se fazer negócios. “[a presença na feira] Nos proporcionou uma ampla visão das novidades e direções do mercado, mas também atuou como um impulsionador para fortalecer e expandir nossa rede de contatos. Ao longo dos três dias do evento, renovamos laços com parceiros e amigos de longa data, fortalecendo ainda mais as relações cruciais para o êxito na exportação de madeira do Brasil para o mundo. Além disso, foi uma oportunidade para estabelecer novas conexões, abrindo caminho para futuras colaborações”, finalizou Giullian.

Sobre a WoodFlow

A WoodFlow é uma plataforma online especializada na exportação de madeira brasileira. Com conhecimento técnico especializado, seleciona os melhores produtores, realiza o processo de cotação e negociação e oferece rastreabilidade e transparência no acompanhamento dos pedidos. Mais do que um portal, a WoodFlow conecta importadores do mercado global com produtores brasileiros.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S