Webinar ‘Embalagem de Papel, a Escolha Natural’ reuniu especialistas internacionais para debater a sustentabilidade das embalagens de papel

Evento foi transmitido ao vivo no dia 26 de junho e está disponível online

São Paulo, julho de 2025 – Foi realizada no dia 26 de junho a 5ª edição do já tradicional webinar “Embalagem de Papel, a Escolha Natural”, neste ano com o tema “Robustez e versatilidade a toda prova”. A proposta foi demonstrar, com exemplos concretos, como o papel tem se destacado como solução de embalagem mais sustentável, eficiente e adaptável às diferentes demandas do mercado.

O encontro contou com a participação de três convidados de destaque: o britânico Ian Bates, consultor da Blu8 para inovação em produtos à base de fibras, com mais de 25 anos de experiência no setor; a sueca Louise Werner, diretora do Grupo Absolut; e Thiago Vasconcelos Duenha, especialista em sustentabilidade da Arcos Dorados (MacDonald’s). A mediação foi conduzida pela jornalista Paulina Chamorro, reconhecida por sua atuação em temas ambientais e colaboração com veículos como National Geographic Brasil, GO Outside e O Eco.

A abertura ficou a cargo do embaixador José Carlos da Fonseca Jr., presidente-executivo da Empapel, que reforçou a importância da parceria entre as entidades organizadoras — Empapel, Ibá e Two Sides — e a continuidade do evento como espaço de informação qualificada. “Este encontro já se consolidou em nossas agendas, recebendo mais de 600 inscritos de todo o mundo nesta edição. É uma alegria fazer parte de um debate tão frutífero e pertinente para nosso planeta”, disse.

Gerente de Política Industrial da Ibá, Carlos Mariotti falou em nome do presidente da associação, Paulo Hartung. Ele ressaltou a relevância do trabalho das entidades na promoção do papel e destacou a contribuição da indústria de árvores cultivadas, que planta em mais de 10 milhões de hectares no Brasil e preserva outros 7 milhões de florestas nativas — uma área superior ao estado do Rio de Janeiro.

Já Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil, destacou o valor construtivo do evento ao apresentar inovações concretas que demonstram o papel como aliado do consumo consciente. “Organizamos esse encontro anualmente para promover a produção e o uso consciente do papel, bem como esclarecer equívocos comuns. Precisamos buscar formas mais sustentáveis de produzir, transportar, consumir e dispor”, disse.

Na sequência, Ian Bates foi o primeiro a palestrar. O consultor falou sobre as tendências e o potencial do mercado global de papelcartão e como tem ajudado grandes varejistas e marcas a reduzirem a dependência por embalagens plásticas de uso único. “Nós humanos somos os únicos a produzir desperdício e isso precisa mudar. A natureza não polui e temos muito a aprender com ela”, disse. O britânico apresentou dados de Two Sides sobre as percepções dos consumidores, além de dois relatórios de inteligência de mercado que serão publicados neste ano. “Nunca houve uma época mais importante para estarmos em dia com os fatos e saber onde estão as oportunidades”.

Louise Werner, por sua vez, compartilhou a jornada do grupo Pernod Ricard, para desenvolver uma garrafa 100% renovável e reciclável para a vodka Absolut. Desde 2019, a empresa vem desenvolvendo parcerias para atingir esse objetivo. “Essa iniciativa atravessa todo o nosso portfólio. Acreditamos termos a responsabilidade de assumir a liderança para desenvolver a embalagem do futuro”, disse. O objetivo é que a embalagem, além de exibir a marca e armazenar um líquido, também seja imbuída de propósito, sendo customizada para as necessidades do consumidor em um nível individual. 

Por fim, Thiago Duenha falou sobre a crescente adoção de embalagens e utensílios de papel nos restaurantes da rede McDonald’s na América Latina — onde a marca tem mais de 2 mil restaurantes espalhados por 20 países. Segundo Duenha, a estratégia de sustentabilidade na rede é chamada de Receita do Futuro e é composta por seis pilares, sendo três ambientais e três sociais. Na frente ambiental, a proposta abarca a redução de emissões de gases de efeito estufa na cadeia, com investimentos em energia renovável; economia circular, com foco em embalagens e resíduos; e abastecimento sustentável, que consiste na certificação dos itens utilizados. “Temos o compromisso de que nossas embalagens de fibra venham 100% de fontes recicladas e certificadas e estamos comprometidos com soluções inovadoras que reduzam o desperdício e maximizem a reutilização de materiais em nossa cadeia”, explicou. 

O webinar contou com o apoio de mais de 30 entidades nacionais e internacionais e o patrocínio das empresas Irani, Papirus e da feira Expoprint, reforçando o compromisso do setor com a inovação, a sustentabilidade e o diálogo com a sociedade. O evento completo está disponível no Youtube.

Sobre a Empapel

A Empapel, Associação Brasileira de Embalagens em Papel, surge em 2020 no lugar da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO) – que desde 1974 representou aquele segmento. Com a ambição de ir além do papel ondulado, a entidade tem como missão ser reconhecida como uma associação que transforma o diferencial ambiental das embalagens de papel. A associação quer promover uma ampliação de mercados e de oportunidades de negócios para seus associados, além de alcançar protagonismo em soluções para embalagens.

Sobre a Ibá

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais e de restauração, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 50 empresas e 10 entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais.

Sobre Two Sides

Fundada em 2008, Two Sides é uma iniciativa global, sem fins lucrativos, que divulga os atributos únicos, sustentáveis e atraentes do papel e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre seus impactos ambientais. Two Sides é uma colaboração de empresas de celulose, papel, embalagens, gráficas, editoras, jornais e revistas e opera na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Papel, cartão e papelão são recicláveis biodegradáveis e provêm de florestas cultivadas.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S