Treevia recebe Prêmio Mundial de Inovação e Design

A startup brasileira Treevia ganhou nesta semana destaque internacional após conquistar o prêmio de Design mais prestigiado no mundo, o iF Design Award. O Prêmio é realizado desde 1954, e é conhecido como o “Oscar” do design, em 2024 recebeu mais de 11.000 inscrições, de mais de 72 países diferentes. Neste ano dentre as empresas premiadas estão grandes nomes da tecnologia como Apple, Samsung, HP, Sony, etc.

Mas nesse ano quem roubou a cena foi a segunda versão do sensor IoT SmartForest da Treevia, um dendrometro digital, que é capaz de permitir quantificação do crescimento e do carbono florestal remotamente, a empresa recebeu o iF Gold, a mais alta honraria do prêmio.

A Treevia, é uma empresa de tecnologia florestal genuinamente brasileira, fundada em 2016 por três engenheiros florestais, Esthevan Gasparoto, Emily Shinzato e Maycow Berbert, a empresa possui sede em São José dos Campos, porém atua em todo território nacional auxiliando na gestão e no monitoramento florestal de mais de 200mil hectares de florestas.

Segundo a empresa, o sensor SmartForest 2.0 é um equipamento capaz de transformar o manejo florestal ao literalmente conectar florestas à internet. O sensor, é fixado em árvores estatisticamente selecionadas e coleta além do crescimento florestal, variáveis ambientais como umidade e temperatura. Todos os dados são conectados a um sistema online, isso permite que gestores florestais, possam monitorar na palma da mão o crescimento diário da floresta, entendendo os efeitos das mudanças climáticas e reajustando dinamicamente a expectativa do crescimento futuro da floresta, isso por usa vez permite um manejo cada vez mais eficiente e otimizado.

No Brasil grandes empresas como Eldorado, Veracel e CMPC, já utilizam a tecnologia. Entretanto Esthevan (Diretor Executivo) garante, “o nosso papel é democratizar o acesso a este tipo de tecnologia, já temos inclusive diversos produtores rurais utilizando”. Para Gasparoto, quando o empresário percebe a quantidade de dinheiro desperdiçado pela falta de informação adequada para tomada de decisão estratégica, o valor do investimento facilmente justificado.

Maycow Berbert, diretor de tecnologia foi quem recebeu o prêmio em mãos em Berlim, ele explica que o equipamento é capaz de medir o crescimento em escala de submilimétrica, e não tem limites máximos e nem mínimos para fixação nas árvores, podendo inclusive ser instalado em mudas, sendo capaz de durar vários anos na floresta. Para ele o prêmio foi uma grande conquista. “-A premiação endossa um trabalho continuo de pesquisa e desenvolvimento que vem sendo feito a várias mãos por vários anos, somos a empresa mais avançada do mundo quando o assunto é inovação em tecnologias para mensuração e quantificação florestas e carbono”

Para Emily, diretora de operações, o prêmio abre margem para uma ambição ainda maior, a empresa já possui projetos em todo território nacional e no Uruguay, entretanto o sonho é ser global. “Além do monitoramento em florestas plantadas, hoje temos sensores instalados em projetos de restauração em todos os estados da Amazonia, e também estamos desenvolvendo projetos de NbS para geração de créditos de carbono no Cerrado” para Shinzato, aonde existir floresta, existe uma oportunidade de melhorar a sua gestão por meio de um monitoramento mais eficiente, não importa a sua localização no globo.

Sensor IoT SmartForest da Treevia.
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S