A era dos arranha-céus de madeira chegou. É o caso de Skelleftea, no norte da Suécia, onde uma torre de 20 andares foi inaugurada esta semana e chega a 80 metros de altura.
A pequena cidade sueca acaba de inaugurar um edifício excepcional: um novo centro cultural, encimado por um hotel, que atinge uma altura de 80 metros e tem 20 andares. Para uma torre toda em madeira, esta é a primeira vez no mundo.
“ Em 2015, quando propusemos esse edifício de madeira, as pessoas pensaram que éramos loucos”, disse Oskar Norelius, um dos arquitetos. O mais difícil é mostrar que o que funciona na teoria também funciona na prática, porque nunca havia sido feito antes. “
A madeira, cortada das florestas circundantes, está em toda parte. Na própria estrutura da torre, visível a quilômetros de distância. Na sala de espetáculos com 1.200 lugares, na biblioteca, nas salas de exposições e até nos poços dos elevadores.
” É um edifício do século 21 “
Nos pisos superiores, os quartos do hotel são módulos pré-fabricados todos em madeira, que foram erguidos tal como estão por uma grua e cuja montagem demorou apenas algumas horas. Você pode ver e tocar as placas de metal simples fixadas por parafusos que prendem esta unidade.
É bastante confuso, mas para Oskar Norelius, faz parte da experiência. “ É um edifício do século 21 e essa é uma das razões para vir aqui para ver que se mantém, que não se move. Outra vantagem dos edifícios de madeira, e não menos importante: eles permitem que o carbono na atmosfera seja fixado por um período muito longo.
Fonte: RFI
Foto: White Arkitekter