A primeira semana da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém (PA), foi marcada por agendas estratégicas para a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF). Integrando a delegação oficial do Brasil e com acesso à Zona Azul da Conferência, o diretor-executivo da entidade, Wilson Andrade, participou de debates centrais sobre clima, bioeconomia, inovação e o papel das florestas baianas e brasileiras no enfrentamento da crise climática.
Durante a semana, Andrade participou de um almoço promovido pela Embaixada da Finlândia, que contou com um pavilhão ativo na programação da COP30. A agenda reuniu representantes do setor florestal e instituições dos dois países. Da Finlândia, participaram o novo embaixador Antti Kaski e os ministros de Ciência e Desenvolvimento Econômico e o de Relações Exteriores.
“Continuamos acompanhando e participando do trabalho exemplar feito durante a COP30 pela CNI, CNA, pela Abit e Ibá, inclusive servindo como elo entre algumas delas e a Finlândia. Reconheço a liderança desse país como exportador de tecnologias e equipamentos, não somente na área de madeira, como também em economia circular, energias renováveis, segurança pública e defesa militar, tecnologia da informação e educação”, declara Andrade, Cônsul Honorário Emérito da Finlândia e Diretor Regional Nordeste da Finncham, entidades responsáveis por apoiar iniciativas de cooperação econômica e institucional entre Brasil e Finlândia.



Outro ponto marcante da primeira semana foi a participação de Andrade no painel “Sistemas Florestais – Benefícios dos Produtos de Base Florestal”, realizado na AgriZone COP30 e promovido pelo Sistema CNA/Senar. O debate contou também com Isadora Vilela (Coordenadora ESG da Melhoramentos), representantes da Ellen MacArthur Foundation e Adriano Scarpa (Gerente da Ibá). O painel foi transmitido ao vivo como parte da programação oficial da conferência e abordou temas como o papel das florestas plantadas na redução de emissões, inovação em produtos de base florestal e os avanços do setor na transição para uma economia de baixo carbono. A presença da ABAF no painel reforçou a contribuição do setor para soluções estruturais de longo prazo, articulando ciência, setor produtivo e políticas públicas na agenda climática.
“Podemos também destacar também a intensa e importante participação das empresas associadas da ABAF, como a Bracell, a Suzano e a Veracel. O setor de base florestal já pratica aquilo que muitos segmentos ainda precisam acelerar: alta produtividade, competitividade e processos que resultam naturalmente em descarbonização. Assim, com os avanços na silvicultura do eucalipto, mostramos que é possível produzir mais, emitir menos e gerar resultados econômicos.” afirma o diretor-executivo da ABAF.
Andrade, que é também presidente da Câmara Setorial de Fibras Naturais (CSFN/MAPA) participou do seminário “Bambu: ativo ambiental inclusivo e suas contribuições para a bioeconomia e tecnologia” promovido pela Rede Brasileira do Bambu (RBB). “Descarbonizar, adequação aos novos tempos, promover a economia circular e reflorestar. Esses são os principais pontos discutidos e que serão o norte das novas definições na COP30. E as fibras naturais também têm muito a contribui com isso. Mas é preciso avançar. Nós aproveitamos 5% do peso da planta, que é a fibra extraída das folhas e que vendemos para o mercado internacional para várias atividades. Mas é preciso utilizar 100% da planta. Essa é a política que a ONU prega, que as políticas de combate ao aquecimento do planeta pregam e recomendam”, explica.
A agenda de comunicação também foi intensa. Wilson concedeu entrevistas a veículos presentes na COP30, destacando a contribuição do setor florestal para a mitigação das mudanças climáticas, a preservação de áreas nativas e o potencial da bioeconomia brasileira.
“Este é um momento crucial para reforçar que o setor brasileiro de árvores cultivadas é parte da solução climática global, unindo produtividade, conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico”, destacou Andrade.
Wilson Andrade – (71) 98801-3000 / wilsonandrade@terra.com.br








