A Prefeitura de Maracás (BA), a Secretaria de Agricultura de Maracás (Sedeama) e o Sindicato Rural de Maracás, com apoio da Câmara de Vereadores de Maracás, do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá (Convale) e da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), vão realizar o “Seminário de Produção Florestal no Vale do Jiquiriçá”, em 12 de setembro de 2025, das 8h às 17h, na Câmara de Vereadores de Maracás.
O principal objetivo do evento é incentivar o pequeno e médio produtor rural a investir na produção de madeira para uso múltiplo, usando o Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). Com vagas limitadas, o evento requer requerimento de inscrições (presenciais) por meio do WhatsApp (73) 99995-5224 (os interessados devem aguardar a confirmação da inscrição).
A programação do evento ainda está sendo construída, mas envolve temas como: plantio de madeira para uso múltiplo, Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), legislação ambiental, utilização de carvão vegetal e biomassa de diversas fontes, diversificação das atividades rurais (especialmente em áreas mais secas), consórcio e/ou cultivo de umbu gigante como fonte de renda alternativa ao pequeno e médio produtor, integração e a valorização do pequeno e médio produtor e processador de madeira plantada, fontes de investimentos, entre outros.
Para o secretário municipal de Agricultura de Maracás, Edmundo Novaes, sediar o seminário no município representa um momento importante para o fortalecimento da produção rural. “Esse evento marca uma nova fase para a nossa agricultura. Trazer um seminário com esse nível de conteúdo e apoio técnico é uma grande oportunidade para os produtores da nossa região. Maracás se orgulha em sediar esse encontro e reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o apoio aos pequenos e médios produtores”, destacou.
O Sindicato dos Produtores Rurais de Maracás acredita que este evento será um momento ímpar e um divisor de águas para a agropecuária de Maracás e Região do Vale do Jiquiriçá. “Nosso sindicato também se coloca à disposição para trazer cursos de formação profissional rural e assistência técnica gerencial para fortalecer o crescimento dessa proposta. Com todas essas ações, esperamos contribuir para o desenvolvimento e aumento da produtividade dos produtores rurais da região”, completou o presidente do Sindicato, Daniel Borges.
“O cultivo de florestas integrado com agrícola e/ou pecuária se torna uma das melhores alternativas como complemento de renda, principalmente pela elasticidade de adaptação em muitas regiões do país. Além disso, o setor florestal pode ser mais abrangente e inclusivo, pois tem uma grande diversidade de uso. A ideia é produzir na Bahia toda a madeira que o estado precisa, gerando ainda mais emprego e renda, com novas contribuições ambientais”, informa Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF.
—
Yara Vasku – Coordenação de Comunicação, Projetos & Eventos
ABAF – Associação Baiana das Empresas de Base Florestal
(71) 3342-6102/ 99119-7746 / comunicacao@abaf.org.br
Site: abaf.org.br / Issuu: abaf_2014 / Instagram: @abaf.bahia / Canal ABAF no YouTube