Empresa também recebe reconhecimento inédito por práticas de liderança, concedido pela FIA Business School em parceria com o Estadão
A Aperam BioEnergia foi apontada, pelo sexto ano consecutivo, como a número 1 no setor de agronegócio no prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar – iniciativa da FIA Business School em colaboração com o Estadão. A companhia se manteve no topo do segmento em 2025 e também ganhou uma conquista inédita: foi reconhecida como a “Mais Incrível em Liderança”, disputando com organizações de grande porte de todos os setores.
A premiação avalia anualmente as empresas que se destacam pelo alto nível de satisfação dos colaboradores e em categorias especiais como Liderança, Equidade, Inclusão e Carreira. Os ganhadores são selecionados com base na pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), que leva em consideração, entre outros critérios, práticas de gestão de pessoas e clima organizacional. O levantamento é aplicado de forma online, gratuito e auditado.

“O que torna essas conquistas ainda mais especiais é o fato de serem baseadas na percepção dos nossos próprios colaboradores e na análise criteriosa de instituições de referência, como a FIA Business School e o Estadão. Essa chancela comprova que estamos no caminho certo, ao construir um ambiente em que todos possam crescer, se desenvolver e se orgulhar de fazer parte”, destaca Ézio Santos, diretor de Operações da Aperam BioEnergia.
Subsidiária da Aperam South America – que figurou entre as principais no setor de Mineração, Metalurgia e Siderurgia na mesma premiação – a BioEnergia é a maior produtora de carvão vegetal do mundo. Localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, possui mais de dois mil colaboradores e produz 440 mil toneladas de carvão vegetal por ano, além de outros bioprodutos – como o biochar e o bio-óleo -, a partir das florestas renováveis plantadas de eucalipto.
Excelência em liderança
Para apoiar os líderes, a Aperam investe continuamente por meio da sua Academia da Liderança. Todos os anos, trilhas de aprendizagem personalizadas são desenvolvidas com base nas necessidades reais identificadas. Cada etapa é planejada para promover o crescimento individual e coletivo, alinhando competências aos desafios atuais e futuros da empresa.
“Criamos iniciativas que oferecem suporte desde o início da jornada das lideranças mais jovens e também programas contínuos de desenvolvimento, mantendo nossos gestores alinhados aos desafios do mercado. Valorizamos igualmente a equidade e investimos no fortalecimento da liderança feminina”, destaca Rodrigo Heronville, diretor de Gente e Gestão da Aperam South America.
Este ano, a empresa lançou o programa EmpoderA dedicado a desenvolver e fortalecer a liderança feminina. O programa parte da convicção de que promover a equidade não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas sim uma estratégia de negócio fundamental para inovação, performance e sustentabilidade. O EmpoderA contempla três trilhas de aprendizagem voltadas à capacitação das lideranças e ao reconhecimento, promoção e apoio de talentos femininos.








