Santa Catarina destaque nacional na indústria da madeira

Observa-se que Santa Catarina tem importante participação no número nacional de empresas florestais, 13% do total, envolvendo 9,4 mil empresas. No estado sobressai o grupo formado pelas indústrias de móveis de madeira (39% do total) e do ramo madeireiro (38% do total). Este último grupo inclui serrarias, fabricantes de painéis de madeira e produtos de valor agregado (portas, artefatos, outros).

As empresas do grupo florestal representam 16% do total e são aquelas que se dedicam a atividades de apoio na silvicultura, colheita florestal, bem como a comercialização de madeira em bruto (lenha/tora/biomassa). O segmento de celulose & papel, apesar da menor participação no número de empresas, também é significante (7% do total envolvendo aproximadamente 600 estabelecimentos). A maioria das empresas de base florestal se referem a unidades de micro, pequeno e médio porte. As empresas de grande porte são principalmente as do ramo de celulose & papel e de painéis reconstituídos.

O estoque total de empregos do setor de base florestal plantada no Brasil, em 2021, foi mais de 664 mil vínculos. Deste total, a contribuição do estado de Santa Catarina foi de 16% (103 mil empregos), onde a maior participação foi do segmento madeireiro, com 44% do total estadual (45 mil empregos), seguido pelo grupo de móveis de madeira (28%), celulose & papel (21%) e florestal (7%). Os empregos gerados por estes segmentos cresceram a uma taxa de 2,3% a.a. no período entre 2015 e 2021.

Fonte: Anuário Estatistico de Base Florestal ACR 2022.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S