Referência global em sustentabilidade, John Elkington visita projetos e instalações da Klabin no Paraná

Sociólogo e criador dos primeiros conceitos sobre responsabilidade corporativa e economia regenerativa veio ao Brasil para palestrar na 5ª edição do INOVA Klabin

A convite da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, John Elkington, sociólogo e autoridade em desenvolvimento sustentável, esteve no País na semana passada para palestrar na 5ª edição do INOVA Klabin — evento voltado aos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores da empresa, que busca promover debates e reflexões que conectam a inovação à sustentabilidade. Após a palestra, Elkington visitou as operações e projetos socioambientais que a empresa possui no Paraná. O criador do conceito “Triple Bottom Line”, que equilibra conceitos econômicos, sociais e ambientais das empresas, estava acompanhado da CEO da Volans, consultoria de ESG para empresas, Louise Kjellerup Roper,

Elkington visitou a Unidade Puma, em Ortigueira, fábrica considerada o maior investimento da história da Klabin e que teve seu projeto realizado com foco em sustentabilidade. Em Telêmaco Borba, pôde conhecer o Centro de Tecnologia Klabin, espaço que que acumula uma jornada de excelência em inovação, com destaque para o desenvolvimento de soluções voltadas à produtividade e à redução de impactos ambientais. A visita também incluiu o Parque Ecológico Klabin — área de quase 10 mil hectares, onde cerca de 91% são formados por florestas nativas, e tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e a reabilitação de animais silvestres e a preservação de espécies em extinção.

Em Imbaú, Elkington teve a oportunidade de falar com participantes do programa de agricultura familiar Klabin Matas Sociais, iniciativa desenvolvida em parceria com a Apremavi e o Sebrae, que visa o fortalecimento econômico, ambiental e social de pequenas e médias propriedades rurais. No Assentamento Guanabara, o sociólogo conheceu uma propriedade-modelo e degustou um café colonial com produtos feitos pelo grupo de mulheres auxiliadas pelo programa. “Mostramos a ele como o Matas Sociais nos ajudou a ter um incremento de nossa renda sem prejudicar o meio ambiente, e oferecemos a ele alguns de nossos produtos para ele degustar, como os queijos que produzimos localmente”, afirma Sirlene Alves Moraes, participante do programa. Elkington plantou uma árvore no local e testemunhou a circularidade promovida pelo Matas Sociais, a partir do fornecimento aos produtores de adubo feito na Central de Processamento de Resíduos Sólidos da Klabin,localizada em Ortigueira. As frutas e hortaliças plantadas pelos participantes do programa tem como um dos seus destinos, os refeitórios da empresa e a alimentação dos animais do Parque Ecológico.

“Ter em nosso evento e em nossas instalações uma figura tão importante no tema de desenvolvimento sustentável é motivo de orgulho para a Klabin e mostra que estamos no caminho certo”, afirma o gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Fonte: Klabin

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S