Parceria Brasil-EUA: Seminário aborda manejo integrado, prevenção de Incêndios florestais e destaca ações do CBMMS

Na última quarta-feira (05/06), aconteceu em Campo Grande no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) o 2º Seminário presencial em Mato Grosso do Sul, intitulado “Resiliência da População Frente aos Incêndios Florestais”. O evento, organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, em conjunto com a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, teve como propósito conscientizar e informar a sociedade sobre as medidas governamentais de redução, monitoramento, fiscalização e conscientização frente aos incêndios florestais. Assim como, a solenidade contou com a presença de 9 representantes do Corpo de Bombeiros Militar dos estados de Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Amapá, Acre, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins e Sergipe.

Acompanhe abaixo o vídeo do presidente do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul, tenente-coronel Leonardo Rodrigues Congro, sobre a importância desse evento para a sociedade:

Estiveram presentes autoridades brasileiras e americanas, com tradução simultânea. Brenda, palestrante inicial, destacou a importância da comunicação na construção da confiança pública para auxiliar na mitigação e controle dos incêndios.

O Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet ressaltou o trabalho preventivo e de responsabilização dos incêndios criminosos realizado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

A Tenente-coronel Tatiane de Oliveira Inoue, diretora da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), salientou a relevância da comunicação para a redução das queimadas causadas por atividades humanas.

Além disso, a tenente-coronel expôs as ações, monitoramento e planejamento estratégico do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) diante dos incêndios, bem como o trabalho de conscientização realizado junto à comunidade local.

O coronel Adriano Rampazo Noleto, subcomandante-geral do CBMMS, expressou a preocupação do órgão e do Estado em monitorar e responder aos incêndios de forma eficiente. Destacou-se a logística, organização e planejamento do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) para integrar as forças de resposta.

O subcomandante-geral do CBMMS pontuou a instalação de bases avançadas em locais remotos de difícil acesso no Pantanal, visando melhorar o tempo de resposta, monitoramento e fiscalização dos incêndios, além de orientar a população local. O evento contou com sistema de tradução simultânea do inglês para o português e vice-versa.

O Serviço Florestal dos Estados Unidos, em parceria com o Governo do Brasil, tem trabalhado com diversas instituições para fortalecer o manejo integrado, prevenção e resposta aos incêndios, além da gestão florestal e socioeconômica. Além dos palestrantes do Estado de Mato Grosso do Sul, esteve presente Brenda Bowen, especialista em Recursos e oficial de informação pública do Serviço Florestal dos Estados Unidos, com vasta experiência em gerenciamento de incidentes relacionados a incêndios florestais.

Brenda Bowen é bacharel em Ciências dos Recursos da Recreação e Turismo pela Universidade de Idaho, com experiência em áreas como o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, Brasil.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul tem atuado proativamente na redução dos impactos ambientais dos incêndios florestais, em ações que visam tanto a prevenção quanto a resposta eficiente a esses eventos.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S