Negócios & gente: setor florestal inova e gera empregos

Com 1,17 milhão de hectares de florestas plantadas, o Paraná ocupa lugar de destaque na silvicultura nacional. É o segundo estado com maior área de pinus no Brasil e responde por mais de 50% da produção dessa madeira no país. Mas o impacto desse setor vai muito além dos números: está presente no cotidiano das pessoas, movimenta a economia, protege o meio ambiente e transforma realidades no interior do estado.

Fraldas, absorventes, cápsulas de remédio, móveis, carvão, papel, tecidos, embalagens, cosméticos. O que esses produtos têm em comum? A madeira, especialmente de florestas plantadas. Isso sem falar nos subprodutos não madeireiros, como erva-mate, pinhão, óleos essenciais e tanino, que também fazem parte dessa engrenagem econômica sustentável.

O Brasil é líder mundial em produtividade florestal por hectare, e o setor cresce com responsabilidade. De acordo com o Relatório Anual da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), são mais de 10,2 milhões de hectares de florestas plantadas no país. No Paraná, a silvicultura representa uma força importante: o estado abriga 11,84% dos plantios nacionais, com destaque para General Carneiro, município que lidera o Valor Bruto de Produção (VBP) da silvicultura no país.

Além de atender a uma demanda crescente por madeira, o cultivo de florestas reduz a pressão sobre matas nativas, recupera áreas degradadas e se destaca como um dos maiores sequestradores de carbono. O setor também investe na preservação de nascentes, biodiversidade e na geração de energia limpa a partir da biomassa.

Em 2023, segundo a IBÁ, o setor gerou 33,4 mil novos empregos, totalizando 2,69 milhões de postos diretos e indiretos em todo o país. No Paraná, o protagonismo é reforçado pela atuação da APRE (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal), que há 57 anos promove o manejo florestal responsável, representa empresas e instituições do setor e conecta inovação, sustentabilidade e educação.

Hoje, 41 empresas associadas à APRE respondem por 45,4% das áreas plantadas no estado. Juntas, elas empregam mais de 500 mil pessoas e geram cerca de 7,8% do PIB paranaense. Dessas áreas, 79,1% possuem certificações ambientais reconhecidas internacionalmente.

A APRE também investe em conhecimento e valorização da informação. Além de contar com dez instituições de ensino e pesquisa no seu conselho científico e realizar projetos como o “Circule um Livro” e ações de educação ambiental, a associação promove o Prêmio APRE de Jornalismo, que está em sua terceira edição. Neste ano, o tema é “Florestas Plantadas e Tecnologia”, e a premiação está com inscrições abertas até 20 de outubro de 2025. Podem participar jornalistas de todo o país com matérias veiculadas entre novembro de 2024 e outubro de 2025, nas categorias texto, áudio e vídeo. Mais informações estão disponíveis no site.

Informações: Mural do Paraná.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S