Foco em madeira macia serrada e compensado de bétula
Quais mercados de fibra longa serrada devem enfrentar excesso de oferta e pressão de preços? E quais mercados estão enfrentando escassez de oferta e aumento de preços? O compensado de bétula pode ser substituído em aplicações industriais por compensado de eucalipto ou álamo? O especialista em produtos de madeira da Indufor, Jaakko Rantanen, estava falando no B2B Wood Summit em Poznan, Polônia, sobre as “ Mudanças na Indústria da Madeira da Eurásia ”, com foco nos desenvolvimentos recentes e perspectivas dos negócios de madeira serrada de fibra longa e compensado de madeira dura.
Jaakko apresentou estatísticas sobre o desenvolvimento dos mercados internacionais de madeira macia serrada e compensado de bétula e seus desenvolvimentos recentes na UE e globalmente. Abaixo estão alguns pontos-chave de sua apresentação.
O mercado de madeira macia serrada na UE e globalmente – pontos-chave
A produção anual europeia de madeira macia serrada de cerca de 105 milhões de m 3 representa cerca de um terço da produção global, que agora é superior a 350 milhões de m 3 . Depois da Europa, os 5 principais países produtores são EUA, Canadá, Rússia, China e Japão. A produção na Europa está concentrada na Alemanha, Suécia, Finlândia e Áustria. Outros produtores notáveis estão na França, Polônia, República Tcheca, Reino Unido e Letônia.
Durante o ataque russo à Ucrânia, as exportações russas para a Europa praticamente cessaram desde o verão de 2022. Os esquemas de certificação florestal foram os primeiros a reagir e cancelaram os certificados de toda a madeira da Rússia. Para compensar a madeira da Rússia, Bielorrússia e Ucrânia, os produtores europeus estão reduzindo suas exportações para fora da Europa. Ao mesmo tempo, a construção industrial em madeira está crescendo na Europa, utilizando diferentes produtos de madeira engenheirada (EWP), como CLT, o que também aumenta a demanda doméstica por madeira serrada. Os danos florestais na Europa Central há alguns anos levarão à falta de abetos no futuro. Devido a isso, as serrarias da Europa Central expandiram suas capacidades de produção nos países nórdicos, criando um “boom” de investimentos, tanto verdes quanto brownfield.

Os produtores russos estão enfrentando desafios de produção, como a falta de peças de reposição, outros desafios logísticos e aumento dos custos de frete para novos mercados. Na América do Norte, o mercado imobiliário dos EUA enfrenta uma demanda reprimida que aumentará a demanda por madeira serrada no longo prazo, enquanto a capacidade de produção do Canadá – tradicionalmente o principal fornecedor do mercado dos EUA – está diminuindo devido aos danos causados pelos besouros o BC e a pressão de ONGs ambientais para reduzir a extração de madeira. O mercado exigiria importações da Europa, especialmente da Alemanha e da Suécia, que tradicionalmente abastecem o mercado norte-americano. O Japão está na mesma situação que os EUA, carecendo das importações anteriores de madeira da Rússia e buscando novos fornecedores europeus. Espera-se que a China, pelo contrário, aproveite os suprimentos russos.
Devido à alta demanda durante a pandemia, um desenvolvimento excepcional de preços foi observado nos EUA, Europa e Japão, mas isso pode estar “esfriando” agora.
Mercado global de compensados
A produção global de compensados foi de cerca de 105 milhões de m 3 em 2021. A região da Ásia-Pacífico é a maior produtora de compensados, seguida pela América do Norte. Além disso, o consumo está concentrado nessas áreas.
O compensado de bétula responde por apenas 5% do volume global de produção de compensado, mas seu consumo cresceu na última década chegando a quase 5 milhões de m 3 em 2020, impulsionado pelo aumento da demanda nos segmentos de alto uso. A Europa continua a ser o maior consumidor de contraplacado de bétula, com cerca de 45% do consumo global total. A Rússia, com sua produção de cerca de 3,6 milhões de m 3 de compensado de bétula (2020), tem sido o maior fornecedor individual de produtos de compensado de bétula certificados de alta qualidade para exigentes segmentos industriais de uso final.

Escassez de abastecimento no mercado europeu
Com as sanções à Rússia, cerca de 1,5 milhão de m 3 de compensado de bétula está faltando no mercado europeu, levando comerciantes e usuários finais a procurar substitutos de qualidade. Os outros produtores, a Finlândia, os países bálticos e a Polónia, podem aumentar até certo ponto a sua produção. No entanto, isso não será suficiente para substituir as importações russas, especialmente quando houver falta de toras de bétula nos países bálticos e na Polônia.
O compensado de bétula pode ser substituído por compensado de outras espécies de madeira, dependendo dos requisitos técnicos/mecânicos da aplicação. A imbatível relação resistência/peso do contraplacado de bétula é um forte trunfo e a sua principal vantagem competitiva. Por exemplo, em cofragens exigentes, a madeira compensada de bétula durável pode ser usada várias vezes.
O compensado de bétula pode ser substituído por compensado de eucalipto da Ásia e da África; contraplacados de álamo originários da China, Espanha ou França; compensado de madeira tropical, mais caro e cuja disponibilidade não pode ser garantida; compensado de madeira macia e outros painéis à base de madeira, como OSB. Todos estes produtos podem substituir o contraplacado de bétula em certos casos ou temporariamente.
Acredita-se que a madeira compensada de bétula russa chegue aos mercados da UE através da China como um produto “chinês”, o que é contra as sanções da UE, e os mercados dos EUA através da China e do Vietnã, também contra as regulamentações dos EUA. No entanto, acredita-se que essa não seja uma tendência duradoura e, portanto, comerciantes e usuários finais terão que encontrar espécies e produtos alternativos de abastecimento.
Nós da Indufor podemos apoiar o seu negócio fornecendo estudos de mercado de classe mundial em madeira serrada, EWPs e outros produtos de madeira, estudos de viabilidade e due diligence relacionados a novos investimentos e projetos, disponibilidade de matéria-prima e avaliações de fornecimento, bem como investidores e trading pesquisas de parceiros.
Para mais informações, entre em contato com Jaakko Rantanen , Consultor Sênior da Indufor.

Fonte: Indufor*
*A Indufor é líder global em Gestão de Recursos Naturais, Consultoria de Investimentos e Consultoria em Desenvolvimento Industrial Estratégico. Apoiamos nossos clientes para competir e crescer de forma sustentável nos mercados internacionais. A Indufor tem escritórios na Finlândia, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e China. Temos mais de 42 anos de experiência em mais de 100 países. Nossos serviços apoiam nossos clientes para tornar o mundo mais sustentável e mais verde.






