Melhorando a compreensão sobre a ótima história sustentável do papel

À medida que a conscientização ambiental aumenta sua influência sobre as decisões dos consumidores, a nova pesquisa Trend Tracker 2025 traz informações atualizadas e muito relevantes sobre a percepção do público quanto aos impactos ambientais da comunicação impressa e das embalagens de papel, cartão e papelão. Realizada com 12.400 entrevistados, em 17 países, a pesquisa aborda os mais importantes temas sobre a sustentabilidade e a eficácia dos produtos derivados do papel. Na América Latina a pesquisa foi realizada no Brasil e na Argentina.

Um número expressivo de consumidores ainda acredita que a produção e o uso de papel, cartão e papelão promovem desmatamento, mas houve uma pequena melhora nesse indicador. Na Europa, a parcela dos que acreditam que as florestas do continente estão diminuindo caiu de 60% em 2023 para 56% neste ano. O fato é que as florestas europeias estão crescendo.  Em outras regiões o indicador permaneceu praticamente estável. No Brasil, o percentual da população que acredita que papel desmata era de 71% em 2023 e caiu levemente para 70%. Entre os argentinos, 78 % dos consumidores relacionaram o consumo de produtos de papel ao desmatamento, pequeno acréscimo em relação aos 77% de 2023. Na América Latina papel, cartão e papelão são feitos exclusivamente a partir de árvores cultivadas, de fibras recicladas ou de resíduos como bagaço de cana, ou seja, a sua produção e uso não contribuem para o desmatamento.

“O mito de que papel desmata ainda está profundamente enraizado entre o público em geral. O objetivo de Two Sides é continuar esclarecendo os consumidores sobre a origem renovável da sua principal matéria-prima, a celulose, e sobre a gestão responsável das árvores cultivadas para essa finalidade na América Latina. Two Sides também trabalha para reforçar as práticas de consumo consciente e da reciclagem”, esclarece Fabio Mortara, presidente de Two Sides América Latina.

A pesquisa também revelou um desconhecimento sobre as altas taxas de reciclagem do papel, mas também apontou uma pequena melhoria nessa percepção, Na Europa, um em cada quatro consumidores agora compreende corretamente que mais de 60% do papel é reciclado no continente – um aumento significativo em relação aos 18% registrados em 2023. Já no Brasil esse percentual cresceu pouco – 21% em 2025 contra 20% em 2023. Na Argentina os números foram 19% em comparação a 16% na pesquisa anterior. Na realidade, a taxa de reciclagem de papel no Brasil está em 58% e na América Latina como um todo a média é de 47%. Ou seja, papel é um dos materiais mais reciclados nessas regiões. Embora a reciclagem seja um pilar fundamental da sustentabilidade, o ciclo de vida do papel depende de um equilíbrio saudável entre fibras recicladas e fibras novas. O papel não pode ser reciclado indefinidamente; fibras novas provenientes de fontes renováveis são essenciais para manter a qualidade e a resistência dos produtos de papel.

A preferência em relação às embalagens de papel, cartão e papelão revelou que no Brasil 59% dos consumidores consideram-nas melhores para o meio ambiente. Na Argentina esse número foi 41% e na América do Norte 51% têm essa percepção.

Para Mortara, “os resultados da Trend Tracker Survey 2025 mostram que ainda há muito trabalho de esclarecimento a ser feito para comunicar a história sustentável do papel – desde a origem renovável da sua matéria-prima, passando pela produção com baixos impactos ambientais, até as altas taxas de reciclagem”.

Com a crescente preocupação pública em torno das mudanças climáticas, da poluição e da escassez de recursos naturais, os produtos de papel oferecem uma alternativa baseada em matéria-prima renovável e reciclável. Desde comunicações impressas e embalagens de papel até produtos de higiene do dia a dia, o papel é essencial e, usado de forma responsável, sem desperdícios, pode contribuir para uma vida mais sustentável.

Iniciativas como a campanha Love Paper, desenvolvida por Two Sides, estão ajudando a promover essa mensagem – divulgando inúmeros benefícios ambientais e práticos do papel por meio da mídia, parcerias e conteúdos educativos.

O que é Two Sides?

Fundada em 2008, Two Sides é uma iniciativa global, sem fins lucrativos que divulga os atributos únicos, sustentáveis e atraentes do papel e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre seus impactos ambientais. Two Sides é uma colaboração de empresas de celulose, papel, embalagens, gráficas, editoras, jornais e revistas e opera na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Papel, cartão e papelão são recicláveis biodegradáveis e provêm de florestas cultivadas.

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