Lages será sede do IV Seminário sobre Sustentabilidade da Araucária

Encontro acontece na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) de 7 a 10 de maio

Com foco na floresta com Araucárias e na conservação da fauna silvestre, acontecerá em Lages, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), o IV Seminário sobre a Sustentabilidade da Araucária. A programação acontece de 7 a 10 de maio.

Uniplac

Mais de 200 pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior inseridas em ambientes com Floresta de Araucária, além de empresários da área, convidados e dirigentes de empresas públicas e privadas, estão sendo aguardadas para participar do evento, que tem o objetivo de difundir conhecimentos científicos sobre as cadeias produtivas da araucária.

Também será debatido a conservação, sustentabilidade e biodiversidade da fauna silvestre da Floresta com Araucárias, abordando estratégias de manejo para conservação, pesquisa e inovação, além de políticas públicas na busca de um melhor cenário futuro para este importante ecossistema.

Programação do seminário

Em sua quarta edição, o seminário terá um cunho binacional, com participação de palestrantes da Argentina. Na programação estão previstas seis palestras, seis mesas redondas, sete minicursos e apresentação de trabalhos científicos na modalidade poster e oral.

Além disso, os Anais do Seminário binacional será elaborado na forma de e-book, contendo os trabalhos científicos. A edição especial da revista do ICMBio publicará os trabalhos com o tema do seminário aprovados pelo corpo editorial da revista.

O seminário é organizado pela Uniplac em conjunto com instituições de ensino superior com área de atuação no Sul e Sudeste de Santa Catarina, e Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, a exemplo da UNIPLAC, UPF, UDESC (Campus Lages), Instituto Federal (Campus Urupema), UFSC, Embrapa Florestas, Universidade Federal do Paraná, Projeto Charão (AMA/UPF), INTA/Argentina. A programação detalhada pode ser acessada através do site oficial.

Evento com alcance binacional

O seminário oportuniza a troca de experiência entre estudantes e pesquisadores do Brasil e da Argentina, além da apresentação de trabalhos científicos por parte do público participante oriundo de outras nacionalidades. Nesta edição, conta com palestrantes da Estação Experimental de Monte Carlo do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuária (INTA) e da Administración de Parques Nacionales San Antonio – Misiones.

Segundo o Professor Drº Jaime Martinez (UPF) e demais pesquisadores e professores que integram a comissão organizadora e estudam a temática no Sul do Brasil, existe a necessidade de resgatar a importância e conservação do pinheiro-brasileiro e desse ecossistema típico dessa região.

— A primeira edição do seminário foi realizada no Paraná em 2012. Depois o evento aconteceu em 2014 em Lages e a terceira edição em 2018 no Rio Grande do Sul. Agora retorna para Lages com um engajamento ainda maior de instituições, e isso nos deixa muito felizes e certos de que será um grande encontro de pessoas interessadas nas temáticas que envolvem a sustentabilidade das araucárias — completou o especialista.

Araucárias são importantes para ecossistema da região

Araucárias podem atingir 50m de altura. Foto: Projeto Papagaio Charão.
Ave é a menor entre as espécies de papagaios brasileiros. Foto: Projeto Papagaio Charão.
Papagaio Charão se alimenta das sementes da Araucária. Foto: Projeto Papagaio Charão.
Árvore é fundamental para a manutenção do ecossistema da região. Foto: Projeto Papagaio Charão.

Informações: NSC Total.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S