Investir em tecnologia na operação logística protege, melhora desempenho operacional e financeiro

Implementar uma política de tráfego capaz de atender todo o processo de produção de uma companhia, como a Eldorado Brasil, exige uma cadeia de decisões de suma importância. Então, é preciso ter clareza de princípios para definir por onde começar.

Analisando os dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – Abramet – que nos diz que 40% dos acidentes de trânsito são devido à sonolência, associado à situação da malha viária brasileira, que não oferece manutenção adequada e proporcional ao crescente número de veículos trafegando, vislumbramos uma equação de imenso risco nas estradas.

Informações como estas são base para a Transportadora Eldorado Brasil. Entendemos que um caminhão na estrada representa diversas vidas e este foi nosso direcionador em 2021.

Assim, trouxemos para o agora o que poderia ser apenas uma visão de futuro. Ampliamos fortemente a tecnologia embarcada em nossa frota e podemos afirmar de maneira muito pragmática que elas salvam vidas! E isso, nos dá a certeza de nossos passos. Primamos pela vida de nossos colaboradores e também de todos aqueles que trafegam pelas rodovias que percorremos.

Desta forma, investimos em caminhões que já vêm de fábrica com alta tecnologia e reforçamos com a aplicação de inteligência artificial a serviço da segurança, da qualidade da performance do motorista e de toda a gestão ligada a este processo.

Aportamos para cada caminhão mais quatro tecnologias de suma importância: telemetria, câmera de detecção de fadiga e distração, sistema de posicionamento via satélite/gprs e sistema informatizado de controle de jornada do motorista.

Certamente, o uso da inteligência artificial é uma das maiores inovações para monitorar o comportamento humano ao volante. A câmera não apenas detecta o cansaço ou a distração, como também chama a atenção do motorista e informa a Torre de Controle sobre a ocorrência.   

Resultado disso é que em poucos meses reduzimos em mais de 80% os casos de distração e fadiga e estamos trabalhando para melhorar ainda mais este número. Já estamos contando mais de 320 dias sem acidentes com afastamento com nossos colaboradores nas estradas.

Estes investimentos em inovação geram outros ganhos para a companhia. Podemos citar a telemetria que informa, em tempo real, tudo que está acontecendo no caminhão como, por exemplo, consumo de combustível, que representa parcela relevante do custo de qualquer transportadora, e desta forma o motorista é orientado para melhorar sua performance. Além de várias outras medições que suportam o time de manutenção no incremento da disponibilidade da frota.

Agregando estas tecnologias ao contínuo treinamento dos motoristas e de todo o time da transportadora, estamos conseguindo incremento considerável na produtividade da frota, além dos ganhos em segurança já supracitados. Tudo isso, também culmina na redução de emissão de poluentes ao meio ambiente, outro grande ganho obtido através das inovações implementadas.

Posicionar-se como um líder global requer comprometimento em cada passo da cadeia que transforma 230 mil hectares de florestas plantadas em mais de cinco mil toneladas diárias de celulose. Atender de maneira segura e eficiente o transporte de madeira e biomassa é o que nos move.

Por meio das nossas decisões e vigilância constante com foco em segurança, estamos preparados para continuar mitigando riscos ao volante e alcançar o máximo da eficiência logística.

Artigo de Marcius de Lucca Braga

Diretor da Transportadora Eldorado Brasil 

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S