Instabilidade europeia altera mercados globais de madeira

A Wood Resources International, uma empresa ResourceWise, acompanha regularmente as tendências e desenvolvimentos que afetam os mercados globais de madeira.

Abaixo, compilamos notícias e dados recentes sobre algumas das regiões globais mais críticas.

Mercados Nórdicos Produzem Quantidade Recorde de Madeira Macia

Os países nórdicos produziram uma quantidade recorde de madeira serrada de fibra longa em 2021. Nos anos seguintes, a produção caiu ligeiramente em cerca de 2% devido ao enfraquecimento dos mercados europeus de madeira no segundo semestre de 2021.

Os níveis de produção estiveram próximos dos máximos históricos na Finlândia, Noruega e Suécia em 2022, com o setor de serraria norueguês tendo o maior crescimento na última década. A produção sueca respondeu por 56% do volume total da região, seguida pela Finlândia (34%), Noruega (9%) e Dinamarca (1%). Essas ações permaneceram praticamente inalteradas na última década.

Cerca de 38% das exportações europeias de madeira serrada de fibra longa são de serrarias nos países nórdicos, abaixo do pico de 45% em 2016. Em 2022, o volume total da sub-região atingiu um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

A Suécia é o maior exportador de madeira serrada de fibra longa da Europa. Em 2020, uma quantidade recorde de madeira foi embarcada do país. No entanto, os volumes caíram mais de 10% no ano seguinte, com o enfraquecimento da demanda europeia.

Em 2022, os mercados de exportação foram mistos, com o fortalecimento da demanda por madeira sueca nos EUA (+84% ano a ano), China (+83%) e região do Oriente Médio e Norte da África (+34%). Isso ocorreu mesmo quando as vendas para a Europa caíram cerca de 5%.

A Finlândia ficou em terceiro lugar entre os países exportadores de madeira na Europa e foi o único país do norte da Europa que reduziu os embarques em 2022. Os volumes de exportação caíram 2,2% ano a ano, mas o valor foi superior à média de 10 anos.

Demanda por madeira macia diminui ano a ano na Alemanha

A demanda por madeira caiu na Alemanha em 2022, resultando em um declínio de 34% ano a ano nas importações de madeira serrada de fibra longa. Este é o nível mais baixo em mais de dez anos.

Todos os países fornecedores enviaram menos madeira para a Alemanha em 2022. Mas as serrarias nas regiões nórdica e báltica ganharam participação de mercado relativa. Além disso, fornecedores da Europa Central, Rússia, Bielo-Rússia e Ucrânia perderam participação.

A Alemanha continuou como exportadora líquida de madeira embarcada em volume recorde em 2022. O país expandiu e modernizou seu setor de serrarias nos últimos anos e tornou-se mais competitivo nos mercados globais.

Nos últimos cinco anos, a produção de madeira aumentou 6%. As exportações líquidas aumentaram significativamente com um aumento de 125% na produção em 2022 em comparação com os dados de 2018.

As mudanças mais significativas nas vendas de madeira para os 15 principais mercados desde 2018 ocorreram nas seguintes áreas:

  • China (+329%)
  • Taiwan (+219)
  • Estados Unidos (+186%)
  • Polônia (+129%)

No mesmo período, houve quedas menores nos embarques para os países vizinhos. Isso inclui a República Tcheca, Holanda, Reino Unido, França e Áustria.

Mercados de madeira da Rússia perdem US$ 1 bilhão

Em resposta à invasão russa da Ucrânia, muitos mercados europeus e asiáticos fecharam seus portos para as serrarias russas. Isso fez com que as exportações de madeira de fibra longa caíssem quase 21% ano a ano de 2021 a 2022.

O valor perdido estimado pela redução nas exportações foi de cerca de US$ 1 bilhão. No segundo semestre de 2022, não houve embarques para a Europa. Os volumes também diminuíram em comparação com o primeiro semestre de 2022 para o Japão e a Coreia do Sul.

Como resultado, os produtores de madeira russos tiveram que redirecionar as vendas para o mercado doméstico e mercados de preços mais baixos nas seguintes áreas:

  • África do Norte
  • Médio Oriente
  • Países da CEI
  • Peru

As remessas caíram para a maioria dos países em 2022, com as quedas mais significativas para os países da “Lista de países hostis” da Rússia.

Os países que aumentaram sua participação nas exportações totais da Rússia incluíram:

  • Uzbequistão
  • Egito
  • Cazaquistão
  • Tadjiquistão
  • Peru
  • Cingapura
  • Emirados Árabes Unidos
  • Irã

China vê níveis de importação mais baixos em 12 anos

As importações de madeira serrada de fibra longa da China em 2022 caíram para o nível mais baixo em 12 anos, quando o país foi bloqueado em resposta à epidemia de COVID. Os volumes de importação caíram em relação ao pico de 2019 – um ano antes do surto de COVID-19.

As fontes de fornecimento de madeira para a China mudaram na última década. As mudanças mais significativas foram um declínio substancial nas remessas da América do Norte e aumentos de fornecedores europeus. Isso, portanto, aumentou substancialmente suas participações de mercado.

A Rússia também aumentou sua participação para se tornar o maior fornecedor da China. Eles respondem por quase dois terços do volume de importação em 2022.

No segundo semestre de 2022, houve mudanças significativas nas importações de madeira da China. A participação russa caiu de 73% das importações totais no 3º trimestre de 2022 para 57% no 4º trimestre .

Por outro lado, os produtores europeus de madeira embarcaram mais volume. Sua participação de mercado cresceu de 14% no terceiro trimestre de 2022 para uma alta histórica de 27% no último trimestre de 2022. Os fornecedores europeus predominantes incluíam (em ordem decrescente) Finlândia, Suécia, Bielo-Rússia e Alemanha .      

Os preços de importação da madeira caíram cerca de 7% durante 2022. As quedas mais significativas foram para a madeira embarcada da Finlândia, Suécia e Canadá.  

Rastreie os preços globais da madeira serrada com os preços do WoodMarket

A Wood Resources International, uma empresa ResourceWise, oferece informações importantes, dados de preços e inteligência de mercado para assinantes com sua plataforma on-line interativa, WoodMarket Price (WMP).

Tela inicial da plataforma de preços WoodMarket com um mapa das áreas de preços globais, uma lista de preços de madeira, atualizações e resumos de blogs.

O serviço de dados de preços, criado em 1988, tem assinantes em mais de 30 países. A WMP rastreia os preços de toras, celulose, madeira serrada e pellets e relatórios sobre o comércio e os desenvolvimentos do mercado de madeira na maioria das principais regiões do mundo.

A plataforma WMP fornece uma ferramenta única e valiosa para cada empresa e organização que requer atualizações sobre os últimos desenvolvimentos dos mercados globais de produtos florestais.

Fonte: Forest2Market

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S