Material tem por objetivo apresentar setor para jornalistas e auxiliar na apuração de pautas e reportagens; inscrições para Prêmio Ibá vão até dia 1º de outubro
São Paulo, setembro de 2025 – Com o objetivo de apresentar o setor de árvores cultivadas a jornalistas e auxiliar na elaboração de pautas e apuração de reportagens, a Ibá relançou o Manual do Setor. O guia chega por ocasião do 2º Prêmio Ibá de Jornalismo, concurso que reconhece o trabalho de qualidade da imprensa sobre a indústria de árvores cultivadas para fins industriais e de restauração de nativas, e cujas inscrições estão abertas até o dia 1º de outubro.
No Manual do Setor, é possível encontrar os principais dados sobre esta agroindústria, definições de termos técnicos, apresentação dos alicerces sobre os quais ela está baseada, explicações para equívocos comuns e referências de fontes que podem ser ouvidas na construção de reportagens. Uma novidade deste ano é que a publicação traz um anexo dedicado às associações regionais, com dados sobre o setor nos principais estados em que ele está presente.
O material é destinado tanto para jornalistas que não conhecem o setor, quanto para aqueles que já têm alguma familiaridade e gostariam de sanar dúvidas ou ter ideias de pautas. Também pode ser usado por estudantes, pesquisadores e todos os profissionais com interesse de conhecer um pouco mais sobre essa indústria de forma prática e didática. Ele pode ser baixado gratuitamente em iba.org/premio.
O setor brasileiro de árvores cultivadas é uma potência da bioeconomia global. Planta, colhe e replanta em mais de 10 milhões de hectares, além de preservar 7 milhões de hectares em áreas nativas. Trata-se de uma agroindústria que faz uso inteligente da terra, respeita a natureza e cuida das pessoas.
Todas as informações sobre inscrição estão disponíveis em iba.org/premio.
O prêmio
A 2ª edição do Prêmio Ibá de Jornalismo visa estimular e reconhecer a cobertura jornalística de qualidade relacionada ao setor de árvores cultivadas para fins industriais e de restauração.
Em 2025, assim como no ano passado, serão quatro as categorias para inscrição: vídeo, áudio, texto e veículo setorizado. Uma reportagem será premiada por categoria, recebendo o valor de R$ 5 mil, além de troféu e certificado. Haverá ainda uma menção honrosa no valor de R$ 3 mil.
Para concorrer, trabalhos podem ser enviados até o dia 1º de outubro pelo formulário de inscrição disponível no site da Ibá (www.iba.org/premio). As reportagens devem respeitar alguns critérios básicos, entre eles, serem publicadaa em um veículo de imprensa entre o dia 1º de janeiro de 2025 até o término das inscrições. O edital com todas as regras também está disponível no site da Ibá.
Assim como no ano passado, o Prêmio Ibá de Jornalismo conta com uma banca avaliadora de peso, formada por especialistas renomados de diversas áreas. São eles Leão Serva, diretor Internacional de Jornalismo, correspondente em Londres da TV Cultura e professor de Ética Jornalística na ESPM-SP; José Otávio Brito, professor titular sênior da USP no Campus Luiz de Queiroz, em Piracicaba (SP); e Cindy Correa, especialista em gerenciamento de crise e Comunicação 360º e gerente de Comunicação da Ibá.
Em seu primeiro ano, o Prêmio Ibá recebeu mais de 100 reportagens enviadas por profissionais de 17 estados de todas as regiões do país. A maioria das inscrições foi feita na categoria escrita (62), seguida por TV (28), veículo especializado (11) e áudio (7). Entre as reportagens premiadas, houve trabalhos de grandes veículos nacionais, assim como de filiadas, jornais e rádios regionais.
Sobre a Ibá
A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais e de restauração, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 50 empresas e 10 entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas. Esse é um setor protagonista da bioeconomia de larga escala, oferecendo soluções para um mundo que precisa descarbonizar com serviços ecossistêmicos, como a remoção de carbono, e dando origem a produtos recicláveis, biodegradáveis e provenientes de fonte renovável.
Site: iba.org/
Instagram: www.instagram.com/iba_oficial/
Facebook: web.facebook.com/industriabrasileiradearvores