Concurso recebeu 125 reportagens de 18 estados de todas as regiões do país
A Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) anunciou nesta quarta-feira (3) os vencedores de seu 2º Prêmio de Jornalismo. Foram 4 reportagens condecoradas nas categorias texto, vídeo, áudio e veículo especializado, além de uma menção honrosa. Os vencedores receberão o valor de R$ 5 mil cada, além de troféu e certificado.
Em seu segundo ano, o Prêmio Ibá recebeu 125 reportagens, enviadas por profissionais de 18 estados de todas as regiões do país, além do Distrito Federal. Entre as reportagens premiadas, há trabalhos de grandes veículos nacionais, assim como de filiadas, jornais e rádios regionais. Os trabalhos no geral abordaram as tarifas norte-americanas, o desempenho da silvicultura regional, a bioeconomia e a inovação do setor, entre outros temas.
Os vencedores foram selecionados por uma banca de jurados de peso, formada por especialistas de diferentes áreas. São eles Leão Serva, professor de Ética Jornalística na ESPM-SP e colaborador da TV Cultura em Londres; José Otávio Brito, professor titular sênior da USP (Universidade de São Paulo) no Campus Luiz de Queiroz; e Cindy Correa, gerente de Comunicação da Ibá. Cada um dos jurados pontuou as reportagens a partir de quatro critérios: relevância no debate público; qualidade da apuração; originalidade e abordagem; clareza, estrutura e qualidade narrativa. Os vencedores de cada categoria foram definidos a partir da somatória da pontuação média de cada jurado.
A entrega dos troféus e certificados será realizada nesta quarta-feira (3), em São Paulo, durante jantar de confraternização de fim de ano das entidades Ibá, Empapel, ABTCP e SIP, evento que reunirá lideranças do setor e parceiros.
O Prêmio Ibá de Jornalismo foi criado para estimular a cobertura jornalística de qualidade relacionada ao setor de árvores cultivadas para fins industriais e de restauração. Seu objetivo é reforçar os benefícios sociais, ambientais e econômicos gerados por essa agroindústria, além de reconhecer a excelência do trabalho da imprensa.
Confira abaixo os vencedores de cada categoria, além da menção honrosa do 2º Prêmio Ibá de Jornalismo. Mais informações estão disponíveis em iba.org/premio.
CATEGORIA TEXTO
Título: Do pinus ao pixel, o futuro sustentável que brota no Sul do Brasil
Veículo: Conexão Safra
Jornalista(s): Leandro Fidelis
CATEGORIA VÍDEO
Título: Pinus – O tesouro verde do Paraná
Veículo: Rede Massa
Jornalista(s): Adriana Justi, Angela Rosa, Rhuan Cachel, Valdir Bezerra, Bruno Romualdo, Paulo Sérgio, Giulia Lopes e Ana Paula Ribeiro
CATEGORIA ÁUDIO
Título: Tarifaço na madeira
Veículo: Banda B
Jornalista(s): Francielly Azevedo e Antonio Nascimento
CATEGORIA VEÍCULO SETORIZADO
Título: Sustentabilidade na indústria de painéis de madeira
Veículo: Revista Móbile Fornecedores
Jornalista(s): Thiago Rodrigo
MENÇÃO HONROSA
Título: Plantando Água
Veículo: O Tempo
Jornalista(s): Queila Ariadne, Maria Irenilda e Milena Geovana







