Escopo fornecido pela Valmet inclui uma caixa de entrada, um shaker, equipamentos de automação e camisas de rolo de sucção para elevar a qualidade do papel e ampliar a eficiência operacional.
A Valmet, líder global em tecnologias para as indústrias de processo, fechou um projeto significativo com uma empresa do grupo argentino, que atua com soluções de embalagens. O escopo contempla uma caixa de entrada New IntelliJet V com controle de diluição, um shaker, camisas de rolo de sucção e equipamentos de automação, tais como: QCS, IQ Steam Profiler, IQ Moisturizer Profiler, WMS, WIS e WEM, entre outros. Depois de anos de discussões técnicas e comerciais, o contrato foi assinado em setembro de 2025.
Os principais desafios do projeto incluíam a parte técnica e, principalmente, a adaptação da proposta comercial à realidade do mercado argentino. “Conseguimos compreender as necessidades do cliente e oferecer a melhor solução técnica, garantindo confiabilidade e aumento de eficiência e qualidade do papel. Além do desafio técnico, a adequação comercial foi um dos pontos mais complexos e que demandou resiliência por parte da Valmet e do cliente. Com o apoio do cliente, ajustamos a proposta em função do cenário econômico local”, explica o Vice-presidente de Serviços da Valmet, Felipe Floriani.
“Estamos muito felizes e orgulhosos em fechar um pacote tão importante para o setor. Esta negociação representa um marco significativo para a Valmet, pois permite consolidar nossa presença no mercado argentino de papel embalagem, um mercado estratégico para a região. É a prova do nosso compromisso em oferecer a melhor tecnologia e suporte para impulsionar a produtividade e a qualidade do papel produzido pelos nossos clientes,” afirma o Diretor de Papel, Packaging e Tissue da Valmet, Rogério Berardi.
O coração da máquina de papel
A Caixa de Entrada New IntelliJet V reforça o compromisso da Valmet com a qualidade do papel. O equipamento é responsável pela perfeita distribuição das fibras sobre a mesa plana para formação da folha, etapa determinante para a qualidade do papel e o desempenho da máquina.
“A caixa de entrada é considerada por muitos ‘papeleiros’ como o coração da máquina. Com a nova IntelliJet V e seu sistema de diluição, nosso cliente terá ganhos significativos de qualidade, isso tanto no aspecto visual como na redução da variação do perfil de gramatura, e melhora de outras propriedades físicas importantes do papel embalagem. Ou seja, apesar de não ter incremento de produção, a instalação da nova caixa de entrada aumentará a competitividade do nosso cliente”, conta o Gerente de Vendas e Tecnologia da Valmet, Claudio Vitali.
A fabricação ocorrerá no centro de tecnologia da Valmet em Jelenia Góra, na Polônia, e a instalação está prevista para dezembro de 2026.
Resistência operacional
A Valmet também fornecerá camisas de rolo de sucção, que serão instaladas nos rolos prensa da máquina de papel, fabricadas em aço inox duplex especial, material que garante alta resistência à corrosão por fadiga e prolonga a vida útil dos componentes. A necessidade surgiu após a identificação de trincas nas camisas existentes, que aumentavam o risco de parada da máquina.
“O processo de perfuração de alta velocidade na fabricação das camisas Valmet assegura um acabamento preciso, prevenindo a formação de microtrincas”, explica o Coordenador Especialista de Vendas da Valmet, Guilherme Zanzarini.
Segundo ele, os principais critérios técnicos que garantem a resistência à corrosão por fadiga incluem a seleção rigorosa do material e o processo de perfuração. “A escolha do material é crucial para assegurar um acabamento perfeito nas paredes internas, evitando pontos de concentração de tensão que poderiam comprometer a durabilidade do componente”, acrescenta.
As camisas são responsáveis por transferir o papel entre as seções da máquina e remover a água durante o processo produtivo. Com os novos componentes, a principal melhoria está no aumento da confiabilidade operacional, assegurando desempenho dos rolos de sucção nas etapas de formação e prensas da máquina de papel.
Qualidade e Performance
O Valmet Breast Roll Shaker é um equipamento com mais de 20 anos de pesquisa e desenvolvimento, aplicado para incrementar as propriedades físicas e a qualidade do papel. O equipamento produz deslocamentos axiais no rolo cabeceira durante a operação da máquina. Os parâmetros de frequência e amplitude de vibração são ajustáveis e permitem uma janela de operação ideal para cada produto, otimizando a performance do equipamento e da máquina de papel em todas as situações.
As vibrações controladas produzem efeitos capazes de auxiliar na dissolução de aglomerados de fibras, melhoram a formação do papel e, consequentemente, a melhoria das propriedades físicas do papel, permitindo ao cliente operar a máquina com menor gramatura e, ainda assim, mantendo a resistência à tração do papel ou até mesmo operando em gramaturas mais altas, mantendo um padrão de formação ótimo.
Todos estes efeitos combinados levam a uma menor necessidade de refino, menor adição de amido e consequentemente um menor consumo de vapor na secagem, ou seja, maior eficiência e produtividade.

