Fábricas de celulose do Brasil veem os custos da fibra de madeira dobrarem em apenas 2 anos

Os custos da fibra de madeira para as fábricas de celulose brasileiras dispararam substancialmente nos últimos dois anos. Os preços de mercado da madeira continuaram acompanhando esses custos e a linha continua subindo.

O relatório mais recente mostra um aumento ainda maior nesses preços. Nossos dados mostram que os aumentos de custo no Brasil superam o índice geral de preços global.

Salto de preços mostra recuperação pós-pandemia de volta aos preços médios

O Brasil continua a se tornar um importante produtor de papel e celulose no mercado global. Na verdade, agora reivindica o título de terceiro maior produtor global de P&P . Devido a esse crescimento, a demanda por recursos madeireiros aumentou em todo o país.

Ao longo de 2022 e até agora em 2023, os custos da madeira para as fábricas de celulose no Brasil aumentaram constantemente à medida que o mercado se recuperava. Os preços das toras de celulose de fibra longa e fibra curta dobraram em dois anos em dólares americanos (um pouco menos em reais).

O aumento ocorreu depois que os preços atingiram uma baixa de quase 20 anos no final de 2020. Vimos aumentos significativos nos custos da fibra de madeira nos últimos anos. Apesar das grandes mudanças no preço, os níveis atuais estão próximos da média das últimas duas décadas.

Preços de celulose de eucalipto continuam na tendência ascendente de uma década

Toras de eucalipto recém-cortadas aguardam para serem cortadas em uma serraria.

Os preços (em reais) para toras de celulose de eucalipto têm tendência de alta por cerca de uma década. Eles aumentaram mais rapidamente nos últimos três anos em até 97% do 1T/20 ao 1T/23.

Durante a maior parte dos últimos dez anos, o dólar americano se fortaleceu em relação ao real. Isso resultou em custos de fibra de madeira tendendo para baixo (em USD). No entanto, nos últimos dois anos, a taxa de câmbio manteve-se relativamente estável.

Os preços da fibra de madeira brasileira são os mais voláteis de todos os principais países

Os custos da fibra de madeira brasileira flutuaram mais do que qualquer outro país rastreado pela Wood Resources International nos últimos 35 anos. Olhando para trás, para 1988, os preços médios do eucalipto eram inferiores a US$ 35/bdmt. Entre 2003 e 2011, os preços aumentaram continuamente e atingiram o máximo histórico em 2011.

Após essa alta, uma tendência de queda de nove anos seguiu até atingir a mínima de 16 anos em 2020. Desde esse ponto de inflexão, os preços cresceram continuamente para atingir seus níveis mais altos desde 2014 no 1T/23.

Os preços brasileiros subiram mais rápido do que o índice global de preços de fibra de madeira dura

Em relação ao Índice Global de Preços de Fibras de Madeira Folhosa (HFPI), os preços das fibras de madeira brasileiras aumentaram mais rapidamente nas últimas duas décadas. O HFPI aumentou cerca de 40% desde 2000. Por outro lado, os preços das toras de eucalipto no Brasil aumentaram quase 200% no mesmo período.

Por que os custos da fibra de madeira no Brasil subiram mais do que a média global? O aumento da competição por toras, distâncias de transporte mais longas e custos de mão-de-obra mais altos contribuíram para essa diferença.

Brasil e líderes mundiais buscam restaurar árvores perdidas na Amazônia

Desmatamento de uma floresta tropical com todas as árvores removidas até uma linha onde fica a floresta.

No noticiário florestal, o Brasil continua desenvolvendo políticas e procedimentos para legitimar a silvicultura em áreas onde a extração ilegal de madeira era desenfreada. O país já se comprometeu a restaurar até 12 milhões de hectares de terras degradadas ou desmatadas até 2030 .

Este movimento ocorre quando o novo presidente do Brasil, Lula da Silv, responde aos danos florestais causados ​​​​por seu antecessor Jair Bolsonaro. Um exemplo desse trabalho aborda o desmatamento ilegal que alimenta o comércio para a China .

Os EUA também estão impactando algumas mudanças no Brasil em termos de restauração florestal. Em abril, o presidente Biden anunciou US$ 500 milhões em ajuda ao Fundo Amazônia do Brasil . Somente sob o reinado de Bolsanaro, o Brasil perdeu um pedaço de floresta tropical do tamanho da Dinamarca. O apoio dos EUA ajudará diretamente na compra de sementes e na determinação da logística para atingir as metas do Brasil para 2030.

Insights globais e dados de preços dos preços da WoodMarket

Tela inicial da precificação on-line WoodMarket Price com um mapa de preços de lascas de madeira, atualizações de mercado e vários resumos de postagens de blog.

A Wood Resources International da ResourceWise fornece insights, desenvolvimentos e mudanças cruciais em todos os principais mercados globais de madeira. Nosso principal produto, preços WoodMarket, oferece uma solução on-line completa para notícias, dados e muito mais.

Nós fornecemos índices de preços únicos que fornecem dados de custo precisos dos principais produtos de madeira do setor. A plataforma cobre uma extensa gama em regiões como América do Norte e do Sul, Ásia, Oceania e Europa.

Rastreando desde 1988, nossos dados são incomparáveis ​​em qualidade e precisão histórica. Com notícias de tendências, fluxos comerciais globais e comentários de mercado, o WoodMarket Price oferece um poderoso conjunto de ferramentas para o seu negócio. Você pode usar essas informações para desenvolver melhores planos e estratégias com base em dados de mercado do mundo real.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S