Exclusiva – Série de documentos históricos sobre o eucalipto resguarda acervo e relembra estudos pioneiros; confira

Um resgate de livros e documentos históricos sobre o eucalipto, datados a partir do séc. XVIII até meados do século XX, foi lançado recentemente pelo Prof. Dr. e pesquisador Celso Foelkel; a leitura e a navegação são imperdíveis para amantes do assunto

“Garimpei cuidadosamente para encontrar e selecionar o que de melhor encontrei em termos de livros e documentos históricos disponíveis na web e em minha biblioteca particular”, é assim que o Prof. Dr. Celso Foelkel, classifica a valiosa seleção com resgates históricos de documentos de estudos pioneiros sobre os eucaliptos, o que contribui diretamente para a preservação do acervo sobre a eucaliptocultura e para a propagação de conhecimento.  

O material é composto por livros e documentos datados a partir do século XVIII entre 1.725 a 1.961 – esse último ano escolhido por ser o ano de lançamento da segunda edição atualizada e revisada do Livro “O Eucalipto” de Edmundo Navarro de Andrade e também da realização da 2ª Conferência Mundial do Eucalipto”, organizada pela Food and Agriculture Organization (FAO) e entidades brasileiras no Rio de Janeiro.

 “Amigos(as), um dos estudos que me trouxe uma enorme alegria e diversos sentimentos de emoção foi esse com o qual estive envolvido em realizar nas últimas semanas. Sempre tive a curiosidade em saber como foi a evolução dos conhecimentos sobre o eucalipto, e muito disso está associado à “descoberta” da Austrália e à difusão de mudas e sementes dos eucaliptos pelo mundo em função das aplicações encontradas neles em benefício da sociedade. Essa história toda é relativamente recente, pois data do início do século XVIII com as descobertas e textos sobre os eucaliptos, mas com uma aceleração de publicações de livros e documentos a partir do início do século XX”, informa Foelkel sobre o material produzido.

O levantamento foi feito especialmente para aqueles que se interessam pelos eucaliptos, portanto, um material de leitura imperdível, e rico em informações que remetem ao início da eucaliptocultura, onde consagrados botânicos, naturalistas e engenheiros agrônomos procuravam aprender e a desenvolver os principais aspectos da morfologia, anatomia, identificação, silvicultura e utilizações para essas “fantásticas árvores”, como descreve Foelkel.

“Com recursos reduzidos e instrumentações precárias, mas com enorme disposição para identificar peculiaridades científicas e utilizações para os diversos eucaliptos, os pesquisadores se valiam das técnicas físicas, químicas e biológicas disponíveis. O que me causou surpresa foi encontrar os maravilhosos desenhos feitos a mão sobre aspectos morfológicos e anatômicos dos eucaliptos, já que não existiam recursos adequados como hoje para fotografias e fotomicrografias. Ao mesmo tempo em que a ciência evoluía, a arte a acompanhava”, comenta o Professor em uma prévia de sua publicação.

Relembrando “Os Amigos do Eucalyptus

A partir de 2007, Celso Foelkel produziu e publicou uma série de materiais técnicos para contribuir com o setor, desta vez através da seção “Os Amigos do Eucalyptus”, na Eucalyptus Newsletter, com um conjunto de mais de 50 biografias e produções técnicas de profissionais envolvidos com a valorização dos eucaliptos. Segundo informa o professor Foelkel, o objetivo do trabalho foi uma forma de homenagear esses profissionais de destaque, que atuam junto à base florestal plantada dos eucaliptos, e que impulsionam o setor, por meio de suas ideias, publicações e serviços prestados.

“Essa série começou em 2007 em minha publicação Eucalyptus Newsletter. A forma curiosa como essas biografias foram iniciadas em minhas publicações se deve a um presente que ganhei do grande amigo e autor de centenas de publicações globais, o Dr. Herbert Sixta, profissional austríaco, que atuou também brevemente no Brasil e seguiu carreira na Finlândia como professor da Aalto University. Ele me presenteou em 2007 com uma coleção composta de dois volumes autografados de sua obra-prima (Handbook of Pulp), que na época custava “apenas” 500 dólares (os dois livros juntos). Fiquei muito honrado com o presente, mas precisava achar uma forma de retribuir o mesmo. “Inventei” então a série “Os Amigos do Eucalyptus“, tendo sido ele o primeiro homenageado com muita justiça. Como navego bem em terras brasileiras e internacionais, com muitos amigos por esse mundo florestal e celulósico/papeleiro, fui convidando diversos de meus amigos – ou mesmo não amigos diretos, mas valorosos conhecedores dos temas de interesse setorial – para serem homenageados. Criei algo similar também para os pinheiros, tendo o Pinus como protagonista principal em edições da minha outra publicação, a PinusLetter. Temos celebridades do Brasil em maior número, mas temos da Argentina, Chile, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Portugal, etc. Enfim, um aprendizado e um compartilhamento de amizades e conhecimentos em benefício de todo o setor. Todos ficam felizes e a sociedade setorial agradece pelos presentes na forma de conhecimentos compartilhados”, conta Foelkel.

Uma das personalidades entrevistadas no trabalho de Foelkel “Os Amigos do Eucalyptus“, foi Paulo Cardoso, CEO e diretor do Mais Floresta (www.maisfloresta.com.br), atuante no setor há mais de 17 anos, contribuindo com informação, estimulando o negócio na base florestal, promovendo oportunidades por meio de seu portal online e também a realização de eventos e congressos, com sua empresa Paulo Cardoso Comunicações, e com a produtora Bit Vídeo.

“O Prof. Dr. Celso Foelkel é com certeza um dos maiores pesquisadores que eu conheço, um profissional altamente gabaritado, e reconhecido internacionalmente. Seus estudos e pesquisas em muito contribuem para a silvicultura brasileira. E ser uma das personalidades do setor escolhidas para a série de entrevistas ‘Os Amigos do Eucalyptus’, foi uma honra. Espero ter contribuído com informação, e assim como o amigo Foelkel, continuar nesta missão de disseminar conhecimento afim de alavancarmos cada vez mais o setor de árvores cultivadas em nosso país, bem como o eucalipto, árvore sinônimo de riquezas e sustentabilidade”, destaca Paulo Cardoso.

Celso Foelkel

Doutor Honoris causa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Ciências pela State University  of  New  York  e  Syracuse  University, USA pelo College of  Environmental Science and Forestry. Ex-professor da USP, UFSM, PUC-RS, UCS, MacKenzie, FAAP/SP, UNOESC e UFV. Conselheiro da ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel. Trabalhou 3  anos  na  Cenibra,  19 anos  na  Riocell e 23 anos na Grau Celsius, onde ocupou posições executivas de gerência e diretoria em todas elas. Consultor internacional desde 1998. Criador do Eucalyptus Online Book & Newsletter e da PinusLetter. Autor de mais de 500 artigos técnicos, também criador e mantenedor dos websites https://www.eucalyptus.com.br/ e https://www.celso-foelkel.com.br/.

Resgates Históricos por Celso Foelkel: Documentos Pioneiros sobre o Eucalipto

>https://www.eucalyptus.com.br/artigos/2024_Resgates_Documentos+Historicos_Web+Eucaliptos.pdf

Entrevista com Paulo Cardoso em “Os Amigos do Eucalyptus”

>https://www.eucalyptus.com.br/Eucalyptus+Newsletter+69_Paulo_Cardoso.pdf

Escrito por: Mais Floresta.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S