Exclusiva – Paracel conclui terraplanagem, abrindo caminho para consolidar a primeira indústria de celulose do Paraguai

Fase crucial das obras impulsiona a indústria de celulose, sustentabilidade e desenvolvimento local

Por meio de nota oficial, a Paracel primeira empresa paraguaia florestal de celulose, criada para gerar um impacto positivo na sociedade e fomentar o aumento da demanda por produtos biodegradáveis, informou ao Mais Floresta sobre uma importante etapa no avanço das obras do projeto – o maior empreendimento privado da história do país. Atualmente a empresa possui 195.000 hectares de terras próprias.

A Paracel é liderada por três companhias: o Grupo Zapag, Heinzel Holding GmbH e Girindus Investments, todas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e a criação de valor social, econômico e ambiental. Confira o comunicado na íntegra:

“A Paracel alcançou um marco significativo na área industrial: a conclusão da terraplanagem de 6.000.000 m³, uma área que equivale a aproximadamente 500 campos de futebol regulamentares da FIFA. Dessa forma, a empresa florestal de celulose se consolida como o maior empreendimento privado do Paraguai, localizado na região norte do país, no departamento de Concepción.

Os trabalhos foram executados em conformidade com normas internacionais de saúde, segurança do trabalho e qualidade dos processos. As principais empresas contratadas – TOCSA, Ecomipa, Tecnoedil, Meta, Milicic, AFRY e Bureau Veritas –, bem como outras empresas fornecedoras, foram fundamentais para o sucesso e o desenvolvimento desta grandiosa obra.

Com um investimento superior a USD 1 bilhão, que inclui as obras preliminares para a fábrica, a grande expansão da base florestal e os projetos socioambientais que visam um impacto positivo, mais de 17.000 pessoas foram beneficiadas pela implementação de 14 programas sociais em 46 comunidades na área de influência da Paracel.

Esses trabalhos geraram um impacto significativo na economia local. Além de contar com um capital sem precedentes, a Paracel criou 1.800 empregos diretos. Essa quantidade também impulsiona a expansão de empregos, considerando que, para cada posto direto, estima-se a geração de quatro empregos indiretos, elevando o número para mais de 7.200 vagas de trabalho.

Paralelamente, a empresa também celebra a finalização da construção do alojamento C9, que terá capacidade para receber mais de 2.000 pessoas que trabalharão na construção da fábrica da Paracel. As instalações dessa área oferecerão conforto e segurança à equipe, seguindo padrões nacionais e internacionais, com destaque para a Norma de Desempenho Socioambiental IFC.

Os trabalhos foram realizados com total responsabilidade e compromisso com o bem-estar das pessoas, cumprindo elevados padrões de segurança. Como resultado, a empresa registra um índice de zero acidentes com afastamento no componente industrial, o que equivale a 3.000.000 de horas trabalhadas.

A empresa continua dando passos cruciais com os estudos complementares de engenharia, projetando um aumento de mais de 50% na capacidade da planta industrial em Concepción. Para fornecer o principal insumo à fábrica, a expansão da área florestal avança de forma acelerada. Dessa forma, a Paracel alcançou um recorde de plantio em 2024, com mais de 25.800 hectares plantados, equivalente a 3.500 árvores plantadas por hora. O mesmo ritmo está sendo mantido em 2025.

A Paracel agradece a colaboradores, comunidades, autoridades, empresas e organizações parceiras que fizeram parte desta conquista. Com os olhos no futuro, instamos todas as organizações a continuarem alcançando marcos em conjunto e traçando uma nova história no Paraguai.”

Mosaico florestal – Paracel.

Para consultas ou dúvidas, entre em contato pelo e-mail lia.milillo@paracel.com.py ou pelo telefone 0981 726 490 com Lia Milillo.

Escrito por: redação Mais Floresta.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S