O Show Florestal 2025 foi um marco para a indústria de silvicultura, e a participação da Komatsu Forest Brasil, uma das líderes globais em equipamentos para o setor, reforçou sua posição de vanguarda. O evento, que ocorreu de 19 a 21 de agosto no Arena Mix, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, serviu como palco para a empresa demonstrar soluções que combinam alta tecnologia, produtividade e sustentabilidade.
O estande Komatsu contou com equipe técnica, presença de diretores e executivos da empresa, além do Presidente Mundial da Komatsu Forest, que responde pela divisão global de negócios florestais, Hiroyuki Umeda, que ressaltou “a importância da empresa estar presente nesse evento no estado em que a Komatsu é líder de venda de máquinas e equipamentos”.
O sucesso da Komatsu no mercado local reflete a confiança dos clientes na durabilidade e no desempenho de seus equipamentos, além de sua capacidade de inovação contínua. A empresa tem um histórico de parcerias sólidas na região, contribuindo para o crescimento do setor florestal sul-mato-grossense.
“Para a Komatsu, é uma honra participar do Show Florestal no Mato Grosso do Sul, uma das regiões de maior crescimento no segmento florestal do Brasil. Trouxemos novidades focadas especificamente neste mercado”, destaca Eduardo Nicz, Diretor-presidente da Komatsu Forest Brasil.
“No Mato Grosso do Sul, já temos mais de 600 equipamentos florestais da Komatsu ativos, o que nos dá um profundo conhecimento das necessidades locais. Nosso objetivo ao participar da feira é ouvir nossos clientes, entender suas necessidades e buscar novas formas de aumentar a produtividade e reduzir os custos de operação”, declara Nicz.
O estande: um hub de inovação para a silvicultura
O estande da Komatsu Forest Brasil foi um dos grandes destaques da feira, funcionando como um centro de tecnologia e informação para os profissionais da área. A empresa exibiu uma seleção completa de seu portfólio, projetado para atender a todas as etapas da cadeia produtiva florestal, desde o plantio até o transporte Da Madeira.
As estrelas do estande foram a recém-lançada PC220F, e o novo forwarder 895, máquinas que definem o ritmo e a eficiência da colheita florestal, destacando melhorias em:
• Produtividade aprimorada: Novas máquinas que apresentam maior capacidade de produção, a PC220F substitui a PC200F, o harvester de esteiras mais vendido do Brasil, então com uma responsabilidade grande em entrega. Mais forte, ágil e com tecnologia embarcada aprimorada. O novo FW 895, na sua terceira versão, redesenhado maior e mais potente, para produzir mais.
• Eficiência de combustível: Motores mais eficientes, com tecnologia que reduz o consumo e as emissões, direcionados para entregar maior eficiência nas operações, autonomia e menor custo de produção, alinhando-se às exigências ambientais
• Ergonomia e conforto: Cabines com melhor visibilidade, assentos ergonômicos e sistemas de controle intuitivos, essenciais para a saúde e a produtividade do operador.
“Um de nossos destaques é o novo forwarder 895, uma máquina totalmente redesenhada para oferecer maior produtividade e ergonomia aprimorada para o operador. Ele conta com uma capacidade de carga superior, otimizando o baldeio de madeira”, diz Nicz.
“Também apresentamos as novas máquinas florestais PC210F e PC220F. A PC210F é uma versão também concebida florestal desde sua fabricacão, mas que possui características standard da máquina base, enquanto a PC220F apresenta algumas configurações exclusivas que a colocam em uma maior condição de produtividade e menor consumo. As duas são uma evolução da PC200F mais eficiente, com maior força de trabalho. Além dos equipamentos, trouxemos inovações em tecnologia e pós-venda. Nossas máquinas são conectadas, permitindo que nosso time de campo preste um serviço mais preciso e rápido”, ressaltou.
Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer em profundidade o sistema de controle e gerenciamento inteligente MaxiXT, desenvolvido para otimizar os processos de corte e medição de árvores com base em dados altamente precisos e gerenciando uma alta eficiência de combustível na operação. A solução incorpora tecnologia avançada que se traduz em ganhos operacionais concretos, além de permitir integração remota com a plataforma TCK – Telemetria e Conectividade Komatsu, viabilizando suporte técnico da Komatsu Forest em tempo real, sempre que solicitado pelo cliente.
O sistema fornece ao operador, em tempo real, indicadores de desempenho da operação em curso, sinalizando o alinhamento com as metas previamente definidas, seja por ele ou pela empresa. Ao término do turno, o MaxiXT gera relatórios customizáveis, acessíveis ao operador ou gestor, destacando pontos fortes e oportunidades de melhoria, com informações detalhadas que contribuem diretamente para a evolução contínua dos processos e para a maximização da eficiência dos equipamentos.
O MaxiXT é uma solução de gerenciamento integrada e exclusiva, compatível com Harvesters de esteira, Harvesters de pneus e Forwarders, consolidando-se como uma ferramenta estratégica para operações florestais de alta performance.
Tecnologia no centro da operação florestal
A presença da Komatsu Forest Brasil no Show Florestal foi marcada não apenas pelo maquinário robusto, mas principalmente pela ênfase em suas soluções digitais avançadas. A empresa demonstrou como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na gestão florestal, com destaque para o sistema de monitoramento via satélite Smart Forest.
No estande, os visitantes puderam acompanhar de perto o funcionamento do conjunto de tecnologias embarcadas nas máquinas Komatsu, que atuam de forma integrada para fornecer dados em tempo real sobre:
• Horas de trabalho e produtividade: Informações precisas que permitem otimizar o uso da frota.
• Consumo de combustível: Relatórios detalhados que ajudam a reduzir custos operacionais.
• Alertas de manutenção: Prevenção de falhas e planejamento de serviços, minimizando o tempo de inatividade.
Além disso, foram apresentadas funcionalidades como:
• Controle de manutenção: Gestão proativa para maior disponibilidade dos equipamentos.
• Comparativo de operações: Análise de desempenho entre diferentes frentes de trabalho e diferentes operadores.
• Benchmarking com o mercado: Avaliação de performance em relação a operações similares.
• Utilização do equipamento em detalhes: Monitoramento completo do uso e eficiência das máquinas.
• Conexão dos dados de trabalho com as plataformas do Komatsu School: Os dados do operador são direcionados a plataforma de formação do operador para aprimorar os movimentos no simulador.
Todas essas tecnologias estão direcionadas para extrair a melhor performance das máquinas Komatsu, contribuindo diretamente para a produtividade e os resultados dos clientes.
A Komatsu Forest Brasil reforçou seu compromisso com a automação e a telemetria, apresentando as funcionalidades que permitem aos gestores monitorar e tomar decisões estratégicas remotamente, maximizando o retorno sobre o investimento.
“É com grande satisfação que a Komatsu Forest Brasil participa do Show Florestal, aqui no Mato Grosso do Sul — um estado que sempre nos recebe de braços abertos e onde temos uma presença consolidada de equipamentos florestais. Escolhemos essa região estrategicamente para o lançamento dos nossos novos produtos, que chegam ao mercado com o objetivo de elevar os resultados dos clientes a um novo patamar de colheita no sistema CTL. Apresentamos nossos novos harvesters e o novo forwarder desenvolvidos com base nas inovações que os próprios clientes nos solicitaram ao longo dos últimos anos. A Komatsu Forest Brasil, sempre atenta às necessidades do mercado, traz agora essas soluções para o mercado sul-americano. E para demonstrar essas inovações em operação, também realizamos o Komatsu Forest Day, no campo como a gente gosta, numa área de colheita do cliente Eldorado. O evento reuniu mais de 200 profissionais do setor e marcou o lançamento oficial desses produtos para toda a América do Sul”, comentou Carlos Borba, diretor de Marketing e Vendas, Komatsu Forest Brasil.
Komatsu Forest Day: técnica e prática em campo
Complementando sua forte presença no Show Florestal, a Komatsu Forest Brasil realizou o Komatsu Forest Day em paralelo à programação da feira. O evento aconteceu no dia 20 de agosto, em uma área de colheita da Eldorado Brasil, no município de Brasilândia (MS). Diferente do formato de estande, o Komatsu Forest Day proporcionou aos participantes a chance de vivenciarem a tecnologia da empresa em um ambiente de operação real.
Foi um momento de proximidade com o cliente, onde especialistas da Komatsu puderam demonstrar a performance das máquinas, a precisão do cabeçote 370E e o funcionamento dos sistemas de controle num ambiente real de trabalho, ao vivo, reforçando o valor e a robustez dos equipamentos na prática.
Além dos equipamentos, uma atração a parte foi o Super Módulo Colheita Eldorado Brasil. No local, a Komatsu junto a Eldorado Brasil, iniciou uma parceria, onde o cliente adquiriu 12 harvesters de pneus modelo 931 com o cabeçote 370E e 4 novos forwarders 895, onde está se estabelecendo uma nova era de colheita em áreas planas de descasque de eucalipto — chegando a produzir em média 24% a mais que os módulos com equipamentos harvesters de esteiras convencionais. Num projeto provocado pelo cliente, a Komatsu Forest, demonstra mais uma vez, o seu compromisso de sempre entregar mais com seus equipamentos.
Saiba mais em: https://www.komatsuforest.com.br/
Escrito por: redação Mais Floresta.