Movimento consolida a fusão entre AGBI e Grupo Innovatech e marca a expansão da Novarbor, que passa a integrar manejo florestal e agricultura
São Paulo, 23 de setembro de 2025 – O mercado de investimentos em ativos sustentáveis ganha um novo player de peso. A Innovatech nasce da fusão estratégica entre a AGBI e o Grupo Innovatech, consolidando uma identidade única para entregar soluções integradas em florestas, carbono e agricultura. A companhia estreia com um portfólio inédito que conecta gestão operacional, fundos de investimento e tecnologia, atendendo à crescente demanda global por ativos sustentáveis.
Com presença internacional e mais de 200 projetos realizados, a Innovatech já mapeou 20 milhões de hectares para novos empreendimentos e administra 200 mil hectares de florestas sob gestão operacional. O novo modelo de negócios une estruturação de fundos, execução de campo e inovação tecnológica em uma só plataforma, tornando-se referência na integração entre natureza e capital produtivo.
Entre as novidades estratégicas, está o reposicionamento da Innovatech Gestão, que passa a se chamar Novarbor — nome que nasce da junção dos termos Nova e Arbor (árvore, em latim) e simboliza a renovação e o compromisso com o desenvolvimento sustentável. A nova marca traduz a expansão da atuação da empresa, que agora integra o manejo de florestas plantadas e nativas com atividades agrícolas.
A Novarbor, que já administra mais de 200 mil hectares de florestas plantadas, amplia seu escopo para incluir projetos de carbono, conservação e sustentabilidade, além de oferecer suporte estratégico e operacional a produtores rurais. O objetivo é conciliar produtividade e inovação com práticas de conservação de solo, água e biodiversidade.
“A Novarbor nasce maior, mais preparada e conectada às demandas do futuro. Nosso foco é oferecer soluções que gerem impacto positivo para o planeta e para os negócios, conciliando desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental”, afirma Marlon Rosa, Head da Novarbor.
A transformação também fortalece a vertical de venture capital Innovatech Filius, que amplia o alcance da inovação aberta no setor. Startups investidas pela Filius terão acesso às operações da Novarbor como campo de validação de tecnologias e novos modelos de gestão, acelerando a aplicação prática de soluções sustentáveis no agro e nas florestas.
Com governança baseada nos princípios do IBGC, a Innovatech conecta toda a cadeia de valor — da aquisição e desenvolvimento de terras à implementação agrícola, estruturação de fundos florestais e de carbono, e inovação em campo. A companhia se posiciona como agente de mudança em um setor que movimenta bilhões globalmente e que tende a crescer com a transição para economias de baixo carbono e o uso sustentável da terra.
Sobre a AGBI:
A AGBI é uma gestora focada em terras agrícolas, destacando-se por investir há 12 anos em recuperação de áreas degradadas, aumentando a produtividade dos fazendeiros (produtores) e os resultados para investidores através de 4 fundos. Desde 2022, a AGBI faz a gestão do único Fiagro Verde do Brasil, com certificações internacionais, e tem se tornado gestora referência em gestão de terras e investimentos sustentáveis, compondo o Grupo de Referência de Gestores de Investimentos em Sistemas Sustentáveis (SSIMRG) do PRI da ONU. Saiba mais – https://agbi.com.br/.
Sobre a Innovatech:
A Innovatech adota metodologias e conceitos replicáveis mundialmente com excelência e desempenho excepcionais. É composta por duas divisões principais: Novarbor (antiga Innovatech Gestão) e ESG Tech Consulting, que desenvolvem e implementam soluções estratégicas para o agronegócio. No mercado há 12 anos, a Innovatech tem a inovação aberta como um de seus principais pilares e adota um modelo de gestão dinâmico, fundamentado nas boas práticas de governança corporativa e com foco na geração de valor para seus clientes. Saiba mais – https://innovatech.com.br/.