Exclusiva – Expedição Silvicultura atinge 47% do roteiro e acelera mapeamento florestal do Brasil

Iniciativa estratégica atesta a eficácia da metodologia e garante a coleta de informações cruciais para a competitividade global e a sustentabilidade do setor florestal brasileiro

A Expedição Silvicultura, uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento sustentável do setor florestal brasileiro, alcançou um importante marco em sua jornada, atingindo 47% de sua meta total de mapeamento e coleta de dados. O projeto, que se dedica a desvendar o potencial florestal do país, mantém um ritmo intenso de trabalho, impulsionado pelo sucesso de sua mais recente etapa.

Recentemente, a Expedição concluiu a primeira fase de seus eventos presenciais, passando por Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Eunápolis (BA), onde realizou um evento de imersão na Bahia, focado na coleta aprofundada de informações essenciais para o futuro das florestas nacionais. A mobilização de esforços nas regiões visitadas permitiu a obtenção de dados cruciais que subsidiarão a construção de um setor mais resiliente e inovador.

Eventos presenciais em e Eunápolis, Belo Horizonte e Vitória:

Com o objetivo de manter o avanço e expandir o conhecimento gerado, a Expedição Silvicultura tem como próximo destino o município de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, onde realizará seu próximo evento no dia 09 de outubro. A escolha da localidade sublinha a importância estratégica da região para a silvicultura nacional e reforça o compromisso da iniciativa em cobrir as diversas nuances do cenário florestal brasileiro. A Expedição ainda tem seis cidades no seu cronograma oficial para cobrir os próximos 53% do roteiro.

Dados e diálogo com produtores

Bruno Montibeller, sócio da Canopy Remote Sensing Solutions e coordenador geral do projeto, apresenta um balanço prévio da primeira metade da jornada. Ele destaca o volume de informações técnicas já coletadas e compartilha os primeiros insights obtidos a partir das conversas com os produtores, revelando os principais desafios enfrentados pela silvicultura no campo. “Até o momento, considerando esses quase 50% já percorridos da Expedição, já coletamos mais de 5 mil pontos de controle para validação do nosso mapeamento e também a coleta de mais de 200 parcelas de inventário florestal. Essas coletas foram feitas tanto em áreas de empresas quanto de produtores independentes”.

“Durante essas coletas, conversamos com alguns produtores e profissionais ligados sobretudo à silvicultura, e eles relataram algumas dificuldades e desafios que têm enfrentado nessa atividade. As principais questões levantadas foram: a aquisição de financiamento e comercialização para realizar a reforma das áreas cultivadas, bem como, dificuldades para encontrar mão de obra para realizar essas reformas. Vários produtores já relataram que estão conduzindo a quinta ou sexta rebrota de eucalipto devido a essa limitação (mão de obra)”, explica ele.

Segundo Bruno, este diálogo com os produtores faz parte do escopo da Expedição, que visa identificar, junto a eles, as dificuldades, desafios e a percepção em relação à atividade.

Tecnologia e Inovação em Campo

Segundo Fabio Gonçalves, Cofundador & CEO da Canopy Remote Sensing Solutions, um dos pilares tecnológicos da Expedição, o avanço é resultado da aplicação de metodologias de precisão. “Alcançar a marca de 47% da Expedição Silvicultura é um testemunho claro da eficácia da nossa metodologia e da força desta parceria estratégica. Para a Canopy, o que celebramos não é apenas uma porcentagem, mas sim a quantidade de dados de alta precisão que estamos coletando e transformando em inteligência florestal. A etapa recente na Bahia foi fundamental, demonstrando como o sensoriamento remoto é a espinha dorsal para um futuro onde a sustentabilidade caminha lado a lado com a produtividade e a competitividade”.

“Nosso foco agora se volta para Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. Estamos ansiosos para aplicar essa tecnologia inovadora na região, contribuindo para que as empresas brasileiras não apenas cresçam de forma sustentável, mas consolidem sua liderança no cenário global. A inovação em coleta e análise de dados é a chave para desvendar o verdadeiro potencial florestal do Brasil”, destaca.

Próximos Passos da Expedição

A Expedição Silvicultura avança. Na próxima fase, o projeto amplia seu alcance geográfico e diversifica o inventário, conforme explica Bruno. “Em relação aos próximos 50% do roteiro da Expedição, nossa perspectiva é seguir com as programações em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o objetivo de reunir os agentes responsáveis do setor, e difundirmos ainda mais os objetivos da Expedição, apresentando nosso trabalho e resultados gerados”.

“Além disso, também visitaremos talhões com plantios de gêneros que foram menos representados até o momento, como Teca e Pinus. Assim, efetuaremos o inventário florestal, garantindo um material mais completo e robusto”, informa.

Uma aliança estratégica para o setor

A Expedição Silvicultura é fruto de uma colaboração robusta entre a Canopy Remote Sensing Solutions, a Embrapa Florestas e a Paulo Cardoso Comunicações. Essa união de expertises tem como desafio central o mapeamento detalhado das principais áreas produtivas do Brasil, por meio da coleta de informações com uma “pegada” altamente inovadora. O objetivo primordial da iniciativa é construir um futuro mais sustentável e produtivo para o setor, ao mesmo tempo em que estabelece um espaço de troca e networking de alto nível para os profissionais da área.

Os dados coletados e as soluções geradas buscam garantir que as empresas florestais brasileiras não apenas cresçam de forma sustentável no plano nacional, mas também alcancem maior proeminência no cenário competitivo global.

Eventos presencias – Inscrições gratuitas (e limitadas)!

Os interessados em participar e aprofundar-se nos conhecimentos compartilhados durante os encontros da Expedição Silvicultura podem realizar suas inscrições gratuitas para os próximos eventos presenciais através do portal www.maisfloresta.com.br e www.expedicaosilvicultura.com.br, garantindo a oportunidade de interagir com importantes nomes e tendências do setor.

Escrito por: redação Mais Floresta.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S