Vitória, Espírito Santo – O segundo evento presencial da Expedição Silvicultura, realizado com grande êxito na capital capixaba, consolidou-se como um marco para o setor florestal do estado. Com palestras de altíssima qualidade, o encontro que aconteceu nesta última quarta-feira (17/09), proporcionou um fluxo de informações valiosas que deverão guiar as próximas ações para o fomento da silvicultura no Espírito Santo.
A iniciativa de coleta de dados da Expedição Silvicultura, em particular, foi alvo de grandes expectativas e elogios. O Professor Gilson Fernandes, da UFES, ressaltou o impacto acadêmico e a inovação da ação.
“Excelente o evento e a ideia da Expedição de fazer esse levantamento fantástico. Vai com certeza revolucionar a maneira de a gente ver inventário florestal no Brasil. Essa base que a Expedição vai coletar nesses dois meses, que é um trabalho enorme de ir a campo coletar dados, vai gerar uma base de estudos acadêmicos extraordinária. Dessa primeira, com toda a certeza.”
Organizado em uma parceria estratégica entre a Canopy Remote Sensing Solutions, a Embrapa Florestas e a Paulo Cardoso Comunicações, o evento reuniu um público engajado de especialistas e profissionais do setor. Durante a programação, foram debatidos temas cruciais e compartilhadas experiências que visam impulsionar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva florestal. A qualidade do conteúdo apresentado e a importância do levantamento de dados em campo foram pontos constantemente destacados.
A necessidade de dados precisos e confiáveis para o Espírito Santo foi um ponto enfático nas discussões. Pedro Galveas, pesquisador da Embrapa Florestas, sublinhou como o trabalho da Expedição preencherá lacunas existentes.
“Nós do Espírito Santo temos números, mas não são totalmente confiáveis, né? Mas agora, com esse levantamento que a Expedição está fazendo, nós vamos ter também, não só o número de hectares, mas também a produtividade das áreas do Estado do Espírito Santo, como está a saúde desses eucaliptos. E é isso que vai nos ajudar e muito.”
Gilmar Dadalto, presidente da Cedagro, complementou a visão sobre a metodologia inovadora e a importância do trabalho de campo para a precisão das informações.
“E o diferencial é que, além da parte aérea, de geoprocessamento, vai ter a parte de campo, apoio de campo é muito interessante, ele é básico para ter precisão nas informações do Estado do Espírito Santo. Não só de cobertura e área florestal, mas também de produtividade e produção, e de inventário que é necessário se fazer no Estado do Espírito Santo.”
O sucesso do evento em Vitória reforça a importância da iniciativa em promover o intercâmbio de saberes e a colaboração entre os diversos atores do setor. Fábio Gonçalves, Cofundador & CEO da Canopy Remote Sensing Solutions, e um dos organizadores da Expedição, fez um balanço extremamente positivo dos trabalhos realizados até o momento e já adiantou os próximos passos:
“Até agora a Expedição Silvicultura está indo muito bem, a gente percorreu muitas áreas do Estado de Minas Gerais, agora do Espírito Santo. Já fizemos dois eventos presenciais. O primeiro evento em BH. Hoje a gente concluiu o segundo evento presencial aqui em Vitória no Espírito Santo. Palestras de altíssimo nível, a coleta de dados correndo bem no campo, a gente tem visitado muitas florestas, conversado com muito produtor e a expectativa só melhora para o que está por vir. A gente faz mais uns dias no estado do Espírito Santo e na sequência vai para a Bahia para fazer o evento em Eunápolis no dia 22.”
Confira no vídeo um resumo de como foi o evento em Vitória (ES):
Agenda dos próximos eventos presenciais:
- Eunápolis, BA: 22 de setembro
- Lucas do Rio Verde, MT: 09 de outubro
- Três Lagoas, MS: 16 de outubro
- Botucatu, SP: 22 de outubro
- Curitiba, PR: 27 de outubro
- Lages, SC: 31 de outubro
- Porto Alegre, RS: 06 de novembro
A Expedição Silvicultura segue firme em seu propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor florestal brasileiro. Para participar dos próximos eventos presenciais e ter acesso a esse conteúdo exclusivo, basta se cadastrar gratuitamente no site oficial.
Participe gratuitamente dos próximos eventos presenciais da Expedição Silvicultura! Cadastre-se em www.expedicaosilvicultura.com.br.
Escrito por: redação Mais Floresta.