Exclusiva – Água & Florestas: os pilares da vida 

Datas comemorativas são um alerta para questões emergenciais que envolvem os recursos mais essenciais do planeta: água e florestas; um depende do outro

Água e florestas, impossível desmembrar esses dois temas, e falar separadamente sobre eles sem citar a relevância nas trocas que um oferta ao outro. Inteligentemente, as duas datas alusivas, foram colocadas uma ao lado da outra no calendário, provocando assim, uma maior reflexão, debates e reuniões em todo o mundo no entorno desses dois temas, primordiais para a vida. O Dia das Florestas, e o Dia da Água, comemorados respectivamente nos dias 21 e 22 de março funcionam como um grande alerta sobre a importância da conservação desses recursos naturais essenciais; as primeiras são indispensáveis para garantir a disponibilidade e a qualidade da segunda.

“Os temas água e floresta são reconhecidos universalmente como dois pilares da natureza. Não somente são relevantes para a sociedade em tempos atuais, como sempre o foram como garantia da existência de vida na terra. Não à toa, a sabedoria popular afirma: Para o seu próprio bem, o homem deve procurar viver em harmonia com as pessoas, com Deus e com a natureza!”, comenta Manoel de Freitas, engenheiro florestal e consultor independente.

Manoel também destaca: “O Relatório Anual 2023, da Indústria Brasileira de Árvores – Ibá, no capítulo em que aborda a “Relação com comunidades e desenvolvimento” (pag.63), cita que: “Além do relacionamento, o setor de árvores no Brasil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável das comunidades locais, próximas as suas áreas de atuação, como demonstrado pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), que considera fatores como saúde, educação, infraestrutura e preservação ambiental. Cerca de 29% das cidades brasileiras apresentam classificações de IDSC médio a alto, ao passo que 40% das cidades nas áreas de influência do setor são classificadas com tal desempenho.” Ou seja, para se avaliar a importância do Setor de Florestas Plantadas para a Economia, e que se acha refletido de uma maneira ou outra em cada localidade onde está instalado, basta uma rápida consulta ao citado Relatório, para verificar os impressionantes números em resultados de 2022, tais como: 2,6 milhões de empregos diretos e indiretos, uma receita bruta de R$ 260 bilhões e 25 bilhões de tributos federais estaduais gerados, entre outros”.

As florestas, sejam elas nativas ou cultivadas, têm um importante papel na manutenção do equilíbrio ambiental global e na regulação do ciclo hidrológico, influenciando no regime de precipitação, na proteção do solo e dos cursos d’água, na purificação e “reciclagem” da água, no controle de cheias e inundações, impedindo a ocorrência de enchentes, impedindo a erosão do solo, o assoreamento de rios, a ocorrência de secas e a desertificação; ou seja, as florestas influenciam na qualidade e disponibilidade de água.

Floresta renovável de eucalipto – Aperam BioEnergia.

No caso de florestas plantadas, estas são de extrema relevância para o sistema produtivo e trazem inúmeros benefícios, como:

  • Contribuição direta na regulação do fluxo hídrico e na polinização;
  • Controle do clima;
  • Formação de estoques de carbono;
  • Conservação do solo;
  • Dispersão de sementes;
  • Ciclagem de nutrientes;
  • Formação de corredores ecológicos;
  • Atividades culturais, científicas, recreativas e educacionais;
  • Fornecimento de produtos madeireiros e não madeireiros, contribuindo para o abastecimento de diversas cadeias produtivas muito importantes para o País, como da construção civil, celulose, papel, energia, siderurgia e mobiliário.

Segundo dados Ibá, empresas da cadeia produtiva das árvores plantadas investem em diversos programas de saúde, de educação, de cultura e de qualidade de vida que beneficiam cerca de 6,9 milhões de pessoas, tornando o setor um importante agente do desenvolvimento econômico e social do país.

Adotar boas práticas de manejo responsável é fundamental para proteger e melhorar a saúde das florestas. Isso ajuda a garantir a sustentabilidade dos recursos florestais e a preservação da biodiversidade. Além disso, o manejo responsável contribui para a mitigação das mudanças climáticas, a conservação do solo e da água, e promove o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais que dependem das florestas.

É uma abordagem essencial para assegurar que as florestas continuem a fornecer benefícios ambientais, sociais e econômicos para as atuais e futuras gerações.

Para o Manoel de Freitas: “Há obrigações em que a sociedade e o poder público farão muito mais se atuarem de forma colaborativa. Juntos se tornam uma força poderosa. A preservação das florestas nativas se encaixa bem neste caso. Leis coerentes e ponderadas de preservação emanadas do poder público, sem extremismos,  baseadas em fundamentos científicos e técnicos, geram confiança na sociedade, que se torna uma grande aliada no objetivo da preservação pretendida”.

+ Florestas + recursos

A restauração de ecossistemas é a solução natural para lidar com questões como segurança hídrica e ajuda a garantir uma qualidade suficiente de água para apoiar comunidades e ecossistemas resilientes.

As florestas e as árvores são parte integrante do ciclo global da água e, portanto, vitais para a segurança hídrica – regulam a quantidade, a qualidade e o momento da água e proporcionam funções de protecção contra (por exemplo) a erosão do solo e costeira, inundações e avalanches.

As bacias hidrográficas florestadas fornecem 75% da nossa água doce, fornecendo água a mais de metade da população mundial. Florestas nativas intactas e florestas plantadas bem geridas podem ser uma abordagem relativamente barata para a gestão da água, ao mesmo tempo que geram múltiplos co-benefícios, segundo o Guia para gestão floresta-água da ONU.

“Ao celebrarmos o Dia Internacional das Florestas e o Dia Internacional da Água, somos recordados da íntima relação entre esses dois temas fundamentais para a sobrevivência e prosperidade de nosso planeta. A relevância dessas datas transcende as fronteiras e os limites geográficos, ecoando a necessidade urgente de ação coletiva para preservar nossos recursos naturais. Em tempos atuais, e em meio aos desafios ambientais crescentes, a interconexão entre as florestas e a água se torna ainda mais evidente. As florestas são as guardiãs naturais dos nossos mananciais, regulando o ciclo da água e mantendo a estabilidade dos ecossistemas. Por sua vez, a água é a essência da vida, indispensável para todas as formas de vida, desde a agricultura até o consumo humano”, destaca Adilson Pepino, consultor Florestal na Florasetec – Serviços Tecnológicos Reflorestal da Amazônia, e Idealizador do Projeto Beija Flor da Amazônia (acesse o link para conhecer o projeto: https://shre.ink/8JRh). 

“Nas nascentes que residem a essência desse precioso recurso, tornando sua preservação uma prioridade incontestável. E para verdadeiramente compreendermos a importância dos recursos hídricos, devemos reconhecer a magnitude de seu impacto em todas as esferas de nossa existência”, explica o consultor.

Mata ciliar restaurada com 16 anos – Projeto Beija Flor da Amazônia. Imagem: Adilson Pepino.
Nascente restaurada com 7 anos – Projeto Beija Flor da Amazônia. Imagem: Adilson Pepino.

À medida que celebramos essas datas simbólicas, convido todos a refletirem sobre nossa responsabilidade coletiva de proteger e preservar nossos recursos naturais para as gerações futuras. Devemos agir com urgência, com determinação e com compaixão, reconhecendo que somos todos guardiões deste planeta e que juntos podemos fazer a diferença”, finaliza Adilson.

Mata ciliar restaurada com 27 anos – Projeto Beija Flor da Amazônia. Imagem: Adilson Pepino.

Você sabia?

Dia Internacional da Água Em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o intuito de que toda a comunidade internacional coloque em pauta questões essenciais que protejam os recursos hídricos e promova o uso consciente da água em âmbito global.

  • Tema central de 2024: “Aproveitar a água para a paz”

Dia Internacional das Florestas – O Dia Internacional das Florestas, comemorado no 21 de março, é uma data criada com a finalidade de conscientizar toda a população a respeito da importância das florestas para todo o nosso planeta. A data foi proclamada em 2012, na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

  • Tema central de 2024: “Florestas e Inovação: Novas soluções para um mundo melhor”

Dia Nacional da Amazônia – O maior bioma brasileiro, berço da maior biodiversidade dentre as florestas tropicais do mundo, a Amazônia é celebrada em 5 de setembro, data que marca a criação da Província do Amazonas pelo imperador D. Pedro II, em 1850. Comemora-se a data para chamar a atenção para a importância de uma das maiores riquezas da humanidade. A maior floresta tropical do mundo contribui para a regulação do clima. Representando dois terços das florestas naturais do Brasil e cobrindo quase 50% do território brasileiro.

Escrito por: redação Mais Floresta / Imagem destaque: Paulo Cardoso.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S