A regulamentação, os benefícios relacionados pelas florestas, e a COP-30 estarão entre os temas centrais do evento, que nesta edição será 100% online; saiba mais detalhes
A segunda edição do Forest Carbon Brasil – Congresso Internacional sobre Mercado de Carbono traz uma grande novidade: programação 100% online, visando mais praticidade e flexibilidade para o seu público. Participarão do evento as principais empresas, instituições e profissionais do setor, sendo uma oportunidade ímpar para trocas e experiências, networking e benchmarking, com ambiente propício focado nos temas.
O carbono armazenado pelas florestas é considerado como um mecanismo essencial ao combate às mudanças climáticas. Além disso, a valoração do carbono incentiva a conservação de florestas existentes e o reflorestamento, promovendo o desenvolvimento sustentável, criando renda para comunidades, atraindo investimentos verdes e novos empregos. Embora existam desafios, seu potencial é vasto, especialmente para países como o Brasil, com grandes áreas florestais. Neste sentido, o Forest Carbon abordará as principais tendências, e um panorama de futuro do setor no país.
O Forest Carbon Brasil é uma realização da Paulo Cardoso Comunicações, conta com a organização técnica de Marcelo Schmid, sócio diretor do Grupo Index, e mídia oficial Mais Floresta.
Entre os temas centrais desse evento de sucesso, que já se consolida como um dos pioneiros no Brasil no setor, a geração de créditos de carbono e os benefícios relacionados pelas florestas serão destaque. “Para este ano, com a proximidade da COP-30, a discussão será focada na regulamentação de mercado, informa Paulo Cardoso”, idealizador do evento, CEO da Paulo Cardoso Comunicações e do portal Mais Floresta.
Programação
O 2º Forest Carbon Brasil acontece com transmissão ao vivo no dia 27/08, no canal do evento no Youtube (https://youtube.com/@forestcarbonbrasil), com início às 08h. Com programação robusta, alinhada com os principais temas, iniciativas, projetos e negócios de carbono, palestras e debates sobre aspectos técnicos, legais e tecnológicos, certamente trarão um impacto positivo para o setor.
A redação do Mais Floresta falou com Marcelo Schmid, que passou mais detalhes sobre a programação, temas em destaque e novidades da segunda edição do Forest Carbon Brasil.
MF – Como foi feita a escolha dos palestrantes desta edição?
Schmid – Foram escolhidos profissionais que estão à frente da discussão dos temas abordados, considerando tanto os executivos das maiores empresas desse setor quanto consultores e pesquisadores que assessoram o desenvolvimento deste mercado.
MF – Qual o panorama geral do que o público irá encontrar na programação do Forest Carbon, e qual o principal diferencial deste ano?
Schmid – O panorama geral é bastante positivo, devido aos avanços do último ano nas questões regulamentares em âmbito global e nacional. Teremos palestras específicas para cada um desses temas, além, é claro, de abordar o status atual do mercado voluntário, que continua sendo o principal balcão para venda de créditos de carbono florestais.
A novidade deste ano, é que a programação será completamente online, proporcionando maior comodidade para os participantes, que poderão se planejar e acompanhar de onde estiverem, sem a necessidade de deslocamento, por exemplo. Imperdível!
MF – Quais as novidades em destaque do setor de carbono florestal serão debatidas no evento?
Schmid – A regulamentação do Artigo 6 do Acordo de Paris e as expectativas para a COP-30, a regulamentação do mercado nacional de créditos de carbono (Lei 15.042/2024), as tendências e riscos do mercado voluntário, são alguns dos temas centrais, sempre destacando como que os projetos florestais (restauração, desmatamento evitado e outros) e as empresas de base florestal irão participar destes mercados.
MF – Quais as principais expectativas para o setor para os próximos anos, e qual o papel do Brasil neste cenário?
Schmid – São positivas, uma vez que hoje existe um consenso de que a resposta para o problema climático passa necessariamente pelas Soluções Baseadas na Natureza (SBN) e pelas florestas. Neste cenário, não existe país no mundo mais favorável ao desenvolvimento de projetos que no Brasil.
MF – O que pontuaria como os principais gargalos ainda existentes no setor? O que precisa melhorar?
Schmid – Ainda estamos construindo muitas regras para diferentes mercados. Talvez o maior desafio seja definir como iremos integrar todos os mercados, de modo a garantir seu potencial máximo e evitar o que chamamos de “dupla contagem”, mas não tenho dúvida que chegaremos lá!
MF – Como eventos como o Forest Carbon contribuem para a ascensão do setor de carbono florestal no país?
Schmid – O mercado de créditos de carbono é complexo e, graças a isso, existe muita desinformação e desconhecimento sobre seu funcionamento. Eventos de primeira grandeza como o Forest Carbon Brasil são essenciais para disseminar conhecimento sobre o que de fato está acontecendo no mercado e levar às empresas as oportunidades reais neste setor.
MF – Qual o convite faria para estudantes, profissionais, especialistas do setor e parceiros?
Schmid – Trata-se de uma ocasião ímpar para estudantes conhecerem um campo de atuação que só irá crescer nas próximas duas ou três décadas. Para profissionais, uma oportunidade para entender como que sua empresa pode se beneficiar deste mercado e para especialistas uma oportunidade de encontrar os grandes ícones deste mercado, reciclar conhecimento e trocar experiências.
E todas as grandes empresas estão interessadas neste assunto. Sem dúvida é atualmente a vitrine do mercado, quando se fala em economia verde e sustentabilidade. Logo, ser um parceiro do evento é uma oportunidade de demonstrar que a empresa está alinhada àquilo que existe de vanguarda em termos de desenvolvimento econômico sustentável.
—
Seja um patrocinador Forest Carbon Brasil!
Esteja entre as principais empresas e instituições do setor apoiadoras do evento que pauta as principais tendências sobre o mercado de carbono florestal.
Para se inscrever e saber mais acesse https://forestcarbon.com.br/, envie e-mail para paulo@paulocardosocom.com.br, ou envie mensagem para o Whatsapp (67) 9227-8719.
Escrito por: redação Mais Floresta.