Os participantes vão poder vivenciar todo o processo de criação de um objeto em madeira e, ao final, levar para casa tanto a peça produzida quanto um certificado de participação
A Feira Espírito Madeira – Design de Origem 2025, que acontece de 11 a 13 de setembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão“, em Venda Nova do Imigrante (ES), promete uma experiência ainda mais rica e participativa com as novidades do Espaço Maker. A entrada é gratuita e o ambiente será um dos grandes destaques do evento, aproximando o público da marcenaria criativa com uma abordagem prática e acessível.
Idealizado pela Fuste Woodtech e sob curadoria de Eduardo Stehling pelo terceiro ano consecutivo, o Espaço Maker chega à sua terceira edição totalmente repaginado, com cinco miniestações de trabalho que representarão as principais etapas da produção em marcenaria: noções básicas e projeto, corte e processamento, tornearia, montagem e acabamento. “A ideia é mostrar que a marcenaria pode estar ao alcance de qualquer pessoa. Vamos oferecer uma vivência real e transformadora para todos os perfis de visitantes”, explica Stehling.
Os participantes inscritos poderão não apenas aprender, mas também vivenciar todo o processo de criação de um objeto em madeira e, ao final, levar para casa tanto a peça produzida quanto um certificado de participação. O espaço ainda contará com cowork para troca de experiências entre visitantes, expositores, instrutores e influenciadores convidados, incluindo nomes de peso como Adilson Pinheiro, Gil Chagas (o “Cupim Banguelo”), Luana Hazine, entre outros.
Outro grande destaque é a presença da Far East Máquinas, patrocinadora oficial do espaço, que apresentará equipamentos de altíssima tecnologia da renomada Laguna Tools. Será possível ver de perto e em funcionamento serras de gabinete, serras de fita, lixadeiras, coletores de pó e outras ferramentas que são sonho de consumo de muitos profissionais da área. Além disso, estão programadas oficinas sobre acabamentos, resinas e colas, apresentações práticas e sorteios de brindes.
O Espaço Maker ocupará um lugar central dentro do galpão principal do evento, dialogando diretamente com outras atrações voltadas à produção artesanal e industrial, como a oficina de casacas e o espaço de lutheria. A proposta é criar uma atmosfera criativa, vibrante e repleta de oportunidades para todos os interessados na cadeia da madeira e no design de origem capixaba.
Feira já tem 75% da planta comercializada: última chance para garantir presença
A poucos meses da sua realização, a Espírito Madeira – Design de Origem 2025 já alcançou 75% da planta do evento comercializada, reafirmando seu protagonismo como um dos maiores encontros da cadeia produtiva da madeira no Brasil. Essa adesão expressiva mostra que o evento se consolida como uma plataforma estratégica para negócios, conexões e posicionamento de marca no setor.
Com foco na inovação, sustentabilidade e valorização do design de origem, a Feira conecta toda a cadeia produtiva — desde os produtores florestais, madeireiros, marceneiros, designers e arquitetos até fornecedores de tecnologia e maquinário de ponta. A diversidade de expositores e a amplitude de público fazem da Espírito Madeira um ambiente único para geração de oportunidades e parcerias inéditas.
Os organizadores reforçam que o momento de garantir um lugar no evento é agora. Restam poucas vagas, e o espaço restante é limitado. Estar na Espírito Madeira 2025 é mais do que marcar presença: é participar ativamente do futuro da madeira no Brasil. As empresas interessadas devem procurar a equipe comercial o quanto antes para garantir sua posição nesse ecossistema inovador.
A Espírito Madeira é organizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB) e Interação, tendo como patrocinador Master a Placas do Brasil, patrocínio do Sicoob, Laguna e Far East Máquinas e Ferramentas e apoio institucional da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Governo do Estado do Espírito Santo, Sebrae, Findes, Senai, Sesi, Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Núcleo de Pesquisa em Qualidade da Madeira (Nuqmad Ufes), Sistema Faes/Senar/Sindicatos, VP Madeiras, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Associação dos Engenheiros e Engenheiras Florestais Egressos da UFV (Aseflor), Sociedade Brasileira de Agrosilvicultura (Sbag), Rede Nacional de Biomassa para Energia (Renabi) e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).
O futuro da madeira passa por Venda Nova do Imigrante — e passa pela Espírito Madeira!
Serviço:
3ª Feira Espírito Madeira- Design de Origem
Dias 11, 12 e 13 de setembro de 2025
Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES)
Realização: Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau
Mais informações: www.espiritomadeira.com.br
Instagram: @espiritomadeiraoficial
*Entrada gratuita
Sobre o MCC&VB- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma Instância de Governança sem fins lucrativos que colabora para o desenvolvimento sustentável do turismo nos dez municípios da região associados: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
A entidade é mantida pela iniciativa pública (prefeituras, governo do Estado, através das secretarias de Turismo, no Governo Federal, com o Ministério de Turismo, Embratur/e órgãos do Sistema S) e privada, com a contribuição das mensalidades de associados e patrocínios. Foi constituída em 05 de maio de 2006, sob a forma de associação, e tem por objetivo a captação e geração de eventos de alcance regional, nacional e/ou internacional, o desenvolvimento do turismo nas suas diversas modalidades, a defesa e proteção do meio ambiente, do artesanato e do patrimônio cultural artístico, religioso, histórico e do turismo rural da Região Turística Montanhas Capixabas.
A missão do Convention está em consonância com o programa de Regionalização do Ministério do Turismo que visa descentralizar as ações e assim trabalhar os municípios com características similares de forma regionalizada, construindo um destino turístico com planejamento e organização. A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (presidente), Ana Venturim Porto (vice-presidente de Administração e Finanças), Leandro Carnielli (vice-presidente de Relações Institucionais), Cláudio Chieppe (vice-presidente de Sustentabilidade e Inovação) e Andreia Rosa (diretora executiva).