O consórcio excluído do certame não se conformou com a decisão do Governo. Inicialmente, a K Infra Concessões e Participações Ltda. ingressou com um mandado de segurança no Fórum de Campo Grande para tentar anular a exclusão do consórcio que integrou na disputa, o K&G Rota da Celulose. Ela apresentou a qualificação técnica para participar do certame, no caso a concessão da Rodovia do Aço, no Rio de Janeiro, que depois foi cassada pela União por descumprimento de regras contratuais, situação que também foi parar na Justiça.
Como o magistrado da ação em Campo Grande determinou que fosse alterado o polo passivo, para inclusão do secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, a empresa desistiu da demanda em primeiro grau e apresentou ontem o mesmo pedido ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que tem a competência de julgar esse processo envolvendo secretários. O pedido da empresa será julgado na 2ª Seção Cível, tendo como relator o juiz convocado Fábio Possik Salamene.
A concessão terá duração de 30 anos para gestão de 870 quilômetros de rodovias em Mato Grosso do Sul, com investimentos de R$ 6,9 bilhões — sendo R$ 3,2 bilhões correspondentes a custos operacionais. O projeto prevê praças de pedágio em cidades estratégicas, como Três Lagoas, Campo Grande, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina e Nova Alvorada do Sul.
As obras incluem 146 quilômetros de duplicações, 457 quilômetros de acostamentos, 245 quilômetros de terceiras faixas, 12 quilômetros de marginais e 38 quilômetros de contornos urbanos. Também estão previstos 62 dispositivos em nível, 4 em desnível, 25 acessos, 22 passagens de fauna, 20 alargamentos de pontes e 3.780 m² em obras de arte especiais. Após as intervenções, toda a malha contará com acostamentos.
Informações: Campo Grande News







