Dia do Trabalho: o agro que gera empregos e precisa de mãos qualificadas

SRCG aposta em ações práticas para aproximar quem produz e quem busca oportunidades no agro

Em um cenário de avanços tecnológicos, desafios logísticos e transformações sociais, a força de trabalho continua sendo o eixo central da produtividade no campo. Conectar o produtor rural a profissionais capacitados, criar oportunidades e formar novas gerações aptas a atuar com eficiência e responsabilidade são metas permanentes do setor rural. O agronegócio brasileiro é responsável por movimentar a economia, garantir segurança alimentar e, sobretudo, gerar oportunidades. Em Mato Grosso do Sul, onde o setor representa cerca de 35% do Produto Interno Bruto (PIB), a presença do agro no cotidiano da população vai além da produção, está no emprego, na renda e na formação de pessoas.

“O agro é um setor que pulsa todos os dias. A vocação para o trabalho está no DNA do campo. preciso seguir avançando nas frentes de qualificação, inclusão, formalização e valorização da mão de obra rural. Conectar o produtor com o trabalhador, garantir acesso a ferramentas modernas e lutar pela segurança jurídica são formas concretas de construir um campo mais justo, eficiente e humano”, destaca Eduardo Monreal, presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG).

Segundo levantamento do Cepea/USP, o agronegócio brasileiro encerrou 2023 com mais de 19 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos. Só em Mato Grosso do Sul, foram criadas quase 7 mil vagas com carteira assinada no campo durante o ano, de acordo com o Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Com a modernização das propriedades e o aumento das exigências por rastreabilidade, sustentabilidade e eficiência produtiva, cresce também a necessidade de profissionais capacitados para atuar em diversas frentes: da operação de máquinas agrícolas à gestão ambiental, passando pela pecuária de precisão, manejo de pastagens, administração rural e muito mais. A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) aponta uma demanda constante por trabalhadores técnicos, preparados e comprometidos com a evolução do setor.

“Estamos falando de um setor que é altamente técnico e que precisa de pessoas preparadas, mas também de pontes entre quem está pronto para trabalhar e quem está contratando”, reforça Monreal.

Para enfrentar esse desafio, o SRCG vem se consolidando como um elo entre quem produz e quem busca oportunidades no agro. Em parceria com a Funtrab, Sistema Famasul, Senar/MS e a Funar, o Sindicato atua diretamente na criação de estratégias de empregabilidade e formação profissional.

Entre as ações realizadas, destacam-se a Instalação de postos itinerantes de atendimento para cadastramento de vagas e candidatos; divulgação de oportunidades via balcão de empregos da Funtrab; apoio à plataforma Famasul Conecta, que interliga produtores e trabalhadores; promoção de programas de estágio voltados a jovens estudantes do setor rural. “Nosso objetivo é estar onde está o trabalhador e onde estão as vagas”, explica Marina Dobashi, diretora-presidente da Funtrab. “Aqui no Sindicato, conseguimos reunir produtores e candidatos, o que torna o processo mais eficiente e inclusivo.”

Além da intermediação de mão de obra, o Sindicato Rural investe na formação técnica, por meio de cursos, treinamentos e parcerias com instituições educacionais. A ideia é clara: não basta apenas conectar é preciso preparar. Com ações regulares e a proposta de transformar os encontros de empregabilidade em atividades periódicas, o Sindicato reafirma seu papel como agente de desenvolvimento humano e econômico.

“Vamos continuar abrindo espaço para que o trabalhador rural tenha acesso à formalização, à capacitação e à valorização”, conclui Eduardo Monreal. “Esse é o caminho para um campo mais justo, eficiente e humano”.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S