Custos da fibra de madeira para celulose de fibra curta diminuíram em todo o mundo

Os custos da fibra de madeira aumentaram para os produtores de celulose de fibra longa em todo o mundo em 2021, mas diminuíram para os fabricantes de celulose de fibra curta.

Os custos da fibra de madeira para os fabricantes de celulose aumentaram em praticamente todos os países cobertos pelo WRQ no ano passado. No 3T/21, o Índice de Preços da Fibra de Fibra de Coníferas (SFPI) atingiu seu maior patamar desde 2014, 8,1% superior ao 3T/20. Os aumentos de preços mais significativos ocorreram no oeste do Canadá, no sul dos EUA, na América Latina e na Oceania. Os preços da celulose de fibra longa no sul dos EUA subiram 9% ano a ano, um salto incomum em uma região com reajustes de preços relativamente pequenos historicamente. Outros aumentos de preços dignos de nota foram para cavacos de fibra longa no oeste do Canadá (+11% ano a ano) e celulose de fibra longa na França (+9%), Brasil (+20%) e Chile (+15%).

O Índice de Preços de Fibras de Madeira Dura (HFPI) subiu no ano passado, seguindo uma tendência de queda de quase dez anos desde seu recorde em 2011. Apesar dos recentes aumentos, o HFPI está atualmente cerca de 4% abaixo de sua média de 30 anos. No ano passado, os preços da celulose de fibra curta subiram em praticamente todas as regiões produtoras de celulose primária de fibra curta do mundo.

Os custos de matérias-primas de madeira para os fabricantes brasileiros de celulose aumentaram quase 10% q-o-q no 3T/21. A demanda por toras tem sido alta no setor de madeira maciça, com serrarias e fábricas de folheados competindo cada vez mais por toras de pequeno diâmetro que normalmente seriam usadas por fábricas de celulose, fabricantes de placas compostas e indústria de ferro-gusa. O setor de ferro-gusa é um grande consumidor de toras de eucalipto para carvão vegetal e sua produção cresceu 18% aa no 3T/21.

A alta demanda de toras e a oferta apertada levaram os preços das toras para serraria e celulose a níveis recordes em reais. Em dólares, os preços da celulose de eucalipto aumentaram mais de 20% em relação aos níveis mais baixos de 15 anos no início de 2021. Apesar do salto substancial nos custos da fibra de madeira no ano passado, as fábricas de celulose do Brasil continuam tendo alguns dos menores custos de fibra de madeira de todas as regiões rastreadas pelo WRQ.

Os custos da fibra de madeira para as fábricas de celulose chilenas também apresentaram trajetória ascendente no ano passado em moeda local, atingindo um recorde no 3T/21. Como resultado, os preços da celulose de eucalipto quase dobraram em dez anos em termos de pesos. No entanto, devido ao enfraquecimento da moeda chilena, os movimentos de preços do dólar norte-americano têm sido mais modestos, com os níveis atuais mais próximos da média de dez anos. A indústria de celulose do país é muito competitiva no mercado global devido aos seus custos de celulose de fibra curta serem substancialmente mais baixos do que na América do Norte e Europa.

Fonte: Wood Resources International LLC
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S