Conheça os maiores produtores de cacau do mundo

Costa do Marfim, com 2,18 milhões de toneladas, é o primeiro país da lista

Benéfico ao organismo e com papel importante na preservação do meio ambiente, o cacau é originário da região amazônica, mas não faz do Brasil o principal produtor do mundo.

O primeiro colocado no ranking é a Costa do Marfim, país da África, com 2,18 milhões de toneladas por ano, número equivalente a 44% da produção mundial do fruto. Na sequência aparece Gana, com 680 mil toneladas. Os dados são da Organização Internacional do Cacau (ICCO) e fornecidos pela Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).

O Brasil ocupa o sexto lugar na lista, com uma produção de 273 mil toneladas em 2022, segundo informações do IBGE. A estimativa da ICCO é que o Brasil tem produzido cerca de 220 mil toneladas desde 2020. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a meta é atingir a autossuficiência em 2025 com 300 mil toneladas.

“O próximo passo é alcançar 400 mil toneladas até 2030, o que permitirá ampliar as exportações de cacau, derivados e chocolate. Esses valores têm potencial de elevar o Brasil para a terceira posição entre os maiores produtores de cacau no mundo”, disse a entidade.

Confira abaixo a lista completa:

1 – Costa do Marfim

O país da África lidera a produção do fruto com 2,18 milhões de toneladas e também destaca-se na exportação de cacau em amêndoas, pasta de cacau e manteiga de cacau. O número aumentou em relação a 2022, que era de 2,12 milhões.

2 – Gana

Também do Continente Africano, Gana é o segundo país da lista dos maiores produtores de cacau, com 680 mil toneladas. Diferente da Costa do Marfim, a produção diminuiu nos últimos anos – já foi 1,04 milhão em 2020.

3 – Equador

A produção anual do fruto no Equador é de aproximadamente 440 mil toneladas, 12% a mais que nas safras anteriores. O país é conhecido pelo cacau Nacional (com notas florais) e o CCN 51.

4 – Camarões

Junto com a banana, o cacau é responsável por grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) do país africano. Na safra passada, Camarões produziu 290 mil toneladas do fruto para consumo e exportação.

5 – Nigéria

Mais um representante da África na lista, o país de 206 milhões de habitantes produz cerca de 280 mil toneladas por ano.

6 – Brasil

Bahia e Pará são os maiores produtores de cacau no território brasileiro, totalizando 95% da produção nacional. Em seguida, aparecem Espírito Santo, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo, o cultivo abrange uma área de 700 mil hectares e deixa o Brasil em sexto lugar no ranking mundial. Desde 2020 são produzidas cerca de 220 mil toneladas por ano. Segundo dados do IBGE, o país produziu 273 mil toneladas em 2022.

7 – Indonésia

Localizada no Sudeste da Ásia, a Indonésia tem o cacau como um dos principais produtos do país – são 180 mil toneladas do fruto. A produção acontece basicamente nas ilhas de Sumatra, Kalimantan e Sulawesi.

8 – Papua Nova Guiné

O país da Oceania produz 42 mil toneladas do fruto que são, em sua maioria, da variedade trinitário. O tipo resulta do cruzamento das variedades criollo e forasteiro. O sabor é considerado agradável e também aromático.

Informações: Globo Rural.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S