Como a umidade afeta as propriedades mecânicas da madeira?

Umidade na Madeira: A madeira é um material higroscópico, ou seja, possui grande capacidade de captar e liberar umidade do ambiente dependendo das condições de temperatura e umidade relativa do ar. O indicador utilizado para medir o estado higroscópico da madeira é o teor de umidade (MC), que corresponde à quantidade de água contida na madeira, expressa em porcentagem de sua massa seca. Por exemplo, um teor de umidade da madeira de 40% equivale a 40 kg de água contidos em 100 kg de madeira seca.

À medida que o teor de umidade da madeira aumenta, suas propriedades mecânicas diminuem.

Daí a importância de especificar corretamente a umidade da madeira a que uma estrutura será submetida durante sua vida útil, além de realizar um rigoroso programa de controle de qualidade que garanta uma faixa aceitável de umidade da madeira no momento da construção.

A figura mostra um gráfico que representa a redução teórica da resistência e módulo de elasticidade da madeira ao aumentar seu teor de umidade, conforme especificado na norma chilena para cálculo estrutural em madeira NCh 1198. Por exemplo, a capacidade estrutural de uma coluna é reduzido para 52%, se seu teor de umidade aumentar de 12% para 30%.

umidade na madeira
Redução de resistência e módulo de elasticidade da madeira de acordo com seu teor de umidade com base nas especificações da norma NCh 1198.

Uma forma prática de medir e controlar o teor de umidade da madeira é através do uso de xilohigrômetros portáteis. Esses instrumentos permitem medir o teor de umidade da madeira, com base em suas propriedades elétricas. 

umidade na madeira
Contato xilohigrômetro.

Fonte: Eligemadera

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S