Bracell leva experiências em sensoriamento remoto para florestas à maior conferência mundial de geoprocessamento

Empresa compartilha soluções tecnológicas adotadas na gestão florestal durante o Esri User Conference 2025, nos Estados Unidos

A Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel, marcou presença na edição 2025 da Esri User Conference (Esri UC), maior evento mundial de geoprocessamento e tecnologia aplicada a Sistemas de Informação Geográfica (SIG), realizado em San Diego, nos Estados Unidos. Com o tema “Mapeando um futuro sustentável”, a conferência reuniu mais de 18 mil profissionais de todo o mundo para discutir tendências, ferramentas e soluções voltadas à gestão territorial e à sustentabilidade. 

Representando a Bracell, Ivy Mayara Sanches de Oliveira e Carla Riovane Chiles, que atuam na área de geoprocessamento da empresa, participaram das atividades técnicas e apresentaram os avanços da Companhia no uso de técnicas de sensoriamento voltado à sustentabilidade e sensoriamento remoto e como os sensores LIDAR, a inteligência artificial e as plataformas da ArcGIS têm apoiado o monitoramento e proteção das florestas nativas e plantadas. A Bracell foi destaque no encontro por sua estratégia que integra tecnologia para alcançar os Compromissos 2030, que envolvem temas de clima e paisagens sustentáveis. 

Durante o evento, a equipe também compartilhou os resultados do programa de mapeamento de carbono. Como parte dessa agenda ambiental, a Bracell utiliza sensoriamento remoto por satélite e inteligência artificial (IA) para subsidiar o cálculo do volume de carbono estocado em florestas nativas, contribuindo para o monitoramento da meta climática do Bracell 2030, de remover 25 MtCO₂e da atmosfera. Essa tecnologia possibilita a classificação dos estágios sucessionais da vegetação com alta precisão — 91% na Mata Atlântica e 82% no Cerrado —, oferecendo suporte para à priorização de ações voltadas à conservação e restauração. 

“A participação no Esri UC fortalece nossa atuação com base na inovação e na ciência de dados espaciais. Foi uma oportunidade que a Companhia teve para trocar experiências com profissionais do mundo todo e de posicionar a Bracell como uma empresa referência em uso estratégico de geotecnologias aplicadas à sustentabilidade”, destacou Emerson Schoeninger, gerente de geoprocessamento.  

A presença da Bracell no evento reforça o compromisso da empresa com a agenda ESG e com o desenvolvimento de soluções baseadas em evidências para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e da conservação da biodiversidade. 

A Bracell atua no setor de florestas plantadas. “Nosso negócio, na verdade, tem o potencial de remover milhares de toneladas de carbono e gerar um impacto positivo para o clima. A Bracell utiliza tecnologia justamente para fortalecer o planejamento florestal e mensurar de forma precisa esse impacto positivo, para aprimorar cada vez mais nossa operação” reforçou Schoeninger.  

Para conhecer mais sobre as ações ambientais, sociais e de governança da Bracell, acesse o Relatório de Sustentabilidade 2024: 

https://www.bracell.com/sustentabilidade/relatorio2024

Sobre a Bracell  

 A Bracell é uma das líderes globais na produção de celulose solúvel e especial, com expertise no cultivo sustentável de eucalipto, base para a fabricação de celulose de alta qualidade. Com operações no Brasil desde 2003, a empresa integra o grupo Royal Golden Eagle (RGE), com sede em Singapura. Conta com mais de 11 mil colaboradores e duas unidades industriais no país, em Camaçari (BA) e Lençóis Paulista (SP), além de escritório administrativo em Singapura e estruturas comerciais na Ásia, Europa e Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.bracell.com   

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S