Bracell amplia Programa de Educação Continuada para contribuir com avanço da qualidade do ensino nas redes municipais

Lançamento teve Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral (CE) reconhecido por boas práticas na educação. Em Parceria com a Associação Bem Comum, iniciativa chega às escolas municipais da região

A alfabetização de qualidade ganhou reforço em quatro cidades da região: Agudos, Bauru, Macatuba e Pederneiras. A Bracell lançou no mês de setembro a nova fase do Programa de Educação Continuada, mais uma iniciativa do Bracell Social voltada à capacitação de profissionais da educação e ao fortalecimento da gestão escolar. Serão beneficiados diretamente mais de 80 profissionais da educação entre diretores, vice-diretores, coordenadores, formadores de equipe e supervisores escolares.

O lançamento oficial foi realizado no Centro de Referência em Formação Permanente aos Profissionais da Educação Municipal (Crefor), em Bauru (SP), durante o Seminário “Alfabetização: caminhos que levam ao sucesso escolar”, que reuniu os prefeitos e secretários municipais de educação dos municípios beneficiados pela iniciativa, educadores, representantes da Associação Bem Comum e da Bracell.

A execução do programa ficará a cargo do parceiro executor Associação Bem Comum, organização reconhecida nacionalmente pela experiência em políticas públicas de alfabetização. A metodologia aplicada busca fortalecer práticas pedagógicas e de gestão escolar, com foco na aprendizagem, no acompanhamento de resultados e na valorização das equipes escolares.

“Essa parceria mostra como a união entre setor privado, gestão pública e terceiro setor pode gerar resultados concretos para a educação. Nosso compromisso, dentro da Agenda Bracell 2030, é contribuir para a elevação da proficiência em língua portuguesa e matemática nas escolas públicas em cidades de atuação da companhia”, destacou Manoel Browne, diretor de Relações Institucionais da Bracell.

Ele comentou ainda que, a companhia acredita na educação como uma ferramenta de transformação. “Queremos impulsionar avanços que mudem não apenas os indicadores educacionais, mas a realidade das comunidades por meio de um ensino de qualidade”, reiterou.

Na região, além dos profissionais diretamente beneficiados, a iniciativa terá impacto indireto sobre cerca de 5,2 mil pessoas, incluindo quase 350 professores e mais de 4.800 alunos dos 2º e 5º ano do Ensino Fundamental I nas quatro cidades parceiras.

Na esfera estadual, somente no ano passado, mais de 24 mil professores dos anos finais do Ensino Fundamental em São Paulo foram beneficiados pelo projeto, que apoia programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e pela Associação Parceiros da Educação, como o Planejamento de Aulas e a Formação por Dentro do Currículo, voltados a professores especialistas de 91 diretorias de ensino no estado. Agora, com a expansão para a rede municipal, o foco está nos anos iniciais, especialmente na alfabetização.

Durante o evento, os participantes também acompanharam a palestra de José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, o Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral (CE) e presidente da Associação Bem Comum, referência na transformação educacional que levou Sobral a alcançar o maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil em 2016 e à conquista do reconhecimento como melhor rede pública municipal de ensino brasileira, conforme o IOEB (índice de Oportunidade da Educação Brasileira). No período da tarde, o seminário trouxe atividades práticas e contou com a presença da secretária de educação de Ferraz de Vanconcelos, Paula Trevissolli, que compartilhou a experiência dos resultados na secretaria municipal de educação, por meio do trabalho desenvolvido em parceria com a Associação Bem Comum.

“O esforço para alfabetizar todas as crianças é absolutamente necessário, porque o analfabetismo limita sonhos e queima possibilidades de futuro. Superar essa realidade é um imperativo para construirmos um país mais justo e menos desigual. Por isso, ficamos entusiasmados em atuar ao lado da Bracell e das prefeituras, unindo forças com professores, gestores, famílias e comunidades. Essa parceria nos dá esperança de transformar territórios por meio da educação”, afirmou José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, o Veveu Arruda, presidente da Associação Bem Comum.

A iniciativa integra o Bracell Social, plataforma de investimento social da companhia, estruturada em três pilares: Educação, Empoderamento e Estar Bem. Por meio dela, a Bracell promove projetos que fortalecem a aprendizagem, estimulam o empreendedorismo feminino, ampliam a inclusão, valorizam a cultura, incentivam o voluntariado e contribuem para a preservação ambiental — sempre com o objetivo de gerar impacto positivo, transformando a vida das pessoas.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S