Arcadis lidera o “Cacau Brasil Agrofloresta” para reflorestar 12,5 mil hectares e cortar 5,2 milhões t de CO₂

Parceria com IICA, CEPLAC e Fundo Verde do Clima recupera áreas degradadas na Amazônia e Mata Atlântica, impulsiona renda de 2,5 mil famílias produtoras e reforça, no Dia de Proteção às Florestas, o compromisso da empresa com a conservação e a produção sustentável de cacau

São Paulo, julho de 2025 – No mês em que se comemora o Dia de Proteção às Florestas, a Arcadis, líder global em soluções sustentáveis para infraestrutura e meio ambiente, destaca seu compromisso com a conservação florestal e o desenvolvimento sustentável através do projeto “Cacau Brasil Agrofloresta”. Esta iniciativa, liderada pelo Instituto Iberoamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), em parceria com o Fundo Verde do Clima (GCF), visa enfrentar os desafios das mudanças climáticas por meio da produção de cacau em Sistemas Agroflorestais (SAF’s) nos biomas da Amazônia e Mata Atlântica.
 

O projeto, que teve a participação da Arcadis, busca mitigar o desmatamento e reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) através da recuperação de áreas já desmatadas, transformando o solo dessas áreas em sumidouros de carbono. A Arcadis, entre março e junho de 2025, desenvolveu quatro produtos essenciais para fortalecer a proposta: um Mecanismo de Reparação de Queixas, Indicadores Socioambientais e Econômicos, o Plano de Envolvimento das Partes Interessadas e uma Avaliação Ambiental e Social acompanhada de um Plano de Ação de Salvaguarda.
 

Impacto Transformador e Sustentabilidade
 


Crédito: Divulgação


A iniciativa “Cacau Brasil Agrofloresta” se destaca por sua abordagem inovadora ao integrar sistemas agroflorestais em áreas degradadas da Transamazônica, no Pará, e no sul da Bahia. Com a meta de plantar 12.500 hectares de cacau, o projeto promete transformar a realidade de 2.500 famílias produtoras, alcançando um impacto significativo em cerca de 800 mil pessoas de forma indireta. Em um período de quatro anos, a expectativa é de que a iniciativa resulte na redução de 5,2 milhões de toneladas de CO2 equivalente, ao mesmo tempo em que eleva a qualidade de vida e os padrões de trabalho na cadeia produtiva do cacau. Ao consolidar o Brasil como uma referência em cacau sustentável, o projeto amplia a conservação produtiva e a inclusão social.
 

O projeto conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pesca (MAPA), reforçando o compromisso coletivo com a proteção das florestas e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis.

No mês em que se celebra o Dia de Proteção às Florestas, a Arcadis reafirma seu papel como catalisador de mudanças positivas, integrando planejamento estratégico, soluções socioambientais, ciência e inovação para enfrentar os desafios climáticos do nosso tempo. Com iniciativas como o Cacau Brasil Agrofloresta, a Arcadis continua a contribuir com os esforços globais em prol de um futuro mais sustentável e equitativo.
 

SOBRE ARCADIS
 

A Arcadis é uma parceira global de referência, atuando em alguns dos projetos mais transformadores do nosso tempo. Ajudamos nossos clientes a fazer escolhas sustentáveis ao combinar inovação digital, expertise humana e competências voltadas para o futuro em setores como meio ambiente, energia, água, edificações, transporte e infraestrutura.
 

Levamos o design, a engenharia, a arquitetura e a consultoria a um novo patamar, utilizando insights baseados em dados para cocriar ambientes que reflitam as necessidades de negócio e dos stakeholders de nossos clientes. Com um time de 36 mil profissionais, unimos expertise global para enfrentar desafios como mudanças climáticas, segurança e diversificação energética e cidades mais habitáveis, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.
 

Saiba mais em: www.arcadis.com/pt-br

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S