Abrace este Projeto promove qualificação profissional gratuita nas áreas de Automação, Eletrotécnica e Mecânica.
A Arauco, referência em celulose, madeira e bioenergia, iniciou, nesta terça-feira, 09, quatro turmas, com 40 alunos cada, de cursos técnicos gratuitos de Automação, Eletrotécnica e Mecânica, em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. A iniciativa integra o Abrace este Projeto, promovido pela Companhia em parceria com o Senai-MS com o objetivo de qualificar profissionais para atuarem em indústrias de celulose. As aulas vão até dezembro de 2026 e os alunos recebem bolsa-auxílio de até R$ 1.500 mensais.
Esta é a segunda etapa do projeto, iniciado em setembro deste ano, com um total de 560 vagas para cursos oferecidos nas unidades do Senai em Inocência, Paranaíba e Três Lagoas. A iniciativa integra um conjunto de ações da Arauco para o desenvolvimento das comunidades localizadas no entorno do Projeto Sucuriú, que marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil, com investimento de US$4.6 bilhões para instalar em Inocência (MS) uma planta com capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose/ano – a maior do mundo construída em etapa única.
O Abrace este Projeto destina-se a jovens e adultos interessados em seguir carreira no setor de celulose. Com estas qualificações, a Arauco prepara profissionais para possíveis oportunidades no Projeto Sucuriú, mas não somente, porque as qualificações atendem a requisitos comuns a empresas do setor, o que aumenta a empregabilidade dos participantes.
“A partir de 2027, com o início das operações de nossa fábrica, geraremos cerca de 6 mil empregos diretos nas áreas industrial, florestal e logística. Ao promover o ‘Abrace este Projeto’, vamos garantir que encontraremos na região os profissionais qualificados que buscamos”, destaca Marcelo Biscaro, gerente executivo de Manutenção na Arauco Brasil. E concluiu: “Esperamos que cada um de vocês molde o futuro do Projeto Sucuriú, contribuindo para um legado duradouro de excelência, inovação e desenvolvimento socioeconômico para todo o Mato Grosso do Sul”.
“Queremos entregar, ao final desse projeto, profissionais qualificados para operar essa ‘gigante linda’ que precisa de pessoas preparadas. Então, aproveitem esta oportunidade única. E contem com o Senai e com a Arauco. Estamos aqui para oferecer sempre o melhor para vocês”, diz Rodrigo Bastos Melo, gerente de Gestão e Negócios no SENAI-MS.






