A Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) elegeu, na noite de segunda-feira (27), em Belo Horizonte, o novo Conselho Deliberativo que conduzirá a instituição no período de 2026 a 2030.
O encontro contou com a presença de lideranças das principais empresas mineiras e nacionais do setor agroindustrial florestal, associadas à AMIF. Segundo a Presidente Executiva da entidade, Adriana Maugeri, a eleição reforça o compromisso da Associação com a continuidade, a governança e o fortalecimento do setor florestal como motor estratégico da economia verde em Minas Gerais e no Brasil.
O novo Conselho será presidido pelo CEO da Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra), Júlio Ribeiro, e reúne lideranças de empresas associadas à AMIF com representatividade dos diversos segmentos da cadeia produtiva florestal mineira.
Além da eleição, o encontro foi marcado pela apresentação do balanço anual da AMIF e dos principais resultados da gestão 2021–2025, liderada pelo então presidente do Conselho e Diretor Industrial da Aperam Bioenergia, Edimar Cardoso, que encerra seu ciclo à frente do colegiado ao final deste ano.
Renovação com continuidade
Durante a Assembleia de eleição, Adriana Maugeri destacou o caráter de continuidade e fortalecimento institucional que marcará a nova gestão da AMIF.
“A palavra mestra é continuidade. A AMIF vem, nos últimos anos, com uma alavancagem muito interessante de resultados, de comunicação, de representatividade, trazendo o setor florestal mineiro para lugares de aceitação, admiração e conhecimento, especialmente nas pautas que mostram ser possível produzir muito e com muita conservação ambiental. Seguimos trazendo desenvolvimento sustentável”, afirmou Adriana.

O novo presidente do Conselho, Júlio Ribeiro, reforçou o propósito da Associação e a relevância do setor no contexto global.
“O que a gente vê no mundo é uma demanda muito grande por bioprodutos. Nós, na AMIF, estamos na vanguarda e temos grandes possibilidades de estender nossa área de atuação, não só em Minas Gerais, mas também no Brasil e, justamente, no mundo todo”, destacou.

Ao comentar o novo cargo, Júlio ressaltou a importância da trajetória já consolidada pela AMIF:
“Para mim é uma grande honra. A AMIF tem sido uma Associação muito atuante em todo o Brasil. Em todos os locais que eu vou, é unânime o reconhecimento pela seriedade, avidez e conquistas da AMIF. Um dos pontos mais importantes é o planejamento estratégico delineado há tempos e que vem sendo seguido com consistência. Agora, é revisar o que for preciso e dar continuidade ao processo de internacionalização da instituição”, completou.
Homenagens
A cerimônia também foi marcada por momentos de emoção e reconhecimento.
A AMIF concedeu a Comenda Protagonismo Florestal Mineiro ao ex-presidente do Conselho Deliberativo, Edimar Cardoso, em homenagem à sua liderança à frente da entidade entre 2021 e 2025.
“Estou saindo da gestão do Conselho da AMIF com um saldo bastante positivo. O propósito de estar na agroindústria florestal é levar prosperidade à sociedade. Minha mensagem é continuar acreditando no nosso setor, pois temos muita coisa boa para contribuir com o desenvolvimento do nosso país e do mundo”, afirmou Edimar Cardoso.
Outra homenagem foi prestada ao Vice-presidente de Renováveis, BioFlorestas e Mineração da ArcelorMittal, Wagner Barbosa, que se aposentará em breve, após uma trajetória de mais de quatro décadas de trabalho.
O executivo foi reconhecido pela contribuição à agroindústria florestal mineira e por sua parceria com a AMIF ao longo dos anos. “O setor florestal estará sempre na minha vida. É interessante, porque não é a minha origem. Entrei no setor há cerca de oito anos e me apaixonei. Estou muito feliz. É uma emoção e um privilégio fazer uma aposentadoria planejada e receber essa homenagem tão especial da AMIF, uma associação cada vez mais forte”, declarou Wagner.
Novo Conselho Deliberativo da AMIF (2026–2030)
Presidente:
- Júlio César Tôrres Ribeiro, Diretor-Presidente Executivo (CEO) da Cenibra.
Conselheiros titulares:
- Carlos Alberto Guerreiro, Diretor-Presidente da TTG Brasil.
- Bernardo Rosenthal, Diretor de Metálicos da ArcelorMittal Bioflorestas.
- Ricardo Moura, Diretor Comercial da Plantar.
- Henrique Zica, Diretor-Presidente da Minasligas.
- Daniel Kaukal, Diretor Florestal da Rima Industrial.
- André Dezanet, Gerente Geral da Vallourec Florestal.
- Sílvio Costa, CEO da LD Celulose.
- Ézio Santos, Diretor de Operações da Aperam Bioenergia.
Conselheiros suplentes:
- Ivan Fadel, CEO da Bionow.
- Arthur Santos, Diretor Executivo da SDS Siderúrgica.
- Leonardo Fernandes, Gerente Geral da Gerdau.
Informações: AMIF.








