Desde que a Amaru Sustentabilidade abriu seu parque de produção na Barra Nova, em Marechal Deodoro, há 10 anos, introduzindo no mercado alagoano produtos para construções ecológicas utilizando como matéria-prima a madeira de eucalipto perfilado e pinus autoclavado, sempre buscou a promoção da sustentabilidade no setor da construção civil, empregando materiais que contribuíssem para um futuro mais verde.
À frente da empresa, os sócios-fundadores Shirlan Madeiros e Otávio Tavares, sempre compartilharam o desejo de expandir a empresa e novas parcerias. Agora chegou a oportunidade, já que o grupo mineiro Santos & Dias, um dos maiores do país em beneficiamento de madeira renovável, anunciou sua associação com a Amaru Sustentabilidade, pioneira em Alagoas na comercialização de projetos à base de eucalipto.
Segundo as primeiras notícias divulgadas, o investimento inicial será em torno de R$ 10 milhões. Mas, mais do que isso, a abertura do parque industrial de beneficiamento de eucalipto em Alagoas, prevista para iniciar a operação em setembro, faz parte da operação do grupo mineiro de abrir uma base de operação na região Nordeste, diminuindo os custos de logística e frete para atender aos clientes da região.
De acordo com os empresários Otávio Tavares e Shirlan Madeiro, a nova planta, que será instalada no antigo parque industrial da Usina Cachoeira do Meirim, no bairro Benedito Bentes, terá capacidade para beneficiar cerca de 6 mil metros cúbicos de madeira de eucalipto por mês, que virão de uma área de cerca de 3.500 hectares de floresta de eucalipto em Alagoas mesmo, com geração de 100 empregos logo nos primeiros meses de instalação, como também a transferência para Alagoas de todo o conhecimento e tecnologia do Grupo S&D de Minas Gerais.