Agora é definitivo: Suzano compra fábrica de Mogi da Kimberly-Clark

Com a publicação da aprovação definitiva da negociação pelo Cade e sua publicação pelo Diário Oficial da União, o negócio pode ser considerado fechado em definitivo

Agora é definitivo. E o negócio pode ser considerado fechado, depois que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, nesta semana, a compra das operações de papel tissue da Kimberly-Clark no Brasil pela Suzano. O negócio foi feito em outubro do ano passado.

O Cade já havia emitido um parecer favorável à aquisição, no final do mês de março. Porém, a aprovação definitiva ainda estava sujeita à não apresentação de recursos dentro de um prazo de 15dias, a partir da publicação daquela decisão pelo Diário Oficial da União.

Em nota divulgada nesta semana, a Kimberly-Clark informou que “passados os 15 dias desde o parecer favorável e sem restrições, a aprovação do Cade agora é definitiva. Com a aprovação formal da autoridade concorrencial, a conclusão da operação financeira ficará sujeita a outras condições contratuais precedentes, que esperamos que ocorram o mais breve possível”.

A Suzano, fábrica de papel e celulose localizada próximo à divisa de Suzano e Mogi, anunciou no final de 2022, que havia assinado um contrato de compra e venda com a KC do Brasil, incluindo a propriedade sobre a marca Neve, juntamente com os ativos da Kimberly-Clark Professional e a concessão de licenciamento para a fabricação e comercialização das marcas Kleenex, Scott e WypAll no País.

A transação, orçada em US$ 175 milhões, vai garantir à Suzano uma capacidade de produção instalada equivalente a 130 mil toneladas anuais de papel, já que inclui a fábrica da multinacional localizada no bairro do Cocuera, em Mogi das Cruzes.

E nota enviada a este jornal, a Suzano informa que “após a incorporação do ativo de Mogi das Cruzes (SP), o portfólio da empresa contará com marcas de papel higiênico, guardanapo, toalhas de papel, lenços umedecidos, lenços de papel e wipes secos, além de portfólio específico para atendimento do mercado Away from Home”.

Ainda segundo a nota da empresa, “a compra dos ativos de tissue da Kimberly-Clark no Brasil reforça a confiança da Suzano na evolução desse mercado, sobretudo a partir de uma mudança no hábito de consumo dos brasileiros, buscando produtos de melhor qualidade. De acordo com dados Nielsen Retail, a participação de mercado em volume de produtos de folhas dupla e tripla saltou de 67% em 2020 para 74% em 2022, uma variação proporcionada por novos hábitos na limpeza pessoal e uma maior conscientização sobre o rendimento desses produtos em comparação aos papéis de folha simples”.

Fonte: O Diário

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