Aeroportos construídos em madeira pelo mundo

Para muitos pode ser um local icónico para despedidas cinematográficas, para outros talvez um símbolo do início de uma aventura. Independentemente do que este local evoca, a verdade é que é um espaço repleto de arquitetura e engenharia.
Seja pela emoção da viagem ou pelo estresse de estar atrasado, os terminais aéreos raramente são vistos. Em todo o mundo, e em maior ou menor escala, é possível encontrar aeroportos construídos com base em madeira. Hoje, em tempos de pandemia e quarentena, convidamos você a visitar quatro aeroportos do mundo materializados com madeira.

1. Aeroporto Internacional de Mactan-Cebu, Filipinas

aeroportos de madeira

aeroportos de madeira
  • Arquitetos: Associados de Design Integrado
  • Área: 53.000 m2
  • Ano: 2018

A arquitetura deste projeto é conceitual, busca representar uma grande casa indígena tropical nas Filipinas, através de um teto alto e beirais baixos.
A estrutura principal da cobertura, composta por uma série de arcos de madeira laminada de 30m, define a composição modular e a forma arquitetônica do edifício. O vértice do arco tem clarabóias para deixar entrar a luz natural. As fachadas principais norte e sul de 15 m de altura, protegidas por beirais, oferecem vistas desobstruídas e ininterruptas para o exterior do edifício.
A estrutura de madeira laminada, feita de abeto de fonte sustentável certificada, é o maior projeto do gênero no mundo. O uso de madeira laminada é outra novidade para um grande edifício de transporte na Ásia e é selecionado por sua baixa pegada de carbono e facilidade de montagem.

2. Aeroporto Internacional de Oslo, Noruega

aeroportos de madeira

aeroportos de madeira

  • Arquitetos: Nordic Office of Architecture
  • Área: 115.000 m2
  • Ano: 2017

Uma das palavras de ordem do projeto de ampliação foi a simplicidade e os valores escandinavos, razão pela qual os arquitetos projetaram sob a premissa de que a madeira é algo que define a Escandinávia e, portanto, também definiria o aeroporto.
O melhor exemplo da utilização da madeira no projeto é o píer de 300 m de extensão que se estende até a área de embarque. O cais arredondado é suportado por uma série de arcos de madeira laminada usando madeira das florestas escandinavas.
A fachada é principalmente de vidro para permitir a entrada de luz natural, enquanto o teto é revestido em carvalho. Uma tinta transparente resistente aos raios UV é o único tratamento utilizado para proteger o revestimento de carvalho.
Hoje, este projeto estabelece novos padrões em sustentabilidade, alcançando a primeira classificação de sustentabilidade BREEAM ‘Excelente’ do mundo para um edifício de aeroporto.

3. Aeroporto Internacional de Fort McMurray, Canadá

aeroportos de madeira
aeroportos de madeira
  • Arquitetos: Escritório de Mcfarlane Biggar Architects + Designers Inc.
  • Área: 8.036 m2
  • Ano: 2014

O novo edifício faz parte de uma expansão do Aeroporto Internacional de Fort McMurray, na região de Alberta, no Canadá. O projeto arquitetónico responde para criar uma presença icónica e memorável na paisagem, uma expressão em harmonia com o pioneirismo do seu lugar.
O edifício de três pavimentos foi executado em grande parte com o sistema construtivo em madeira maciça, tanto para a cobertura expansiva que circunda os principais espaços públicos quanto para as paredes.
O projeto teve problemas relacionados à localização remota do projeto, mão de obra local limitada e restrições sazonais rigorosas. Esses fatores influenciaram várias decisões técnicas, como a utilização da pré-fabricação na maioria de seus elementos de madeira, a fim de garantir a qualidade e minimizar tanto o cronograma de construção quanto as manutenções futuras.

4. Aeródromo do Deserto do Atacama, Chile

aeroportos de madeira

aeroportos de madeira

  • Arquitetos: Pratt Church Architects
  • Área: 4.000 m2
  • Ano: 2004

No meio do deserto costeiro da região do Atacama, está localizado o Aeródromo do Deserto do Atacama, Chile. Inspirado nas formas da paisagem, o edifício é entendido como uma sucessão de curvas. A arquitetura do aeroporto busca ser adequada ao seu clima, buscando sombra e proteção, aproveitando a brisa do vento, oferecendo espaços protegidos e abertos à imersa paisagem desértica.
O teto desta estrutura foi construído com vigas de 30 m de comprimento em madeira laminada colada e evoca uma asa suspensa ao vento. A asa é estendida em voou além do funcional. Uma das principais novidades é que o telhado é um caso único no Chile, porque foi inteiramente feito de madeira de pinho radiata, ao qual foi aplicado um revestimento metálico externo.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S