Acordo entre CNI e SFB fortalece premiação para estudos de economia e mercado florestal

Em parceria com a CNI, o Serviço Florestal Brasileiro realizou, nesta quarta-feira (10), a cerimônia de entrega do IX Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal.

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) fortaleceram o Acordo de Cooperação para a realização conjunta do Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal. A parceria, que já vem desde as primeiras edições do concurso, foi formalizada na quarta-feira (10), na sede da CNI, em Brasília, durante a realização da premiação. O documento foi assinado pelo diretor-geral do SFB, Garo Batmanian, e pelo diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz.

“A assinatura deste acordo é fundamental para garantir a continuidade do prêmio e ampliar sua contribuição para a indústria. Com essa cooperação entre governo, academia e setor produtivo, asseguramos que pesquisas de excelência sigam criando soluções que fortalecem a competitividade e impulsionam empregos. Juntos, podemos transformar desafios em oportunidades e garantir um futuro em que nossas florestas sejam sinônimo de desenvolvimento e qualidade de vida, gerando riqueza e oportunidades para os brasileiros e para a indústria no Brasil”, afirma Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI.

Pelo acordo, o SFB e a CNI unem esforços para organizar as próximas edições do Prêmio, de forma articulada com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), responsável pela chamada pública e pela seleção das pesquisas. O plano de trabalho prevê um concurso de abrangência nacional, aberto a estudantes e graduados de todas as regiões do país, estimulando a produção de estudos aplicados em economia e mercado florestal e o intercâmbio entre academia, setor produtivo e governo.

“Quando aproximamos pesquisa, setor produtivo e políticas públicas, ganham as florestas e ganha o País. Este Prêmio é um convite para que jovens pesquisadores e pesquisadoras ajudem a apontar caminhos concretos para ampliar a produção florestal sustentável, gerar renda e conservar a natureza. A renovação da parceria com a CNI, em articulação com o CNPq, reforça o compromisso do Serviço Florestal Brasileiro com um setor florestal mais inovador, competitivo e alinhado à transição climática”, destaca Garo Batmanian, diretor-geral do SFB.

O setor florestal brasileiro cria emprego, renda, tributos e oportunidades de desenvolvimento de uma economia verde, mas ainda carece de dados e análises aprofundadas sobre a relação entre florestas, economia e mercado. O prêmio busca justamente preencher essa lacuna, incentivando pesquisas que subsidiem políticas públicas, inovação e investimentos em cadeias produtivas sustentáveis nos diferentes biomas do país.

O plano de trabalho estabelece como objetivos a realização da cerimônia de premiação e a ampla divulgação de todas as etapas do concurso: lançamento, inscrições, resultado e entrega dos prêmios, em ações coordenadas entre SFB e CNI.

O acordo tem vigência inicial de três anos, a partir da data de assinatura, com possibilidade de prorrogação, e não prevê transferência direta de recursos entre os partícipes. A execução financeira de ações específicas, quando necessária, será feita por meio de instrumentos próprios, conforme a legislação vigente.

Informações: Portal da Indústria

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S